Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Popularidade da Dilma cai, entenda o porquê


A ultima pesquisa CNI/Ibope mostra que a presidenta Dilma Rousseff teve uma queda de seis pontos percentuais na sua popularidade. Segundo o levantamento a avaliação positiva da presidenta caiu de 73% para 67%, entre abril e agosto. A avalição negativa subiu de 12% para 25%.
A aprovação pessoal da petista é mais elevada na região Nordeste (70% dos entrevistados registram aprovação) e menor na região Sul (com 61% de aprovação). O resultado repete desempenho de Dilma na eleição presidencial quando venceu José Serra (PSDB), que teve mais votos nos Estados do sul do País.
A queda foi maior na aprovação do governo como um todo. Segundo a CNI/Ibope, nesse caso o recuo foi de 8 pontos percentuais em relação à pesquisa divulgada em abril. Os novos dados mostram que 48% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom, número que era de 56% na sondagem anterior. O governo é considerado regular ou péssimo por 48% dos entrevistados, ante 32% na pesquisa de março.
O levantamento foi feito após as demissões dos ex-ministros Antonio Palocci (Casa Civi), em 7 de junho, e Alfredo Nascimento (Transportes), em 6 de julho A presidenta ainda teve de lidar com demissões no Departamento de Infra Estrutura de Transportes (DNIT) e antes das irregularidades nos ministérios da Agricultura e do Turismo. Os respectivos secretários-executivos foram envolvidos. Milton Ortolan (Agricultura) demitiu-se e Frederico Costa (Turismo) foi preso pela Polícia Federal.
A confiança na presidenta também teve uma queda, apesar de ainda continuar acima dos 60%. Segundo a pesquisa, 65% dos entrevistados declaram confiar em Dilma. Em abril, o resultado apontava um percentual de 74%. Já o grupo dos que manifestaram desconfiança quase dobrou, de 16% para 29% dos entrevistados.
Já dizia o ditado existem três tipos de mentira: a mentira, a mentira deslavada e a estatística e números podem ser manipulados por este motivo julgo necessário uma interpretação dos dados:
Os escândalos do governo Dilma diferem do governo Lula em quantidade, não em qualidade. Ambos os governos foram marcados por corrupção e assistencialismo o diferença está no populismo de Lula, temos que admitir o filho da puta é carismático. Esta é a diferença dos dois em meio à queda de ministros Dilma se explica Lula contaria uma piada, soltaria alguns "nóis" e jogaria a culpa no preconceito contra nordestinos ou na classe média.
Sobre a pesquisa vemos que 70% dos nordestinos apoiam Dilma, número fácil de entender uma vez que as maiores partes das sanguessugas da bolsa família moram por lá, a fração animadora da pesquisa é que em outras localidades as pessoas começam a se incomodar com tanta sujeira, desta vez sem nenhum palhaço para chamar a atenção.
Nossa esperança fica em uma piora para então melhorar. Se a corrupção permanecer, a arrogância petista se mantiver podemos ter uma mudança para melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...