Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sobre a hipocrisia - alguns exemplos práticos

Já falei aqui sobre a ética e a moral resumidamente a moral aprisiona com regras impossíveis de serem seguidas enquanto a ética nos permite viver em sociedade e respeitar o próximo. A hipocrisia é um tema muito próximo à ética. Sendo curto e grosso hipócrita é alguém que não faz aquilo que prega, por isto mesmo é antiético, o hipócrita não respeita aquele que está próximo.
O hipócrita afirma certos princípios pelos quais afirma viver, para agir de forma diferente. Temos muitos hipócritas célebres em nosso país tais como: Edir Macedo, Lula, Ricardo Teixeira e Luiza Mel. Só para citar alguns.
Luisa Mell
 
Para tornar estas ideias mais claras peguemos, primeiramente, o caso de Luisa Mell. A modelo que apresentava um programa sobre os direitos dos animais recusou pedidos de apoios a entidades protetoras, não apoio financeiros mas sim usar imagem para preservar os direitos dos animais. Claro que ela é uma só e não teria tempo para todos os compromissos, porém a loira recusou os convites sem nenhuma satisfação associando-se apenas com entidades famosas, sugerindo o uso dos animais para se promover.
 
Lula
Outro ótimo exemplo é o de Lula o qual fez sua carreira política ligada ao povo brasileiro o que se tornou questionável com o mensalão o qual ele participou ou fechou os olhos de qualquer forma o mesmo mentiu ao dizer que não sabia; outro ponto interessante foi a aliança entre Lula, Collor e Sarnei. Na sua eleição presidencial Collor chamou Lula de idiota. O discurso Lulista sempre diferiu dos de Collor e Sarnei.
Lula pregava igualdade social; Collor a elitização e Sarnei nunca pregava a democracia - a qual ele ignorou completamente ao tornar-se rei do Maranhão. A união dos três demonstra que todos decidiram contra aquilo que pregam. Misturar a ideologia petista com a de Collor é como misturar água e óleo.
Ricardo Teixeira
 
O todo poderoso da CBF – Ricardo Teixeira prega uma liga forte e o bem dos clubes, porém seus interesses voltam-se unicamente para seu bolso, ele joga com títulos e direito de transmissão apenas para se fortalecer. O mesmo vale para sua seleção. Ricardo negociou o fim da CPI da copa do mundo de 2014 prometendo levar a seleção para os estados dos deputados que retirassem suas assinaturas da CPI.
Outro grande ato do hipócrita é o hexa do Flamengo, a CBF nunca o aceitou, em contra partida São Paulo e Flamengo formavam uma forte oposição contra a entidade. Ricardo reconheceu o Hexa, em troca o flamengo deveria negociar os direitos de transmissão do campeonato brasileiro com a Globo, sua parceira econômica, a Globo oferecia menos dinheiro, porém era mais vantajoso a CBF por razões comerciais. Patrícia Amorim que tem uma cabeça fraca e Juvenal Juvêncio, que se revela um pavão caíram na armadilha.
Edir Macedo
 
Nos últimos anos o tipo mais proeminente de hipócrita é o religioso - é o caso de Edir Macedo o qual finge uma grande devoção para aproveitar-se do dinheiro de pessoas carentes e desesperadas para o tanto ele instrui seus pastores a chantagearem e extorquirem seus fieis. Suas atitudes sugerem que Macedo não tenha fé em Deus, caso contrário nunca utilizaria o nome d'Ele para enriquecer.
Concluindo: Uma pessoa é considerada hipócrita por deixar de lado seu ideal? Não, apenas quando não faz o que prega. Se Lula tivesse admitido sua mudança ideológica ele não seria hipócrita, mas ele perderia uma importante arma política. Então o que ele deveria fazer? Ordenar hierarquicamente seus valores e prioridades agindo de acordo com valores dominantes e admitindo perdas possíveis. A final a vida é feita de perdas e ganhos, apenas radicais, crianças mimadas e tiranos não aceitam perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...