Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

sexta-feira, 4 de março de 2011

O verdadeiro motivo do carnaval ou é tudo da lei

E mais uma vez o Carnaval chegou, mas por que comemoramos o Carnaval? Alienação social? Sim, o Carnaval tem esta faceta - todo o ano esquecemos os problemas e comemoramos sem saber exatamente o porque. Mas é claro existem outros motivos para festejarmos o Carnaval.
Alguns podem dizer que é uma festa cultural, é verdade mas por que esta festa em particular e não outra qualquer? Por que atrai turistas? Por que passa na televisão? A festa dos bois em parintins também passa na televisão e atrai turistas mas não atrai nem um décimo da atenção do Carnaval. Então por que o Carnaval? Por que emendamos uma semana de feriado?
Foi lendo a coluna do José Simão na folha de São Paulo que cheguei a conclusão, mas antes permitam uma introdução. O Brasil é um país cristão - basicamente respeitamos os 10 mandamentos, nossas leis sofrem influência sobre os preceitos Judaico-cristãos, ao mesmo tempo sofremos influência de culturas africanas, temos a malícia e a sexualidade latina. O brasil é um país sensual mas com uma cultura castradora. Ai entra o Carnaval.
Regras existem para serem quebradas, a sociedade cria normas e também cria meios para quebramos estas normas. Temos os 10 mandamentos, no Carnaval impõe-se o 11 mandamento ninguém será fiel. Seguem nomes de blocos de Carnaval retirados da coluna de José Simão:

  • Já comi pior pagando
  • Os Imóveis
  • Passa a mão mas não mete o dedo
  • Bloco gastronômico sé como na rua
  • As virgens do formigueiro quente

Depois deste bloco cheguei a conclusão: o Carnaval existe para o sexo! Não apenas para se transar, mas para comer todo mundo, é um regresso aos estados primitivos, pré-civilizatórios que a própria civilização permite como brecha, no Carnaval é permitido quebrar regras morais e sociais, um legítimo "cu de bêbado não tem dono" então aproveite esta brecha por que no resto do ano fingiremos com a moralidade, isto é menos aqui no "deuses mortos".

Um comentário:

  1. Que medo do carnaval. É o Brasil, certo?
    Mas eu meio que não me encaixo nisso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...