Oito Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Calvin e Haroldo: A sabedoria de uma criança de seis anos


Calvin é um menino de seis anos, com uma imaginação fértil e a honestidade da curiosidade infantil. O menino discute questões existência e ambientais com seu tigre de pelúcia, Haroldo, como se fosse gente grande e lógicamente o resultado é muito melhor do que muitos adultos por ai. Calvin e Haroldo chegam a conclusões simples, para problemas igualmente simples, provando que muitas das nossas dificuldades são criadas por nós mesmos.

A personagem foi inspirada no pensador João Calvino, um reformador religioso do século XVI, Calvino acreditava que o homem está naturalmente inclinado a promover o mal a seu próximo (alguém discorda?).

O “pai” das personagens, Bill Watterson, criou o menino e seu tigre de pelúcia enquanto trabalhava como publicitário (profissão que ele odiava e exercia apenas para sobreviver). Watterson tentou por anos emplacar suas tiras, até que um editor sugeriu que ele criasse uma tira sobre a personagem secundaria de uma de suas histórias: um menino e seu tigre de pelúcia.

Calvin e Haroldo (Calvin and Hobbes no original) foi publicado diariamente entre 18 de Novembro de 1985 a 31 de Dezembro de 1995 em mais de 30 países, no Brasil e Estado de São Paulo foi o primeiro jornal a publicar a tira– Watterson dizia-se cansado de produzir em prazos apertados. Ao longo de 10 anos aliando humor e filosofia o cartunista se via sem tempo de curtir a vida e acabou por encerrar a tirinha, deixando milhões de fãs pelo mundo orfãs. Como diria Freud toda piada tem seu fundo de verdade.
 
 
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os Deuses Mortos" Oito Anos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...