Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Meus heróis morreram de overdose ou Chico e Betânia, a morte de uma ideologia


"Meus heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no poder" (Cazuza/Frejat).

O gênero é outro, o cantor também, mas a mensagem é válida "Ideologia" do Cazuza é quase cruel de tão direta e cortante. Se voltarmos aos anos da ditadura tínhamos alguns gênios lutando pela democracia, "Como nossos pais " (letra de Belchior mas famosa pela interpretação de Betânia) ou "Cálice" - uma das mais belas letras já escritas tratam de uma ideologia, provam reflexões, quem ouvia estas músicas contestava o governo militar.
Mais do que artistas Chico e companhia eram fundamentais para nosso país virar país, com o fim da ditadura Chico, Caetano e Gil fizeram o jingle da primeira campanha do Lula a presidência, até ai eles estavam sendo coerentes, estavam sendo democráticos. Cada um apoia quem quiser oras!
A coisa começa a mudar de figura na primeira eleição do lula, aquele que se dizia diferente e zeloso com o social mostra-se apenas mais um assistencialista de merda, e "aqueles garotos que iriam mudar o mundo assistem tudo de cima do muro" - o governo de esquerda mostrou-se mais de direita do que outra coisa, ideologias foram rasgadas.
Nas ultimas eleições para o governo do estado de São Paulo o candidato Ruffalo questiona Mercadante sobre suas ideologias, este responde que o PT fez uma opção por vencer as eleições - "minhas ilusões estão todas perdidas" é o que deveria ter pensado Chico, Ana Buarque ou Maria Betânia. Imaginem se durante a ditadura um deles tivesse dito: - "optamos por ficar no poder"? O que seria do brasil se ainda tivesse nas garras dos militares?
Ao que parece estes três se esqueceram de quem foram - "os meus sonhos foram todos vendidos" Chico apoiou Dilma com muito entusiasmo, parecia mais uma campanha feita por um sonhador, talvez um romântico que ainda acreditava até a posse: primeiro veio à nomeação de Ana Buarque para o ministério da cultura - as palavras: troca de favores são inevitáveis. Este é o jogo de Brasília, não posso empregar meu filho, mas meu colega pode, uma mão lava a outra. "E aquele garoto que ia mudar o mundo. Frequenta agora. As festas do Drand Monde”. Porém a estoca final em nossas almas foi a proposta para o blog de Maria Betânia, esta receberia R$ 1.356.858 "eu vou pagar a conta do analista, pra nunca mais saber quem eu sou". Esta excrecência foi impedida pelo clamor popular, até o rebanho achou que era demais.
Betânia e Chico são excepcionais cantores e compositores, suas músicas serão eternas e nós brasileiros seremos eternamente gratos por sua luta. Porém suas almas apodreceram, o cheiro da ideologia putrefata está se espalhando pelo ar. Teremos que fazer como Nietzsche procurando por nossos heróis com uma lanterna em plena luz do dia, para proclamar que estes estão mortos, Chico e Betânia os mataram, mas sua ideologia ainda vive em suas músicas, como sombras gravadas na parede de uma caverna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...