Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Lula e o tratamento de câncer pelo SUS

Já me posicionei sobre a campanha "Lula, vá se tratar no SUS" aqui porém ela acabou levantando uma questão importante. Como anta o tratamento de Câncer no SUS?

Se o Lula fosse uma pessoa do povo (como ele afirma) e precisasse do SUS (o qual o mesmo disse ser ótimo) Lula teria de esperar em média 100 dias para iniciar a radioterapia, segundo Tribunal de contas da união (folha de São Paulo, 13/11/11). Apenas 35,6 % dos pacientes conseguem tratamento em até 30 dias. Lula foi atendido imediatamente.

A maior parte do eleitorado de Lula pertence as classes mais baixas, portanto são os mesmos negligenciados pela saúde. É correto afirmar que seus eleitores fazem uma troca: condições dignas de vida por uma esmola chamada "bolsa família". Infelizmente nem todos que usam o SUS votam no Lula, estes não merecem a indiferença e o descaso.

O governo federal se orgulha do projeto de 2005 sobre a política nacional de atenção oncológica. É este projeto que garante a média de 70 dias de espera entre o diagnóstico e o início da quimioterapia. Parabéns Lula!

Quando o assunto é a radioterapia – O qual Lula também vai passar a situação piora. Faltam equipamentos em todo país, principalmente no Norte, Nordeste (maior eleitorado de Lula, bem feito para eles), "Temos vazios de atendimento no Centro-Oeste e em regiões do Sul e do Sudeste" afirma Helvécio Magalhães, secretário nacional de Atenção a Saúde do ministério (Folha de São Paulo 13/11/11). Conclusão o atendimento é ruim em todo o país.

Segundo a Advocacia Geral da União existem 47.142 ações envolvendo o SUS pedindo medicamentos. Lula não terá este problema, já que vive de pensão. Para encerrar este post quero me defender de possíveis críticas aferindo mal gosto ao tema, o que é de péssimo gosto é iludir a população com reportagens e capas de revista dizendo que o SUS tem tratamento de qualidade apenas para fins políticos e econômicos.

Um comentário:

  1. Seria perfeito se ele fosse tratado como qualquer outro brasileiro que no dia a dia é um ''QUALQUER UM''...mas a vida não é tão perfeita...
    Ah!
    Hampeft!
    Segue e comenta lá
    http://escritordebrinquedo.blogspot.com/2011/11/o-brasil-da-diversidade.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...