Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

sábado, 10 de novembro de 2012

Riza Hawkeye e Roy Mustang o casal de Full Metal Alchemist


O universo dos animes está repleto de casais icônicos, porém nenhum deles se compara ao Cel. Mustang e sua primeiro tenente Riza. Andes de ir ao casal propriamente, vamos a apresentações:

Full Metal Alchemist foi um mangá criado por Hiromu Arakawa, como todo bom mangá não demorou em sair uma versão de anime. O problema é que o anime alcançou rapidamente o mangá e os produtores da animação tomaram uma decisão incomum seguiram com o anime com roteiro independente do mangá.

Geralmente quando o anime alcança o mangá os produtores criam pequenas sagas para encher linguiça, que está acostumado com animes sabe o quão insuportável estas sagas são. Não seguir por este caminho foi um mérito e a desgraça do anime Full Metal Alchemist.

Por seguir roteiro próprio a animação fluiu, porém da metade para frente à história começou a ficar chata, com soluções simples e poucos bons momentos. Se compararmos o anime com o mangá a coisa piora a publicação revela-se inteligente e intrigante.
Em 2009 o mesmo estúdio readaptou o mangá em Full Metal Alchemist Brotherhood. Vou falar sobre a relação do casal neste anime. Atenção possui alguns spoilers: Roy Mustang era um jovem alquimista sedento por ascender na vida, para o tal ele “trai” seu mestre se alistando no exército. Seu mestre o amaldiçoa dizendo que não criou a alquimia do fogo para ser usada pelo exército e diz que Roy só conhece parte de sua pesquisa e nunca vai conhecer a pesquisa completa.
Pouco depois seu mestre morre, Roy conhece a filha de seu mestre Riza Hawkeye, que possui o circulo de transmutação das chamas tatuado em suas costas. Ela diz que seu pai nutria muito carinho por Mustang e ele gostaria que Roy tivesse sua pesquisa.
Anos depois Mustang está lutando na guerra de Ishbal, guerra é um modo de falar, os alquimistas foram chamados para exterminar o povo de Ishibal. Ao mesmo tempo Riza entrou na academia militar. Sua infância foi difícil, seu pai a ignorava em detrimento de Mustang e a usou para registrar sua pesquisa.
Riza queria reencontra com Mustang, por ter gostado de sua determinação de mudar os rumos de seu país. Os dois haviam conversado no velório de seu pai, foi naquele momento que ela se apaixonou por ele. Hawkeye (olho de falcão em inglês) tornou-se uma atiradora de elite e foi enviada para Ishibal onde assassinou mulheres e crianças sob ordens do exército.
Riza e Roy se encontram durante a guerra, Mustang se ressente, além de não estar mudando o mundo os olhos de Riza perderam sua pureza tornando-se tristes. Naquele momento Mustang decide que irá se tornar o homem mais importante de seu país, conquistando o título de Füher.
Após a guerra Riza pede para Mustang queimar suas costas para que nunca mais exista um alquimista de fogo, Mustang hesita, mas obedece para ela ficar aliviada. Os dois se reencontram anos depois. Roy segue em sua empreitada para ser o homem mais poderoso do exército e agora é coronel, Hawkey é seu braço direito e seu primeiro tenente. Os dois possuem um acordo Mustang subiria ao ponto mais alto do país, se em algum momento ele se desviasse de seu caminho Riza o mataria.
A relação deles chega ao ponto em que Mustang consegue “ler os pensamentos” de Riza apenas por seu olhar, quando esta é feita de refém Mustang adivinha o momento certo para um telefonema, Riza cai de joelhos chorando de alegria “ele sempre sabe a hora certa”. 
O amor deles é tão grande que Riza está disposta a mata-lo se Mustang se perder, primeiro porque ele deixaria de ser o homem que ela ama; em segundo lugar Mustang não se perdoaria acaso virasse o que ele mais odeia. Ao mesmo tempo ele arrisca tudo o que tem e pelo que lutou para salvar a vida de sua tenente.
A relação dos dois toma ares cômicos quando o orgulho de Riza entra em jogo. Em determinado momento da trama Riza acredita que o coronel está morto e desiste de lutar permitindo que Luxúria, uma de suas inimigas, a mate, Riza está caída de joelhos chorando em desesperança, Al a salva e Mustang volta vivo para sua amada.
Em outro momento quando Roy lembra sua tenente de como ela chorou ao acreditar em sua morte, dizendo ter gostado de ver aquelas lágrimas, Riza se limita a dizer “Por que? Você fica inútil quando se molha” – ela se referia a alquimia usada por Mustang que cria uma fagulha ao estralar os dedos, quando o tempo está húmidos Roy não consegue usar sua alquimia.
Na segunda versão animada Mustang está muito mais forte e mais nobre do que na primeira animação. Só para se ter uma ideia os vilões do anime são os homúnculos, seres imortais. Mustang consegue matar dois deles! Mesmo assim Hawkeye o salva algumas vezes, apenas uma vez durante uma chuva, porém sua principal prova de amor foi quando Mustang procurava vingança contra o assassino de seu amigo Hughes, Riza aponta sua arma para a cabeça de Roy, sabendo que ele estava tomado pelo ódio e nunca mais voltaria a ser o mesmo caso assassinasse o homúnculo inveja.
A decisão de Mustang? Com ajuda de Ed Mustang cai de joelhos nos braços de sua tenente a agradecendo. Neste momento o que estava implícito torna explícito, Roy protege sua tenente durante o ataque a central. Os dois continuam juntos enquanto Mustang vai em busca de seu sonho, recuperar Ishval.
Riza é uma mulher forte, disciplinada, profissional e responsável. Em vários momentos ela assume o comando do pelotão, inclusive mandando em Mustang. Ela disciplinou seu cachorro a base de bala (literalmente) enquanto Roy tem uma aparência fria e calculista, escondendo seus sentimentos e humanidade para parecer mais forte. Riza é quem conhece melhor este lado. Considerado mulherengo ela só o faz para gerar ciúmes em Riza. Os dois se recusam a cederem ao seu amor enquanto Ishibal não for reconstruído, não importando o que Mustang tenha que fazer. Hawkeye estará sempre atrás dele.   





2 comentários:

  1. quando vi FMAB pela primeira vez, o casal que mais me chamou atenção não foi Ed x Winry, mas sim Roy e Riza.
    Os dois passaram por tantas coisas difíceis, mas mesmo assim continuaram juntos.
    Não precisou de beijos para mostrar que ambos se gostavam, os olhares e atitudes de ambos diziam tudo. Particularmente, para mim, eles são o melhor casal!
    Adorei o post, beijoo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamo junto amo esse casal
      Os 2 casais que eu mais gosto é RoyxRiza e ErzaxJellal

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...