Oito Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

sábado, 24 de agosto de 2013

A Aposta de Pascal


Blaise Pascal (19/06/1623 – 19/08/1662) foi um matemático, físico, filósofo moralista e teólogo francês que tentou responder a grande pergunta sobre a existência de deus, Pascal não conseguiu responder se a existência de deus era real ou não, porém acabou elaborando outra teoria.

Por mais absurda que seja a existência de deus – um ser invisível que realiza nossos desejos via telepatia, Pascal afirmou que se estivermos certos sobre deus não existir não perdemos nada, porém se estivermos errados e deus existir estaremos amaldiçoados por toda a eternidade. Portanto é melhor acreditar que deus existe, os riscos são menores.

Existem alguns pontos absurdos nesta conclusão o primeiro deles a crença não passa pela razão não posso me forçar a acreditar em deus apenas para não ir para o inferno, por mais que muitos líderes religiosos tentem o contrário. O máximo que pode advir desta obrigação é uma crença falsa, alguém que superficialmente acredite em deus, quando o faz apenas por temor.

Vamos supor que deus existe (saibam que ele não existe) o que seria preferível? Alguém que finja acreditar apenas para não ser prejudicado ou uma pessoa honesta, porém descrente?

Outra suposição: vamos supor que deus exista, mas não é o nosso deus! E se os muçulmanos estiverem certos? Ou os Indianos? Ou quem sabe um deus primitivo e rancoroso feito de fogo chamado javé, antes de sua descrição hebraica javé era idolatrado por tribos nômades que o descreviam como um ser com corpo de fogo, possuidor de chifre que caçava a noite.

Imagine morrer e deparar-se com este Javé, que provavelmente estaria furioso por ter sido esquecido e descobrisse que você idolatrava um outro ser inexistente? O castigo daqueles que optaram por outro deus seria muito pior do que os descrentes, que poderiam alegar desconhecimento.

Existe um outro ponto, ilustrado na figura a cima, a religião é uma prisão, que impede perguntas e impões regras, promove a intolerância, martiriza mulheres, impede medidas como o aborto e o planejamento familiar que trariam benefícios sociais e claro temos os atrasados que se colocam contra a pesquisa com células tronco.

 Sem contar as inúmeras pessoas mortas e torturadas pela religião, mulheres queimadas na fogueira, guerras santas, Bush dizendo que deus o aconselhou a invadir o Iraque, cristãos perseguindo gays e tentando cura-los sem contar com a total castração da liberdade em pessoas seguindo cegamente as palavras de um líder.

Segundo Pascal apostar na existência de deus seria uma garantia de via após a morte, não acreditar em deus é uma garantia de qualidade de vida e pensamento livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os Deuses Mortos" Oito Anos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...