Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

quarta-feira, 21 de abril de 2010

50 anos de Brasília ou para quem devo dar os parabéns?


Pois é hoje dia 21 - comemoração da morte de Tiradentes - outra figura forjada para uma causa, mas não entrarei nos méritos da questão vou falar sobre Brasília.
A final para que serve Brasília? Para que aquela porcaria está de pé? Para enaltecer o Ego de JK um político mediano transformado em genio político por uma mini-série, talvés ou seria uma boa forma de distanciar a política da população? Provavelmente as duas coisas.
O que sempre chamou minha atenção sobre Brasília é seu fundador Niemeyer auto intitulado comunista faria uma cidade para políticos no meio do mato. Não sei mas isolar o poder político da população não é contra tudo que os comunistas pregam? Comecei a me questionar sobre esta ideia no centenário de Niemeyer nesta época eu via o marxismo como utopia, por isto não era estranho um comunista centralizar o poder político onde ninguém tem acesso (estou falando de 50 anos atrás) hoje minha visão mudou hoje entendo o marxismo como utopia hipócrita assim é lógico que um comunista construiria Brasília no meio do mato - "não se é um marxista convicto sem, ao menos, ser um idiota dedicado" [1].
A Rede Record está fazendo uma série sobre a capital, em uma das matéria eles comentam que a ditadura talvez não durasse tanto se Brasília não fosse a capital. É provável, assim como também é provável que o mensalão, votos de aumento de salários de deputados e senadores ou até mesmo as leis de incentivo ao rebanho (bolsa esmola, bolsa cachaça, bolsa putero etc... - todas estas não seriam tão facilmente aprovadas se Brasília não fosse tão isolada.
Em tempo Brasilia foi cidade de nascimento da Legião Urbana o melhor conjuto musical de todos os tempos da América latina - Que bela ironia do destino.

[1] AZEVEDO, R. (2009) Máximas de um país mínimo. Rio de Janeiro: Record.

Um comentário:

  1. eu acho que foi um dos poucos erros de JK, querer isolar a política do povo e aindagastar mó dinherão nisso!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...