Oito Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

GTO: Um grande Professor

GTO é uma homenagem aos professores, ao mesmo tempo em que é uma crítica ao sistema educacional atual onde as escolas se tornaram grandes negócios, os alunos passam a serem vistos como bons negócios e os professores são desvalorizados e estão desmotivados. Tudo isto com muito humor e dramas pessoais.
GTO pode até ter um enredo batido – Jovem professor idealista envolve-se com seus alunos e os ajuda em seus problemas pessoais, um a um vai conquistando uma sala repleta de “alunos problemas”. O que diferencia GTO dos demais é seu protagonista, Onizuka é o ex-líder de uma gangue de motoqueiros, com 22 anos que sonha em ser professor, mesmo sem nenhuma qualificação ele supera os problemas de seus alunos com muito afeto.
Sendo lançado inicialmente como um mangá por Tohru Fujizawa entre 1997 e 2002 GTO é uma sigla para Great Teacher Onizuka – maneira ridícula pela qual Onizuka se intitula – o mangá foi um sucesso na Ásia, Europa e América inexplicavelmente nunca foi lançado no brasil, mesmo tendo uma certa popularidade por aqui; em 1998 foi produzido um seriado japonês sobre GTO (um dorama) de 12 episódios; entre 1999 e 2002 foi produzido um anime bastante fiel ao mangá, mas com um final diferente;  agora em 2012 um novo live action de GTO está sendo produzido.

A seguir farei um paralelo entre o live action e o anime, dando ênfase ao seriado. A primeira questão do dorama é como resumir um mangá de 25 volumes em 12 episódios? Não é uma resposta simples, evidentemente algumas situações ficaram de fora, algumas personagens sumiram e outras foram condensadas. Outra diferença é a mídia o live action foca em alguns romances inexistentes no original e conta com um final diferente. Mesmo assim o seriado é muito bom, superando anime que, por ser mais longo, explora melhor as situações dos alunos e dá mais ênfase para a comédia, deixando os dramas pessoais em segundo plano.
Um bom exemplo de mudanças fica pela vilã da história, no anime existem pelo menos três Miyabi, a garota que alimenta maior rancor contra os professores e não aceita Onizuka; Anko que pratica Bullying contra um garoto por ele ser fraco e lembra-la de sua fraqueza e por fim Kanzaki definida por Onizuka como “terroristazinha”, no dorama Miyabi é a única vilã e acarreta características das outras personagens. Este é o principal defeito do live action kanzaki é uma das melhores personagens de GTO e de longe a melhor vilã.  Por sua vez Onizuka está muito melhor no seriado, graças ao ator Sorimachi Takashi que empresta carisma e simpatia ao professor maluco.
Outro ponto positivo do live action é sua trilha sonora, em especial a canção inicial “Poison”, um rock que narra o sofrimento transformado em ódio: “Não quero ser domado/com as mentiras e palavras sujas ‘veneno’/não quero tirar os olhos/da sinceridade”. Onizuka prega que os alunos odeiam os professores porque são ignorados e desprezados pelos adultos: “Sorrindo com um olhar frio/a pessoa que a alma está passada/tem a dor de escorrer as lágrimas”. Os alunos  de Onizuka são quase todos de famílias de classe média-alta ou alta com influência na mídia e na política imersas em seu trabalho e sem tempo para seus filhos, estes pais compensam sua ausência com dinheiro e mimos exagerados, provocando um grande vazio neles.

As Personagens Principais:


As Personagens Principais:
Onizuka: Professor idealista que usa métodos pouco ortodoxos de ensino, como convocar sua gangue de motoqueiro para dar uma lição aos alunos baderneiros ou ameaçar jogar uma aluna do terraço de um prédio! O mais importante de Onizuka é seu carinho e dedicação pelos alunos, que ele considera como amigos. No live action o professor foi interpretado com maestria, tornando-se uma das personagens mais carismáticas que eu já vi.
Ator: Sorimachi Takashi






Professora Fuyutsuki: No anime a professora Fuyutsuki é contratada junto com Onizuka e os dois tornam-se amigos após o GTO tê-la salvo de um tarado no metrô; no seriado Fuyutsuki já pertence a escola e ela detesta Onizuka. Outra diferença importante: no anime Fuyutsuki realiza seu sonho ao se tornar professora, no live action ela quer ser aeromoça para ter um salário maior e conhecer homens famosos (!) e leciona para agradar seus pais, lentamente Fuyutsuki passa a amar a profissão graças a Onizuka. No seriado a professora é a musa da escola onde alunos e professores são apaixonados por ela, graças a Matsushima Nanako, atriz que a interpreta, empresta charme a uma personagem chatinha do anime. Uma curiosidade Nanako é a protagonista de “Ring – O Chamado” e casou-se com Takashi após as filmegens de GTO.
Atriz: Matsushima Nanako



Miyabi: A grande vilã do live action reúne características de outras vilãs do anime/mangá, provavelmente para concentrar o seriado em uma única ameaça. Se no anime Miyabi é uma estrategista que tenta atacar Onizuka pelas sombras no live action ela se defronta com o professor logo no terceiro episódio após seu bullying ser descoberto. Em ambas as mídias ela é chantagista e ameaça todos os professores com sua mãe. No dorama ela está mais inteligente, no anime Miyabi não é muito inteligente e tem seus planos desfeitos pelos amigos de Onizuka.
 Atriz: Nakamura Aimi






 Kikushi: O gênio da classe é também um rebelde que faz o que quer graças as suas altíssimas notas, ele foi o primeiro aluno a atacar Onizuka forjando fotos do professor em clubes masoquistas, no live action as imagens são mais leves, rapidamente Kikushi percebe que Onizuka não é um professor comum e muito menos um “bundão” e decide dar uma chance para o cara. No live action sua adesão foi um pouco mais difícil Onizuka deixa que ele apanhe para perceber os malefícios de sua arrogância e prepotencia, com muita sinceridade Onizuka conquista Kikushi. Esta personagem é outro exemplo de condensação, ele recebe características de Kanzaki como a prepotência, tentar explicar tudo racionalmente e o prazer em humilhar os professores.

Ator: Kobosuka Yosuke


Tomoko: Menina ingênua, amiga de Miyabi e uma espécie de pau mandado, ninguém a valoriza tanto seus pais como seus amigos a acham uma idiota sem futuro, apenas Onizuka acredita nela. No anime Tomoko é linda e Onizuka consegue introduzi-la no mundo das modelos, inclusive atua como seu agente a deixando famosa nacionalmente, já no live action a garota é apenas infantil, sem a beleza e o talento cativante, ainda escolheram uma triz feinha para o papel.







Atriz: Kuroda Miki



Noboru: Garoto tímido e frágil constantemente vítima de bullying que ninguém percebe existir, em ambas as mídias Onizuka o salva de uma tentativa de suicídio. O garoto cria um forte laço de amizade com Onizuka e aos poucos vai criando coragem para denunciar suas agressoras por que sabe que tem alguém ao seu lado. Noboru apanha das meninas da classe, no anime quem bate nele é a Anko, que ao final da animação acaba apaixonada por ele, pois se lembra de sua fragilidade infantil e de quando era maltratada por seu irmão, no seriado quem bate nele é a Miyabi, que não desenvolve nenhum tipo de laço afetivo com o garoto.
Ator: Oguri Shun






Murai: De todos os alunos é Murai quem mais se parece com Onizuka os dois são bad boys, meio tapados e agem sem pensar. No anime Murai é apenas um adolescente revoltado, no live action Murai é o principal vilão do seriado ameaçando inclusive professores em ambas as mídias ele tem uma mãe jovem e linda que o enche de ciúmes, e lógico que Onizuka dá em cima dela, no anime Murai se rende facilmente a Onizuka percebendo que o professor só quer sua amizade, já no seriado ele resiste ao professor por amor a Miyabi.
Ator: Ikeuchi Hiroyuki







Mizuki Nanako: É a primeira aluna a ser ajudada por Onizuka após tentar chantageá-lo com uma foto onde ela estaria semi-nua em sua frente. Onizuka ameaça os dois amigos dela com sua gangue de motoqueiros e ajuda a menina a se reaproximar com seus pais. Nanako reclama que quando eles eram pobres eram mais felizes, agora que seus pais ficaram ricos a garota não passa mais tempo com eles, Onizuka resolve a fatura destruindo uma parede que separa o quarto deles, no anime ela estuda em outra escola onde Onizuka faz um estágio, já no seriado ela faz parte da turma que Onizuka vai conquistando aos poucos.
Atriz: Kirari




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os Deuses Mortos" Oito Anos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...