Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

terça-feira, 2 de março de 2010

Existe autoritarismo no Brasil!? ou sobre rebanhos e censores


Im Anfang wa die Tat - Traduzindo No princípio havia o ato, é assim que Goeth inicia Fausto e é assim que Freud termina Totem e tabu, retornemos ao ato mais tarde.
Todos os domingos entre sete e oito horas o VH1 (um canal de TV paga) reprisa a série animada "South Park" - um verdadeiro clássico da escatologia, dentre outras esta é a virtude da TV paga, não somos podados pela censura desmedida de nosso querido governo. Claro que quem paga escolhe o que ver, mas tem outro fator quem paga um plano de televisão a cabo sabe usar um controle remoto.
No dia 21 de Fevereiro a Folha de São Paulo trouxe uma pesquisa encomendada pelo ministério da justiça onde 74% dos pais e responsáveis são a favor da classificação indicativa da programação das TVs (leia-se censura) enquanto 38,3% querem uma rigidez maior por parte dos censores. Em uma primeira olhada penso que um pai ou responsável seria a favor da classificação vejamos se o gorveno controla aquilo que seus filhos assistem acarreta em menos responsabilidade para estes pais, que se vêem "livres" da responsabilidade de educar seus filhos - o governo que eduque meus filhos. Mas reconheço que esta visão é precipitada, vejamos.
Agora sim, no início havia o ato - Vivemos em uma sociedade cada vez mais moralista: em 31 de Outubro comemoramos o dia do Saci, pois o Saci é brasileiro portanto podemos ficar alegres, está terminantemente proibido pedir um Hot dog, devemos comer um cachorro quente cuja grafia está em português, negros e crioulos viraram Afro-descendentes - entre as décadas de 60 e 70 a torcida brasileira satirizava o CCCP - sigla em russo cor respondente à URSS usada pela seleção soviética - reinterpretada como Cuidado Com Crioulo Pelé, hoje em dia esta brincadeira seria racista e anti ética. Estes são alguns exemplos de regras sociais que institucionalizam, estas regras não são ditas, mas atuadas [1].
Mas a final o que é o ato? O ato é um gesto ou atitude quando executada não há representação.
Retornamos a censura a partir do momento em que um órgão público normatiza a programação televisiva esta moralização torna-se escancarada. A moralização gera a farça... farça? Isto mesmo farça, esta é constituída a partir da aniquilação de grupos menores que defendem ideias diferentes ou da oposição. A farça tem duas características principais:
1) Aparentemente ela é uma verdade, pois a maioria aceita a farça como tal.
2) A farça é produto do autoritarismo por consequencia não existe a possibilidade de pensamento, apenas o ato.
Em resumo o ato é um sintoma e a moralidade é a manutenção deste sintoma, evidentemente existem segmentos da sociedade "mais sérios" como o controle social a partir da pobreza: a fome é um produto criado com o cuidado de um artesão por aqueles que visam erradica-las: rapidamente A pobreza existe por que o combate a ela existe, o bolsa família antes de tudo distribui a esmola, o suficiente para a manutenção da pobreza e do controle social sem combate-la eis a farça.
Ainda na televisão fico satisfeito pois temos exceções como South Park ou em um âmbito nacional "Pânico na TV" - para eles nada é sagrado e por isto mesmo são atacados impiedosamente pela censura - tais censores tem a inusitada tarefa de salvarem as criancinhas de sua própria humanidade.
Retornando aos pais da pesquisa não é justo acusa-los de requerer do governo que este faça sua função de educador, este é apenas um sintoma e precisa ser combatido.

ps. no episódio de hoje em South Park o Canadá entrou em greve exigindo mais dinheiro, com eles os personagens favorito dos quatro garotos, para arrecadar o dinheiro necessário estas crianças fizeram um vídeo na interne chamado "aqui, na minha bunda".
pps. Um casal apoia a greve para ficarem bem as vistas de Deus e poderem fazer sexo anal sem culpa.

[1] HERRMANN, F. (2001) Amdaimes do real II Psicanálise do quotidiano. 3ª edição. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Um comentário:

  1. para eles nada é sagrado e por isto mesmo são atacados impiedosamente pela censura - tais censores tem a inusitada tarefa de salvarem as criancinhas de sua própria humanidade.
    Retornando aos pais da pesquisa não é justo acusa-los de requerer do governo que este faça sua função de educador, este é apenas um sintoma e precisa ser combatido.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...