Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Psicanálise + animes I: Evangelion



"Será Deus o criador do universo ou apenas um produto do homem? Enquanto Deus permanecer no Céu, tudo na Terra estará bem... Em quem você tem fé?"

Hoje eu vou falar sobre um anime, não vou falar sobre O Anime, estava esperando terminar a Copa do Mundo para iniciar uma espécie de novo ciclo em meu blog ao lado da série "uma espiadela em baixo da saia" e dos mini contos irei iniciar ma nova temática "psicanálise + animes" apenas demonstrando que onde houver produção humana existe a psicanálise - claro que escolhi a dedo os animes de cada poste, o primeiro será Neon Genesis Evangelion.
Antes de falar sobre Evangelion é necessário entender o que é Evangelion: Se o mundo dos animes fossem as pinturas de Da Vinci Evangelion seria a Mona Lisa, se o mundo dos animes fosse uma copa do mundo Evangelion seria como ganhar a final de virada no ultimo minuto com dois jogadores a menos, se o mundo dos animes fosse o cinema Evangelion seria como encontrar a obra prima perdeda de Ingmar Bergman, Stanley Kubrick, Akira Kurosawa ou qualquer gênio morto... acho que vocês entenderam.
Começando pelo início
Tudo começa com um diretor novato, porém talentoso, acometido por uma profunda depressão iniciada em 1991, a depressão fora tão forte que o deixara afastado por quase três anos. Este evento fora fundamental para criação de Neon Genesis Evangelion uma série da animação criada entre Outubro de 1995 e Março de 1996.
Vou falar um pouco da mitologia da série no ano 2.000 um meteoro cai na Antártida promovendo uma onda de destruição quase aniquilando a vida na Terra, os sobreviventes reconstróem seus seus países e tudo começa á voltar ao normal até o ano de 2.015 quando os anjos de Deus invadem a Terra sem que (quase) ninguém saiba o motivo. Uma organização chamada NERV criou andróides gigantescos (os tais Evangelions) pilotados por adolescentes de 14/15 anos para tentar derrotar os anjos... se alguém me contasse a série desta forma eu ignoraria porém...
Evangelion é feita de mentiras a principal delas é a própria série os primeiros episódios sugerem uma animação comum cheia de clichés e situações para "chocarem" o público isto muda com o passar do tempo a trama passa ao segundo plano enfocando nos personagens até o seu magnífico final.
Algumas mentiras de Evangelion: Não houve meteoro um grupo de conspiradores conseguiu os manuscritos do mar moro (ecos de Arquivo X) com o qual descobriu a existência de um anjo que dera início a humanidade estas pessoas tentaram encontrar Deus como resultado quase destruíram a humanidade.
Outra mentira: A idade dos pilotos não importa, os pilotos (vou falar dos personagens logo mais) são escolhidos por um único motivo suas mães. A mãe de dois personagens morreram e suas almas ficaram aprisionadas dentro dos Evangelions (cada piloto possui o seu) os pilotos entram em um recipiente fálico que é alojado dentro de um corpo que possui a alma de suas mães - os pilotos não sabem que as almas de suas mães estão nos robôs, as próprias almas estão adormecidas, para facilitar o controle, não dos pilotos mas da NERV.
Os robôs possuem o nome de EVA´s - são seres híbridos dos anjos encontrados pelos humanos Adão (encontrado na Antártida) e Lilith encontrada no Japão (a animação é japonesa oras) e mantida crucificada pela NERV assim EVA vem de Adão.
O objetivo do grupo de conspiradores que comandam a NERV e visa utilizar os EVAS para derrotar os Anjos e então fundi-los à Adão e absorver todas as almas dos seres humanos retornando a vida embrionária em um grande útero (alguém ai pensou em pulsão de morte?) porém o diretor da NERV tem um objetivo diferente ele que reencontrar-se com sua esposa cuja alma está aprisionada no EVA 01, ele utilizará todos a sua volta para alcançar seu objetivo e a humanidade que se foda.
Lembram que eu falei sobre a depressão do diretor? Pois bem neste período ele encontrou uma coisinha chamada psicanálise, não apenas como paciente mas como leitor, desenvolvendo uma atração especial por Jung - veremos sua relação com a psicanálise (e com a depressão) com os personagens e principalmente com seu final.
Como eu disse Evangelion é mentiroso os personagens são bem humorados, divertidos sempre com muitos amigos isto é uma máscara. Todos os personagens sofrem de angústias profundas e vivem atormentados.

Os personagens principais:
  • Shinji Ikari é o personagem principal da série e auter-ego do diretor/criador da série garoto frágil, tímido que evita relacionar-se com as pessoas esperando pelo dia de sua morte - na infância Shinji vê sua mãe morrer dentro do EVA 01 (sua alma fora absorvida) após a morte de sua mãe Shinji foge de casa, seu pai Gendo (diretor da NERV) o abandona com um amigo, quando Shinji completa 14 anos ele é chamado por seu pai para pilotar a Unidade 01 e nada mais. Shinji aceita pilotar esperando assim ser elogiado por seu pai (uma tentativa de ludibriar o abandono), porém os dois se ignoram. Vale falar um pouco sobre a relação de Shinji com seu pai: Gendo manipula o filho atraindo sua confiança enquanto recruta um amigo de Shinji para pilotar outro EVA que seria possuído por um anjo e obriga seu filho a derrotar este anjo mutilando seu amigo, o sofrimento do filho irá despertar a alma de sua esposa dentro do EVA 01.
  • Misato Katsuragi Misato é a diretora de operações da NERV quando criança seu pai renegava sua família pelo trabalho, ele morre na Antártida ao encontrar o primeiro anjo, antes de morrer ele salva Misato que tornou-se catatônica, voltando a falar anos depois e desde então não parou mais. Quando Shinji fora convocado ela o leva para sua casa motivo: ela não queria ficar sozinha Misato forja uma família com Shinji e Asuka (outro piloto). Misato é o que pode ser chamada de mulher horizontalmente acessível: ela envolve-se com vários homens procurando neles o pai perdido através do sexo porém sempre termina seus relacionamentos abandonando seus homens ficando sozinha.
  • Asuka Langley Soyu (a ruiva) - Asuka (leia Aska) é a piloto do EVA 02 ela é arrogante, metida, narcisista, falsa, prepotente, orgulhosa, paranoica, carente a beira de um surto psicótico (que acontece durante a série) A mãe de Asuka criou o EVA 02 por trabalhar demais e não ter tempo para a família ela foi abandonada pelo marido, a mãe de Asuka negligência todos visando a criação do EVA 02 o qual absorveu sua alma, esta mãe não morreu mas surtou, ela ignorou sua filha adotando uma boneca a qual batizou de Asuka, tentou assassinar sua verdadeira filha e por fim que enforcou-se. A identidade de Asuka é baseada nesta boneca, ela tem que ser a melhor para assim atrair a atenção de todos (o olhar materno), ela odeia ser ignorada. Asuka pede para morar com Misato mas aos poucos vai cindindo quando se vê superada por Shinji e salva por Rei (outro piloto) cujo Asuka detesta e a chama de "boneca" aos poucos ela vai perdendo o controle do EVA até não conseguir mais pilota-lo e ficar de cama, morrendo lentamente (mesmo quadro do diretor).
  • Rei Ayanami (a de cabelo azul) - Rei foi a primeira garota a ser escolhida e pilota o EVA 00 um protótipo e único que não possui alma isto por que Rei é um híbrido de Lilith com a mulher de Gendo/mãe de Shinji ela foi criada para unir a alma de Gendo à alma de sua esposa e nada mais. Rei não conhece seus sentimentos, apática ela começa conhecer suas emoções no convívio com Shinji suicidando-se para salva-lo. Porém Rei possui vários clones sem alma que estão prontos para substitui-la assim que ela morrer.
Eu falei que Evangelion bebe da água da psicanálise porém a verdadeira psicanálise aparece apenas nos dois últimos episódios: Rei funde a alma de Shinji a da mãe dele assim Shinji poderá recriar o mundo conforme sua vontade a primeira reação de Shinji será criar um mundo permeado pela angústia onde todos os personagens são confrontados e esmagados por suas ansiedades persecutórias - provavelmente a representação da depressão do diretor, porém Shinji percebe que as coisas não precisam ser assim, ele cria outro mundo onde não existem os anjos, onde seus pais estão vivos, Misato é sua professora, Asuka é sua amiga de infância e Rei é alegre e divertida neste mundo não existe tristeza, mas não é o que Shinji quer, ele percebe que existem infinitas possibilidades (infinitos "eus" possíveis) e que a realidade não existe enquanto algo determinado, esta cena é sensacional Shinji vaga no vazio uma voz diz que ele é totalmente livre, mas Shinji não sabe o que fazer então surge uma linha agora ele tem um chão mas sua liberdade diminuiu para que ele posa se orientar no mundo. Então Shinji retorna ao mundo em que conhece ao lado de Asuka, Shinji olha à sua volta e chora, Asuka o chama de patético.
Talvez o melhor resumo de Evangelion é que ele explica o que é a psicanálise, de forma que todos aqueles que tem intimidade com a criação de Freud deveriam conhecer Evangelion, qualquer um que goste de uma boa história com personagens muito bem estruturados também deveria conhecer.
Evangelion existe uma uma série de 26 episódios que é exibido atualmente no canal Animax (canal 83 da SKY), possui dois filmes "Death and Rebirth" que resumem a série e The End of Evangelion que na verdade é uma recriação dos dois ultimos dois episódios sobre outra óptica. Atualmente Evangelion está sendo reconstruído em um projeto que visa recontar a história em quatro filmes revendo algumas ideias, mostrando eventos sobre outros pontos de vista e introduzindo novos personagens já assisti os dois primeiros filmes You are (not) alone que é muito bom e You can (not) advance que simplesmente mata a pal. Aparentemente estes filmes podem ser lançados em DVD pela Play Art.

Um comentário:

  1. Cara muito legal tentar comparar essas obras(animês)com o conhecimento psicanalítico. Você sabe se há estudos de psicanálise sobre o tema? encontrei seu blog pelo google, claro, pois esta eu pesquisado sobre trabalhos nessa área só que não encontrei, penso em fazer um, pois sou estudante de psicologia e tenho um trabalho de psicanálise cultura para fazer, de tema livre, e penso em escolher esse tema, já que me fascina a repercusão psíquica e social dos animês. Se souber de algum artigo por favor me endica.
    grato.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...