Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

sábado, 23 de maio de 2009

Fan Service (ou a sexualidade nas animações)


Outro dia estava conversando com um amigo, eis que ele comenta indignado algo do tipo "você vê adultos assistindo desenho animado". Embora discorde dele, Conheço muitos adultos que eu gosto e respeito e estes assistem a desenhos animados, claro que não fazem isto como crianças mas como adultos. Alguns inclusive são destinados a este público um bom exemplo é o extinto adult swin. Quadro outrora exibido no Cartoon Network. Atualmente a "melhor opção" (por favor notem as aspas) para a animação adulta são os filmes a Pixar.
A pesar de ter começado este post com uma discussão a respeito da animação adulta este não é meu objetivo. Citei a cima que a melhor opção para o público adulto são as animações da Pixar (melhor opção com aspas) isto por que a Pixar é um braço da Disney o que significa lições de moral a cada cinco minutos e exaltação dos valores da família americana. Não me entendam mal não sou nenhum radical anti-americano apenas nutro um profundo desprezo pelos desenhos da Disney desde minha tenra infância. Sempre preferi algo mais Hardcore.
Existe também o extremo oposto animações pornográficas estas visam os mesmos resultados de uma obra prima da "Brasileirinhas" entre estes dois opostos eu fico no meio do caminho. Animações comuns levemente picantes. Imagine duas personagens conversando em um vestiário, com ângulos sugestivos de câmera ou uma das personagens é atacada por adolescentes pervertidos e idiotas (no melhor estilo Pork´s ou American Pie) e acaba perdendo partes de sua roupa. A pergunta a ser feita é Isto existe?
A resposta é sim, aliás está prática tem até nome (o que não tem nome hoje em dia?) Fan Service ou serviço para os fãs, o nome é bem sugestivo o Fan Service é prática relativamente comum nos animes variando da sugestão ao nu frontal sem acrescentar nada a trama, ele estaria mais para um bónus, dai a origem do nome. Uma sociedade fechada, formal e padronizada torna-se um solo fértil para o fetiche. Não vou entrar no mérito da questão, mesmo por que a sexualidade nas animações é muito anterior ao Fan Service basta lembrar da personagem Beth Boop, um visto de sensualidade com inocência (que era lá muito inocente). Desde o século XIX que a sexualidade é considerado pela medicina um tema central nas atividades humanas. Posteriormente com o surgimento da psicanálise a sexualidade rompeu com a biologia, deixando de ser apenas um "gatilho" conjugado por um conjunto de hormônios tornando-se a própria essência das atividades humanas. O filósofo francês Michel Foucault (1926-1984) desenvolveu a ideia de que a sexualidade fora instaurada para promover uma ruptura no sociedade. Duvido que o autor (ou seria desenhista) tinha Freud ou Foucault em mente quando desenhou a primeira personagem com sua saia levantada pelo vento visando a alegria dos fãs. No fim das contas o Fan Service é uma desculpa para exibição de imagens sensuais, assim como este post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...