Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Estão querendo passar a mão ou existe honra no brasil?


Em 1810 a "Sociedade holandesa de Harrlen" tentou estipular os fundamentos da moral, na época diversos pensadores estipularam textos refletindo sobre o tema, dentre eles Arthur Schopenhauer, seus argumentos sobre a moralidade transformaram-se no livro "Sobre o fundamento da Moral".
Schopenhauer estipula que a honra impede os impulsos criminosos, ele parte da premissa de que os nobres são honrados, já os pobres são impelidos pela lei - em tempo Schopenhauer está falando da nobreza europeia, bem diferente da nobreza brasileira. Por outro lado a classe mais baixa da Europa assemelha-se com a brasileira em alguns pontos. Sobre eles o filósofo escreve:
"Em contra partida, o pobre que se vende por pouco e que se vê condenado, por causa da desigualdade de posses, à penúria e ao trabalho pesado, enquanto outros vivem diante de seus olhos em abundância e em ociosidade, bem dificilmente reconhecerá que no fundamento desta desigualdade esteja uma desigualdade correspondente de méritos e de ganhos honestos" [1].
Lógico que existem diferenças entre a sociedade alemã de 1810 e o brasil de 2010 porém esta lógica ainda se iguala, Schopenhauer comenta que os pobres se vendem por pouco, incluindo a sua honra, hoje em dia as pessoas continuam se vendendo por pouco, se esta afirmação não fosse verdadeira ninguém prestaria concursos públicos, mas antes temos algumas questão a serem consideradas:
Vocês acham que alguém que se vende por pouco pode ter honra? Alguém que aceita ser sustentado pelo governo e se orgulha deste fato tem honra ou dignidade? O que é o "bolsa família" se não uma grande coleira? E o que são os assistidos se não pessoas que vendem sua honra por migalhas? Estes cães que subsistem graças ao governo petista latindo alegremente o nome do Lula, eles não tem dignidade. Não é necessário ter dignidade para viver, mas é fundamental.
Schopenhauer diz que o pobre dificilmente reconhecerá que os bens ganhos dos outros vieram a partir de esforço e trabalho, mas não é assim que esta nova classe petista pensa, ao contrário você que trabalha e paga seus impostos deve dar muito duro pois todos aqueles vagabundos que usufruem do bolsa cachaça dependem de você para serem sustentados. Não é errado pensar que o bolsa família é um grande roubo.
Embora estejamos sendo roubados pelo governo o PT faz ainda algo pior ao contrário do que diz a Dilma diz seu objetivo não é eliminar a pobreza, mas sim criar escravos, temos 10 milhões de dependentes que abanam seu rabo para o Lula, mais uma vez recorro as palavras do filosofo estas pessoas se vendem por uma miséria, o resultado só pode ser mais miséria, não estou falando da miséria material mas de outra miséria. O rebanho perde aquilo que classe social alguma determina: dignidade e honra, quando estas qualidades deixam de existir o que sobra são bons petistas, eis um dos motivos por eu escrever brasil com letra minúscula.

[1] SCHOPENHAUER, A. (2001) Sobre o fundamento da moral. São Paulo: Martins Fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...