Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Significado de Alguns Símbolos Pascais


Você já pensou por que o coelho é um dos símbolos da páscoa? E por que a coelhinha é um símbolo sexual? Saiba que existe uma relação. Ou então por que damos ovos de chocolate e não cenouras de chocolate (estamos falando de um coelho oras!)? Então continue lendo...

Antes de qualquer coisa é bom dar algumas explicações sobre a páscoa. Sua comemoração remete a rituais pagãos, dai seus símbolos variados diversos do cristianismo, ou você acha que os coelhos frequentaram a ultima ceia? Simplificando a história:

Quando o cristianismo estava sendo implantado haviam várias seitas e comemorações e a melhor maneira de implantar uma nova ideia é aproveitar ideias existentes. Vejam alguns exemplos:

Na Europa comemorava-se o equinócio (fim do inverno) em homenagem a deusa da primavera EE-ah-tra; já os judeus comemoravam a páscoa (Pessach) como a libertação após anos de escravidão. Nossa páscoa Juntou duas celebrações: muitos cristãos eram judeus e estes precisavam de mais adeptos, juntam-se estas duas comemorações em uma terceira o renascimento de Jesus Cristo = liberdade judaica + “nascimento” da primavera. Sacaram a relação?

Mas por que a páscoa não tem uma data fixa? Muito simples: O Imperador Constantino I, que havia aderido ao cristianismo pediu que o Papa Gregório XIII aproveitasse o encontro líderes religiosos ecumênicos no Concílio de Nicea, na Ásia Menor (atual Turquia) em 20 de maio de 325, para fixar uma data oficial: o primeiro domingo após a primeira lua cheia a partir do primeiro dia de primavera.

Como o Concílio não conseguia chegar a um acordo, Constantino enviou cartas aos líderes que não haviam comparecido pedindo uma celebração uniforme ignorando o calendário judaico (e seu Pessach) sob a alegação de que os judeus rejeitavam Cristo.

Por falta de consenso, as celebrações prosseguiram em datas diferentes: as Igrejas do leste europeu (ortodoxas) passaram a seguir o calendário Juliano. As do oeste (romanas) adotaram as determinações do Papa Gregório.

Os símbolos da páscoa

Agora sim saiba que cada detalhe tem uma explicação cultural, que foi agregada na comemoração cristã.

Por que damos ovos de chocolate? O ovo significa vida, é considerada a embalagem natural mais perfeita. Outros povos usam o ovo como metáfora para o nascimento do universo. A própria teoria do “Big Bang” diz que antes da explosão havia um núcleo energético, um ovo oras, menos científicos, porém sábios, os druidas escolheram o ovo como símbolo de sua seita.

Não menos carregado de simbolismo é o chocolate. O cacau começou a ser cultivado no que hoje é o México. Os astecas e maias acreditavam que o Deus Quetzalcoatl - personificação da sabedoria e do conhecimento - trouxera dos céus as sementes sagradas, um verdadeiro alimento dos deuses.

Tanto o ovo como o cacau está relacionado com divindades e adoração, o que combina perfeitamente com a doutrina cristã.

Como o coelho entra nesta história? O coelho representa fecundidade ou reprodução – quem já fez a besteira de criar um casal de coelhos sabe o que estou falando. Outro fator é que a lebre já nasce com os olhos abertos fato que fez os antigos associarem o animal é nova vida, logo aà figura da lebre fundiu-se com o coelho.

Desde a antiguidade a lebre, cuja gestação dura apenas um mês, era a representação da Lua, que durante a comemoração pascoal passa da escuridão da Lua Nova ao brilho da lua Cheia. A última Lua cheia após o equinócio de inverno determinava a data da Páscoa.

As crianças suíças acreditam que um cuco traz os ovos, as tchecas esperam que uma cotovia lhes traga presentes e as alemãs possuem outras duas opções, além do coelho : galos ou cegonhas.

No Brasil, tradição do coelho e dos ovos de Páscoa data do início do século XX. Foi trazida, em 1913, por imigrantes alemães.

O coelho significa fecundidade, a qual se associa ao sexo, acredita-se que os coelhos transam constantemente, não demorou em associar a figura da coelha com o sexo. Diferente da galinha e da vaca a coelha aproxima-se de ideias divinas logo o tom pejorativo dos outros animais inexistem. A playboy pode apropriar-se deste símbolo que significa sensualidade e a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...