Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Faith de Buffy a Caça Vampiros


Rebelde, bad gril, má ou "maldita vaca assassina" estas são algumas definições de Faith, personagem de Eliza Dushku, da série "Buffy - A caça Vampiros" antagonista da caçadora que gradativamente torna-se vilã.

Tudo começa em 1998, o seriado da caçadora de vampiros é um sucesso e Sarah Michelle Gellear é musa adolescente, sonho de consumo de homens de todas as idades. Isto é até a terceira temporada, onde Buffy retorna a sua cidade natal, tentando recomeçar sua vida após a morte de seu namorado vampiro (e tem quem ache "Crepúsculo" original, ou bom) quando ela encontra com Faith. Outra caça vampiros.

Buffy é certinha, ética, preocupada com suas ações, presa em um dilema "ser normal ou aceitar seu destino" - a típica heroína clássica. Faith quer se divertir, ela gosta de caçar vampiros "Matar deixa a gente com fome e com tesão". Nada mais, para ela não existe o amanhã. Ela começa a série como bad gril. Logo Eliza assume o posto de mulher desejada que era de Sarah.

Faith com Xander
Um momento da série que melhor representa sua personalidade é quando Faith vai para cama com Xander. O mesmo sempre fora apaixonado por Buffy, um amor platônico, impossível de ser realizado. Faith transa com ele na primeira oportunidade, por que queria se divertir. As duas são muito diferentes uma da outra.

Faith representa o ideal nietzschiano de moralidade ridicularizando nossa moral, ela é mais forte, é "a escolhida" e faz uso do mesmo, a caçadora encarna o desejo sexual, sua luxúria não vê barreiras. Sua aparição se dá com críticas das mulheres da série, incomodadas pela dança sexual de Faith. Após matar um vampiro ela conta algumas histórias de caçadora, como quando lutou nua em público.

O antagonismo das duas é claro: Buffy é loira, Faith morena; a primeira de beleza angelical Faith é carnal; Buffy é a moça de família Faith a ninfeta; Buffy é a garota que apresentamos para nossos pais, Faith não nos deixa sair da cama. Buffy é amor, Faith é sexo.
A pergunta que sempre faço quando escrevo estes posts: Faith é uma vilã? Se formos rigorosos e usarmos nossa "moral de escravos" a resposta é sim. Faith é fria e cruel, ela gosta de matar, não vê limites para seu poder e quando mata um homem por acidente ela é categórica "eu não me importo". O julgamento que Buffy e seus amigos fazem do ato leva Faith a aliar-se com o inimigo e ser uma das principais vilãs de todo o seriado.

Faith é fascinante: ela alia o asco que teríamos de um assassino frio e sem valor com o ridículo de uma garota excitada fazendo o que lhe vier na cabeça, fica a sensação de que o seriado poderia mudar de nome para "Faith - A Caça vampiros" a qualquer momento graças ao poder da personagem e a interpretação poderosa de Eliza Dushku.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...