Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ainda sobre a chuva ou Você tem fome de que II

Os últimos dias tem sido marcados pelas consequências da chuva no Rio de Janeiro, esta é mais uma tragédia na "Cidade maravilhosa". Ano passado escrevi um tópico parecido (veja aqui) sobre a tragédia no Nordeste. Voltando ao Rio já começaram as campanhas para os sobreviventes...
A pergunta que fica é por que ajudar? O que de fato aconteceu? Foi o forte volume de chuva? Tragédias naturais ocorrem em todo o lugar do mundo, mas em poucos lugares elas são tão devastadores. Principalmente quando são eventos previsíveis, ou o Sérgio Cabral não sabia que chove em Janeiro?
Governos sérios antevêem acidentes, eles se preparam, criam órgãos de prevenção. Ano passado em Nova York houve excesso de neve e mortes, o governo se preparou e neste ano nevou ainda mais forte, porém com um número inferior de mortes. O que dizer do Japão que convive com terremotos e a cada ano diminui o número de vítimas em seu país? O que foi feito no Rio de Janeiro? O Panamericano, as Olimpíadas e o Cristo Redentor como uma das sete novas maravilhas. O carioca tem fome de que? De quem é a culpa pela eleição de Sérgio Cabral e Eduardo Paes.
Nós já sabemos o que eles irão dizer: choveu muito; lidamos com uma infra estrutura falha herdada do governo anterior ou alguma desculpa esfarrapada - esta é a desculpa favorita dos petistas e simpatizantes, se um petista for flagrado comendo sua secretária este irá dizer que o pinto pertence ao governo anterior, logo as desculpas são substituídas pela pedição de auxílio e todos voltam a falar da reforma do Maracanã para a Copa do Mundo.
É mais ou menos assim: "Nós somos idiota alienados e votamos em quem faz festa e joga futebol com o presidente, agora que as nossas escolhas deram errado por favor limpem nossa sujeira, a final não queremos aprender com nossos erros". Então você vai vestir o nariz de palhaço e colaborar com "as vítimas"? Ou vai permitir que eles aprendam com seus erros e amadureçam.

"A gente não quer só comida, a gente quer comida, educação e arte" (Titãs)

2 comentários:

  1. cara, esse blog é muito mesmo, até twittei hoje.

    ResponderExcluir
  2. Mano beleza, os governates só fazem foder o país ainda mais, porém é justo deicarmos de ajudar pessoas que realmente precisam na vão esperança de que os políticos aprendam com seus erros ? Porra velho eles só pensam neles mesmos, nosso dever como cidadão é cobrar e encher o saco, mas poucos fazem isso, poucos se importam com política, com o que seu governante faz de errado e etc. Mas quando acontece uma tragédia é nosso dever como ser humano ajudar, afinal se não amor pelo próximo que esperança nós temos ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...