Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sobre a moralidade nietzscheana IV: O übermensch nas personagens de ficção



Esta ultima parte da moral nietzscheana é meramente ilustrativa, venho explicar melhor o conceito de übermensch a partir de exemplos encontrados em personagens de ficção, por estes serem mais fáceis de se analisar do que figuras públicas, as quais não conhecemos todas suas facetas. Mas antes irei retomar o übermensch.
O übermensch é a princípio o homem comum que decidiu sair da multidão, ele cansou-se de usar uma coleira moralista que dita suas regras e normas, cansou de agir assim por que deve ser e pronto, cansou de ser escravo, ele decidiu refletir, pensar suas atitudes e colocar em dúvida tudo aquilo que tem relação com as normas e com a moral. O übermensch pode ser uma pessoa comum, se assim ele o decidir, mas nunca o-ser-por-ser.
Ser este homem superior requer auto-conhecimento de suas fraquezas, dores e alegrias, este processo é individual e não existe uma fórmula a não ser uma recomendação deve-se evitar tudo aquilo que impeça a apropriação da dor como alcool, drogas ou manuais de auto-ajuda os quais apaziguam e impedem o crescimento.
Por superar a sociedade o übermensch é essencialmente solitário, a solidão faz parte do processo "evolutivo" tal como o reconhecimento de seus valores, a modéstia pode ser uma inimiga, a cima de tudo é necessário um comprometimento para com seus ideais, deve-se aceitar a si livre da vergonha e dos julgamentos morais.
Irei analisar alguns candidatos a übermensch de três mídias: Cinema, Comix e Animes avaliando se estes conseguiram superar o homem comum:

Cinema

  • Zé do Caixão: A personagem de Mojica busca o filho perfeito, ele quer uma criança para doutrina-la segundo sua moral, livre de julgamentos falsos e da hipocrisia da sociedade. Assistindo seus filmes reconheço no Zé do Caixão um verdadeiro übermensch que isola-se da sociedade, a qual não o aceita e repudia segundo crendices, este decide supera-la na busca da mulher perfeita: corajosa, forte, brava (übermensch) para lhe dar o filho perfeito.
  • Neo: Em Matrix Neo percebe que existe algo de errado no mundo, ao conhecer a Matrix ele decide revoltar-se em um primeiro momento por obrigação moral para com Morfeu e seduzido por Trinit. É apenas na segunda metade do filme que Neo assume a responsabilidade de superar o homem, não por que precisa mas por que ele pode, aliás só ele pode, Neo torna-se literalmente um super-homem.
  • James Bond: Aqui temos uma cilada teórica James Bond bebe, fuma e troca o trabalho pelo sexo com espiãs Russas, porém um olhar mais detalhado vemos que James não é escravo de seus vícios, mesmo sua atração pelas mulheres é utilizada a seu favor seduzindo espiãs para terminar sua missão ou simplesmente impedir que estas o matem - um verdadeiro "faça amor, não faça guerra". 007 possui uma lealdade absoluta pela rainha da Inglaterra, ele não se deixa levar pelos sentimentos (algumas vezes escapa) e acima de tudo possui permissão para matar, ele coloca-se a cima da sociedade ao renegar este mandamento "não matarás". Suas tragédias pessoais o fortaleceram e o tornaram um espião melhor, como o assassinato de sua esposa em "007 a serviço de sua majestade" James Bond é um homem inlacançavel e um übermensch.
  • Jhon McLean: Foi graças a este policial que (descalço) combateu terroristas que Bruce Willis tornou-se um astro do cinema, mas seria ele um übermensch? Jhon é um policial dedicado que segue sua própria lei porém ele é humano, esta é a principal característica do Jhon sangrar, sentir dor, fugir. Em determinado momento de Duro de Matar Jhon acredita que não vai conseguir sair vivo do Nagatomi Plaza, mesmo sua inclusão contra os terroristas foi acidental, o policial não quis se envolver, se ele e sua esposa não estivessem no predio Jhon provavelmente passaria longe da ação, sendo assim Jhon McLean não é o übermensch.
  • Pinehead: O principal cenobite de Hellraiser parece uma versão demoníaca do super-homem, sem moral e culpa ele tortura e mata os humanos que o procuram na busca pelo prazer extremo momento onde a dor e o prazer tornam-se um só. Porém o segundo filme nos revela que Pinehead fora um humano transformado em demônio para servir ao inferno, não por escolha mas por obrigação e o übermensch não segue obrigações impostas por outros, a menos que ele concorde com as mesmas e Pinehead decide voltar a ser humano, logo ele não suplantou o homem comum.

Comix

  • Batman: O cavaleiro das trevas possui o ideal nietzscheano de virtude e valor, inteligente, orgulhoso de suas habilidades e capaz de debochar do perigo com um meio sorriso cínico Batman segue fielmente sua missão auto imposta a partir da reflexão de seu sofrimento. Com a morte de seus pais Bruce Waynne dedica sua adolescência e juventude ao treinamento que o transformaria em Batman. Ele vive nas trevas, não permite que ninguém se aproxime pois o convívio com pessoas normais o retiraria de seu caminho, ele é um belo exemplo de übermensch.
  • Super-Homem: Não deixa de ser curioso fazer esta comparação o cripitoniano jamais mente, representa e defende o modo americano de vida no qual Clark Kent quer desesperadamente se infiltrar, casa com Louis Laine, possui uma forte crença na bondade humana, ele é um escoteiro que serve de modelo para as crianças em outras palavras o extremo oposto do übermensch.
  • Ravena: A personagem dos Jovens Titãs é filha de um demônio gerada para ser um portal de entrada por onde seu pai viria dominar o mundo, este destino foi traçado em seu nascimento e Ravena passou a vida se preparando para negar seu destino, ela tornou-se uma heroína e reuniu os Titãs. A reflexão que faz de si, o conhecimento acumulado em sua vida e sua determinação a tornam o übermensch. Em uma história Ravena entrega artefatos para seus amigos dizendo que eram armas para mata-la caso ela perdesse o controle de seu lado demoníaco e ajudasse seu pai. Isto sim é determinação.
  • Vampira: Migrando para o universo Marvel Vampira foi obrigada á ficar sozinha caso contrário mataria as pessoas ao seu redor, ela inicia sua carreira como vilã mas percebe que havia algo de errado, ela estava sendo manipulada. Vampira mergulha na solidão, passa parte de sua vida no limiar entre heróis e vilões optando pelos X-Men, diferente de outros mutantes seus poderes não podem ser aliviados, ela deve ficar afastada das pessoas e embora sinta-se inferior em alguns momentos ela consegue suplantar algumas dificuldades como quando relacionou-se com Gambit, assim Vampira pode ser considerada uma übermensch.
  • Magneto: O mutante é movido pela vingança, embora pregue sua superioridade e aja fria e calculadamente suas ações são regidas pelo ódio contra a humanidade, o verdadeiro übermensch não odeia o rebanho, apenas sabe que é superior ao mesmo, Magneto quer destruir a humanidade, esta é a prova de que ele não é um ser superior mas sim ordinário, embora forte e determinado.
  • Wolverine: O mais popular dos X-men está aqui por curiosidade, a pesar de seguir sua própria moral Logan está indeciso entre manter seu presente ou descobrir seu passado, embora conhecer seu passado fosse fundamental para seu auto-conhecimento Wolverine é dominado por um forte ódio e dúvida o que o afasta de ser superior.

Animes

  • Major Motoko: Personagem principal do longa de animação "O fantasma do futuro" ela é uma ciborgue membro da polícia federal que questiona sua existência em quanto humana. Atormentada por memórias/fantasias de uma vida anterior que pode não ter existido Motoko pratica mergulho nas horas vagas - por possuir um corpo metálico qualquer erro pode mata-la é esta sensação que a aproxima de sua humanidade, na animação a major persegue um terrorista denominado "mestre dos fantoches" um programa de computador que adquiriu vida e questiona sua existência, manipulando a mente de outros andróides. No decorrer do longa Motoko aceita as diversas possibilidades de ser tornando-se o übermensch. O longa de animação está disponível em DVD e foi a principal fonte de inspiração para Matrix, inclusive a temática é a mesma.
  • Saya: "Blood The Last Vampire" é outro longa de animação do mesmo diretor de "O fantasma do futuro" cuja personagem principal é Saya uma vampiresa de quem pouco se sabe apenas que ela é a ultima criatura da noite original e que caça chyropterans, espécies de vampiros com aparência de morcegos, não sabemos o por que ela os caça, a única explicação é que Saya simplesmente o quer fazer e sua dedicação chega a extremos, assim como seu isolamento, nenhum humano pode ajuda-la, ela por sua vez Saya nutre uma forte vontade de ajuda-los, ela é uma personagem que já nasce como übermensch.
  • Ryomou Shimei: Ikki Tousen é uma série que mistura ação, humor e erotismo onde colegiais saem na porrada decidindo quem irá controlar a área em que vivem, esta luta é uma farsa do destino que atribui a cada um o nome de um guerreiro do passado sendo assim cada lutador já sabe quem irá vencer, como e quando irá morrer. Seu destino é traçado no nascimento. Ryomou começa a série ciente de seu destino, mas progressivamente vai mudando de ideia a medida em que torna-se amiga de outra personagem Hakufu, o conceito de amizade de ambas é o conceito nietzscheano de fidelidade e respeito ao amigo e acima de tudo uma relação recíproca de desenvolvimento. A amizade permite que Ryomou conteste seu destino e lute ao lado de Hakufu pois assim ela o deseja. Seu passado trágico; uma maldição em seu olho esquerdo e a quase morte de um amigo a afastaram das pessoas, servindo apenas para fortalecer suas novas amizades, orgulhosa de sua força, distante das pessoas comuns, adepta ao individualismo e selvagem nas lutas ela faz de tudo para alcançar seu objetivo, menos trair seus ideais ou seus amigos. Ela merece ser chamada de übermensch.
  • Revy: Se Chucky Norris tivesse uma filha com a tenente Ripley (da série Aliens) esta menina apanharia todos os dias de Revy, a pirata do anime "Black Lagoon", uma das animações mais espertas dos últimos tempos ainda conta com linguagem tarantinesca. Falando da Revy a garota tem basicamente duas paixões na vida - dinheiro e armas e ambas estão misturadas, capaz de afundar uma frota adversária com apenas um lança granadas e duas pistolas Revy segue a vida despreocupada, tentando ignorar seu passado trágico ela é representação da máxima nietzscheana "o que não mata, me torna mais forte" - Quando menina, em um bairro pobre de NY Revy procurava por Deus mas só encontrou violência, ao entender que não havia nada ela tornou-se sua própria deusa e entrou no "jogo" determinada á sobreviver. Para alcançar seus objetivos Revy é capaz de tudo, felizmente para quem a cerca seus objetivos são simples ela quer se divertir seja gastando o dinheiro de seus saques ou (principalmente) mandando bala contra quem estiver pela frente, ela se diverte enquanto mata seus inimigos, ao optar por não esquecer seu passado ela suporta sozinha o sofrimento com um sorriso no rosto (o homem superior deve rir), não permitindo que ninguém se aproxime. Se você olhar torto ela mete bala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...