Oito Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Fernando Henrique toma posse na Academia Nacional de Letras


Acontece no dia de hoje, às 21 horas a solenidade que irá empossar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como membro efetivo da Academia Brasileira de Letras (ABL), FHC irá ocupar a cadeira de n° 36.

FHC torna-se imortal após ser eleito por outros catedráticos da ABL com 34 dos 39 votos possíveis, com seu habitual bom humor Fernando Henrique declarou “não há eleição fácil, mas o resultado foi o melhor (de sua carreira)”.

O novo imortal fez parte de um grupo de intelectuais que se voltavam contra a ditadura, dono da cadeira de sociologia da USP, exilado tornou-se professor em Paris mas retornou ao Brasil, pondo sua segurança em risco, onde tornou-se político e esteve na linha de frente no combate contra a ditadura.

Atualmente FHC integra grupo de madrid composto por 55 ex-presidentes, pertence ao grupo idealizado por Nelson Mandela para remediar a guerra no Oriente Médio, além de liderar a campanha de descriminalização da maconha na América latina.

Fernando Henrique será empossado devido à soma de seu trabalho literário – os quais foram traduzidos para diversos idiomas como inglês, francês, japonês e árabe. Escritor, sociólogo, pesquisador, humanista e político - FHC foi um dos relatores da constituição de 1988, foi Senador, Ministro de Relações Exteriores, Ministro da Fazenda e eleito duas vezes presidente de República, neste tempo o novo imortal criou o plano real, que salvou o Brasil da inflação, e foi o pai dos programas sociais desenvolvidos e surrupiados por Lula.

Algumas capas de seus livros traduzidos para outros idiomas
 





Um comentário:

  1. É preciso separar o FHC presidente do FHC escritor, apesar da tarefa difícil! FHC teve uma grande contribuição para as Ciências Econômicas, graças ao seu cargo, porém, na Sociologia ele perdeu prestígio devido ao mesmo cargo. Suas obras são inteligentes, um dos primeiros escritores a traduzir o manifesto do partido comunista e logo após toma outros rumos assim quando assume a presidência, apesar da confusão na carreira, eu acho que ele merece essa cadeira.

    Estou seguindo o blog!
    Abraços!
    Rodolfo Soares
    http://umguardalivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Os Deuses Mortos" Oito Anos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...