Oito Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

domingo, 16 de setembro de 2012

Mensalão: “Lula era o chefe”: Marcos Valério



Marcos Valério, conhecido como o publicitário do PT, que mantinha contratos milionários com o governo federal, aonde a maioria do dinheiro iria para o caixa do mensalão. Após o escândalo Valério seguiu fazendo consultorias e cobrando caro por elas, tudo isto mudou nesta semana. O publicitário foi condenado por lavagem de dinheiro e teme por seu futuro, ao tempo que desabafa “O PT me transformou em bandido”.

Em meio a este desabafo Valério conversou com a revista Veja em uma das capas mais bombásticas da história da imprensa nacional. A publicação revela que Valério assumiu a culpa para livrar alguns “figurões” do partido em troca da promessa de uma pena leve ou até mesmo impunidade. Assustado com seu futuro e temendo uma operação de queima de arquivo Valério ameaça revelar seus segredos que colocariam Lula como mentor do mensalão, ao lado de Zé Dirceu.
Reinaldo Azevedo foi mais direto em seu Blog afirmando que Valério teme ser assassinado para evitar que outros nomes do PT sejam acusados. E afirma que Valério acusa Lula de ser o chefe do mensalão – leia o post aqui.
Voltando a revista Veja desta semana as revelações de Valério derrubam duas teses petistas: 1) Lula não sabia de nada; 2) o Mensalão não existiu. A reportagem enfatiza que Valério disse várias vezes "Lula era o chefe".
A pesar do julgamento em andamento, das condenações existem muitos militantes petistas que realmente acreditam que o mensalão não existiu. Vou citar um comentário da comunidade do Orkut "Eu acredito no José Dirceu" como exemplo, eu sei que este não é um bom exemplo, pois é generalista demais, porém dá uma boa ideia sobre a lavagem cerebral petista:
"V... vc poderia começar nos explicando o que é Mensalão. Para te ajudar, vou refrescar sua memória 'propina paga, mensalmente, a base alidada para aprovação de emendas'. Vamos aguardar (por favor, na medida do possível, evite explicações midiáticas e lembre-se de que recortes de jornal não servem como provas em juízo e, que jornais não tem fé-pública).
Fé´pública denota crédito que deve ser dadoaos documentos emitidos por autoridades públicas, porém o que esta militante petista está querendo dizer é mais ou menos assim: todos estão mentindo e existe uma conspiração contra o PT e somente o Lula está falando a verdade.
Ainda na reportagem de Veja Valério revela que mantinha encontros com Paulo Okamotto, tesoureiro de Lula, cuja missão era acalmar Valério prometendo impunidade. Uma destas promessas era retardar o início do julgamento. Tal estratégia foi capa de duas revistas semanais em uma verdadeira guerra das bancas - veja e Carta Capital duelaram, já falei desta guerra aqui.  
Valério ainda desmente outra argumentação petista de que ele teria conhecido Delúbio Soares depois da campanha de 2002, quando na verdade eles se conheceram durante a campanha o que dá a entender que o mensalão fora planejado. A reportagem revela que Delúbio passava as noites no planauto em reuniões secretas com Lula.
Recomendo a todos que comprem a revista, que foi distribuída ontem nas bancas de todo o Brasil.
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os Deuses Mortos" Oito Anos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...