Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sorria para câmera ou sobre criadores e criaturas


Assistentes de palco são mulheres perfeitas: elas são lindas, de corpo perfeito e simpático. Por isto causa estranhamento quando elas são surpreendidas pelas câmeras agindo naturalmente. Lembro-me de uma panicat perguntando as horas para alguém da produção, assim que percebeu que estava sendo filmada ela volta a sorrir. Esta é a regra do jogo as assistentes de palco precisam sorrir o tempo todo, independente do que ouvem.

O segredo das assistentes de palco não é o corpo invejável, mas seu sorriso. Este é permanente, enquanto elas perceberem que estão perante as câmeras. Não estou criticando estas moças, sempre tão belas, elas tornam os programas dominicais (ou de sábado) suportáveis (ou quase isto), mas vale uma provocação.

A farsa do sorriso é apenas uma faceta do nosso mundo contemporâneo, ou seria da realidade em si? Assim como o sorriso das assistentes de palco a realidade inexiste, ela é apenas uma farsa aceita. Desde as normas sociais até aquilo que aceitamos como real não existem.

De forma ampla (as normas sociais) até fragmentos específicos: políticas públicas; economia; copa do mundo e outras "entidades" são criações humanas que fugiram do controle e criaram "vida própria" no sentido que elas nos dominam. Ficamos subordinados ao sistema econômico, os economistas falam deste como se fosse um ser independente.

Um bom exemplo são os manifestos por melhorias nas políticas públicas: exigimos, nos manifestamos, criticamos ou elogiamos os governos (mais criticamos do que elogiamos) por ser a única forma de algo ser feito por nós. Manifestamo-nos porque é a única forma dos políticos fazerem algo. Porém nossa política está estruturada de tal forma que algo só é feito se nos manifestarmos. Este ciclo, que nós criamos, nos controla. Ficamos furiosos com a política pública no brasil quando esta fora criada por nós, mas assim como o belo sorriso das assistentes de palco não conseguimos ver o que existe por trás desta farsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...