Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Origem do Dia dos Namorados


Hoje estava lendo que “o dia dos namorados” é o terceiro feriado mais rendoso perdendo apenas para o Natal e dia das mães. Ai fiquei curioso: a final por que se comemora o dia dos namorados? Para minha surpresa esta data não passa de uma farsa.
O dia dos namorados se comemora há mais de dois mil anos só que no dia 14 de Fevereiro, "Dia de São Valentim", ou "Valentine´s Day", celebrado desde o século 19. Antes de vir ao brasil vamos ver quem é são Valentim.
São Valentino foi um padre martirizado em Roma, no ano 270 d.C. A ligação de seu nome aos namorados deve-se ao fato de a data coincidir com o dia de um antigo Festival da Fertilidade. O evento, uma festa pagã, era realizado na Antiga Roma.
Lá, dedicava-se o dia aos deuses Lupercus e Juno, protetores dos casais. A troca de presentes entre os namorados já era um hábito naquele tempo.
Analisando friamente São Valentim foi um bode expiatório para comemorar-se o festival da fertilidade – os rituais antigos associavam a natureza com a sexualidade. O cristianismo reprimiu a sociedade, mas abriu-se uma brecha para comemoração.
O cristianismo prega a castidade, mas cria uma brecha, o dia dos namorados nada mais é do que uma desculpa para o sexo.
Chegamos ao brasil. À data foi introduzido no Brasil, em 1950, pelo publicitário João Dória, quando ele criou um slogan de apelo comercial que dizia "não é só com beijos que se prova o amor".
É provável que o dia 12 de junho tenha sido a data escolhida porque representa uma época pobre em festas comemorativas que alavancam as vendas do comércio de presentes. A idéia funcionou tão bem para os comerciantes que passamos a comemorar anualmente a data.
De certa forma ainda comemoramos o festival da fertilidade, as comemorações são rituais copiados e reproduzidos, os presentes são as oferendas. Ao se que vê troca-se a pompa de um jantar e presentes por uma boa trepada.

Um comentário:

  1. Analisando de forma fria e crua, não deixa de ser isso mesmo.
    Gostei de conhecer a origem deste dia, parece até que algo dentro de mim já suspeitava das raízes desta data.
    Abraços e até!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...