Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Fórmula 1 2012 - O melhor início de temporada dos ultimos anos

Para muitos a temporada de Fórmula 1 só começa com o início das provas europeias, isto porque as equipes treinam nos autódromos europeus e os pilotos conhecem todos seus atalhos. A próxima etapa, disputada no GP da Espanha (13/05) corrobora esta tese, pois é único autódromo no qual todas as equipes treinam e por sua vez marca o início da temporada europeia. E nestas três semanas serão realizados testes, onde a Ferrari promete um novo carro.

Porém não podemos desconsiderar as quatro etapas disputadas até agora, Jason Button foi campeão após abrir vantagem neste início de temporada e tais pontos costumam der fundamentais para consagrar um campeão, principalmente em uma temporada tão disputada. Até agora temos uma temporada equilibrada, com alguns candidatos a protagonistas.

A primeira "surpresa" é o cara da moda, o alemão Nico Rosberg da Mercedes, faço questão de usar as aspas pois sempre o considerei um piloto acima da média que nunca teve um carro a altura de seu talento. Após vencer o grande Prêmio da China Nico calou seus críticos os quais diziam que Rosberg era veloz, mas não o suficiente para vencer uma corrida.

Sérgio Perez
A segunda surpresa, agora sem aspas, vem do México. Sérgio Perez, a vida deste mexicano nunca foi fácil, sua estreia foi adiada em um ano devido a falta de patrocinadores, seus primeiros pontos na categoria foram anulados devido a uma falta técnica da equipe, Perez parecia um legítimo herói de novela mexicana, lutando bravamente contra o destino. Até que este lhe sorriu. Finalmente Perez tem um carro onde pode mostrar serviço e uma forte chuva na Malásia lhe rendeu o segundo lugar, já na China o mexicano deixou a desejar. Só nos resta esperar para ver se Perez será uma realidade ou apenas um herói paraguaio.

Fernando Alonso
Por falar em paraguaio o que posso dizer sobre a Ferrari? A equipe é uma bagunça, o carro uma carroça, mas e os pilotos? Alonso vem tirando leite de pedra e mostra porque é um dos melhores da categoria, em compensação Felipe Massa vem sendo um desastre, marcando seus dois primeiros pontos na quarta etapa do campeonato. A verdade é que o brasileiro nunca mais foi o mesmo depois do acidente envolvendo a mola do carro de Rubens Barrichello. Atualmente Massa é um dos piores pilotos da categoria, ele parece ter perdido o brio e a vontade de vencer. Seu carro é ruim e Fernando Alonso é o preferido da equipe! Porém nada justifica o início de temporada vexatório de Massa que deve lutar para permanecer na categoria ano que vem.

Bruno Senna
Se Massa fracassa Bruno Senna surpreende, sua Willians não é tão ruim como se imaginava e ele consegue tirar mais do que o carro pode dar como consequência Bruno vem somando bons pontinhos, estando muito melhor que seu companheiro, o venezuelano Pastor Maldonado, quem começou muito bem foi Kimi Raikkonen, campeão mundial aposentado que retornou a F1, que subiu ao pódio em sua quarta corrida. Já a Red Bull está parecendo com a Portuguesa, após uma temporada quase perfeita em 2011 a equipe ainda não se aproxima do esperado. Vettel conseguiu uma vitória na quarta corrida, porém o destaque desta prova foi a equipe Lotus.

Jason Button
Embora muito equilibrado o campeonato apresenta dois pilotos favoritos Lewis Hamilton e Jason Button, ambos da McLaren, o primeiro é o mais regular até o momento e encerrou o GP da China como líder do campeonato sem vencer uma única prova - lembrem-se que seu título mundial veio assim, nas primeiras corridas Hamilton esteve no pódio e foi somando pontos sem que ninguém percebesse. Por outro lado Buton é o melhor piloto da temporada, venceu o GP da Austrália, não pontuou na Malásia pois rodou na chuva e só não venceu na China porque sua equipe errou feio na troca de pneus e Button perdeu muito tempo, porem como não existe "se fosse diferente" Button não lidera o campeonato.

O ponto negativo fica para a realização do grande prêmio do Bahrein, um país que está em guerra civil, cujo movimento popular integra a "primavera árabe". O GP foi uma propaganda governista e uma tentativa de mostrar ao mundo que "tudo está bem". O único motivo por não terem havido manifestações foi a distância do autódromo para as cidades e o excesso de policiamento, mesmo assim um homem morreu durante o final de semana, a decisão da FIA e da FOM não surpreendem pois a F1 foi o único esporte a incluir a África do Sul durante o apartheid.


Como está a temporada até o momento:   



Sebastian Vettel
1 Sebastina Vettel 53

2 Lewis Hamilton 49

3 Mark Webber 48

4 Jason Button 43

5 Fernando Alonso 43

6 Nico Rosberg 35

7 kimi Raikkonem 34

8 Romain Grosjean 23

9 Sérgio Perez 22

10 Paul di Resta 15

11 Bruno Senna 14

12 Kamui Kobayashi 9

13 Pastor Maldonado 4

14 Jean-Eric Vergne 4

15 Nico Hulkemberg 2

16 Felipe Massa 2

17 Daniel Ricciardo 2

18 Michael Schumacher 2



Classificação de Equipes



1 Red Bull 101

2 McLaren 92

3 Lotus 57

4 Ferrari 45

5 Mercedes GP 33

6 Sauber 31

7 Willians 18

8 Force India 15

9 Toro Rosso 6

10 Caterham 0

11 HRT 0

12 Marussia 0



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...