Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Copa América V - O renascimento de um gigante


A celeste sagrou-se campeã em um jogo tranquilo massacrando o Paraguai no primeiro tempo e administrando a partida no segundo, durante o domínio paraguaio Muslera não fez uma única defesa, foi uma bola na trave paraguaia e nada mais.
Lugano ergueu a taça, Suárez foi eleito o melhor jogador do torneio, Furlán tirou a uruca e fez dois, mas a vitória uruguaia comprova um bom momento da seleção: a Celeste foi a quarta colocada na Copa do Mundo; a seleção sub 17 foi vice-campeã do mundial (desclassificando o brasil); O Uruguai retorna as olimpíadas; o Peñarol foi vice campeão na Libertadores e agora foi a vez desta seleção unida, que mais parece um time.
Fourlán disse que este foi o time mais unido do qual ele participou, declarando que todos os jogadores são amigos, porém o principal símbolo deste time, o eterno ídolo são paulino, Diego Lugano disse no início da Copa do Mundo que algo estava acontecendo com seu time.
Também não podemos nos esquecer de Oscar Tavares que após carreira vitoriosa retorna a seu apís para revitalizar sua seleção, houveram mudanças na administração da federação uruguaia de futebol, o país está voltado a formarem jogadores, mas sem usar a seleção como força política - duas lições para nosso país que mostra muito, mas muito inferior aos nossos vizinhos.
Como acontece em todo o final de competição coloco aqui minha seleção, o único critério utilizado foi o meu gosto pessoal, dos jogos que assisti peguei alguns destaques. O esquema utilizado é o 4-2-3-1
Goleiro:
Justo Vilar O goleiro paraguaio foi eleito melhor guarda redes da competição. Justo, ele pode não ter feito os milagres que o Muslera fez contra a Argentina o paraguaio foi fundamental, carregando a seleção nas costas.
Defensores:
Max Pereira O lateral uruguaio foi importantíssimo nos dois primeiros jogos onde a celeste vacilou, foi o Pereira quem desafogava, ia ao ataque e cruzava para gol. Com as melhorias do time o lateral foi menos necessário, mas sempre importante.
Lugano Símbolo máximo da seleção uruguaia, sempre firme nas jogadas, zagueiro seguro, sempre com muita vontade e determinação, jogador raçudo que cabe em qualquer time.
Viscarrondo Quem diria, a Venezuela foi muito bem na Copa América, seu sistema defensivo funcionou e Viscarrondo foi fundamental nesta equipe e por isto ele integra minha seleção.
Armero Enquanto a Colômbia esteve na competição Armero foi uma das principais armas de contra-ataque colombiano, muito bem nos jogos o ex-palmeirense não poderia ser esquecido.
Volantes:
Arévalo Rios O Bota fogo deve estar arrependido de ter dispensado este volante seguro que faz o trabalho sujo, permitindo seus companheiros atacarem com a certeza de que a defesa está coberta.
Fernando Gago Antes que alguém estranhe minha escolha lembrem-se de que a seleção argentina passou a jogar melhor (um pouco) com a entrada do volante, com bom nível técnico Gago jogou pouco, mas mereceu estar aqui.
Ataque:
Lionel Messi Alguns espertinhos dizem que o melhor do mundo não foi bem na Copa América é verdade que ele jogou menos que no Barcelona, mas é verdade que a listrada também ficou devendo, dentro desta tragédia, que os argentinos chamam de seleção, Messi sobrou em campo.
Estigarríbia O ponta paraguaio era a única fonte de escape de uma seleção que jogava com três volantes e dois laterais defensivos, na primeira fase ele deitou e rolou, passeou livre pela “Avenida Daniel Alvés”, quando Estigarribia passou a ser marcado o Paraguai não mais agrediu seus adversários.
Arévalo Rios Este jogador foi uma das grandes surpresas, ao lado do Estigarribia, jogando adiantado ele armou o jogo pelas pontas, fez gols, esteve sempre em evidência e salvou sua seleção em alguns momentos.
Luiz Suárez Ele não foi o artilheiro da competição, mas ninguém discute sobre quem foi o melhor atacante, ou melhor, jogador da Copa América, fundamental durante o torneio, jogador que não fica parado em campo Suárez evoluiu muito desde a Copa do Mundo, agora no Liverpool esperem ver Suárez cada vez melhor no campeonato inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...