Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ninguém mais gosta de ler e nós somos prejudicados


Eu não sei vocês mas eu sou cinéfilo e como tal nada me incomoda mais do que ver um filme dublado. Digo mais a dublagem estraga um filme! Com este princípio em mente preocupado com o aumento de filmes dublados: Os canais telecine já tem dois canais de filmes dublados, o mesmo acontece com a TNT, está ficando difícil baixar filmes legendados na Internet.
a partir deste quadro formulei uma teoria. A maioria das pessoas não gosta de ler, com legendas não é diferente estas pessoas dizem que não conseguem acompanhar a velocidade de legenda - burrice mudou de nome. Este aumento da infecção da dublagem acompanha a repulsa pela leitura, ninguém nunca lê e quando o faz lê Paulo Coelho ou Chico Xavier, é evidente que esta gente prefira ver filmes dublados, onde não precisem ler.
Não apenas os filmes, você tem ideia quão caro pode ser um livro? Sim existem sebos, mas a quantidade destes é pequena se comparada com países europeus - onde a população lê mais e melhor. Países subdesenvolvidos costumam ter poucos sebos. Mesmo nas livrarias a qualidade dos livros é deplorável. Existem muitas opções em uma livraria, mas praticamente nenhuma de qualidade. Se quisermos algo de qualidade temos que encomendar e ainda aturar a atendente que nunca ouviu falar do autor. Algum esperto deve estar pensando "eu encomendo pela internet" parabéns, diminua ainda mais nossas opções e ainda de quebra favoreça o rebanho, mané.
As escolas públicas e grande parte das particulares não incentivam a leitura. Esta é posta como algo obrigatório. Como se não bastasse são escolhidos livros chatíssimos, é como se os educadores tentassem causar aversão á leitura em seus alunos.
Em uma rápida lembrança de todos os livros que li no colégio - desde Camões até José de Alencar me lembro apenas de um livro que gostei "Amor de Perdição" do Camilo Castelo Branco meu amor pela leitura surgiu observar meus pais. O primeiro livro que li foi "O Exorcista" de Willian P. Batty, depois na universidade uma professora me apresentou dois autores: Dostoiéviski e Naipaul a partir dai procurei por autores clássicos, conheci os filósofos, descobri Nietzsche tudo sozinho, fuçando em sebos. Não se enganem não sou daqueles chatos que só lêem autores renomados e "paga de intelectual". Leio tudo o que cai na minha mão desde Freud até panfleto de igreja. Só assim posso emitir uma opinião.
Por que falo da leitura? Existe algo mais fundamental do que a educação? Esta não deve ser algo imposto mas sim um prazer e a ignorância não se aplica as classes mais humildes, muitos colegas de universidade não gostavam de ler e tinham orgulho de serem ignorantes. Também não dá para culpar apenas o PT esta "identificação" vem da ditadura e os governos seguintes identificaram uma boa forma de controle, some a isto educadores reacionários e má vontade de todos os lados chegamos na nossa educação.
Eu queria falar sobre cinema, mas meu post criou vida e tomou outros rumos, acabei caindo em lugar comum e não apresentei nenhuma sugestão para quem não gosta de ler. Aqui vai uma sugestão: Encontre algo que você gosta de ler pode ser algo na internet, revista de anime, Gibi da turma da Mônica, revista de fofoca ou algum livro. A escolha é livre, leia e depois reflita o que você gostou e por que? Faça este pequeno exercício é simples, rápido e fácil. Qualquer petista pode conseguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...