Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Thetis de Sereia


Cavaleiros do Zodíaco foi um dos maiores fenômenos da televisão brasileira, as pessoas paravam o que estavam fazendo para assistir o anime que possuía apenas um defeito a escassez de personagens femininas, de fato a única personagem regular que mostrava seu rosto era Saori Kido, a deusa Athena, uma recatada dama japonesa.

Enquanto marmanjos se digladiavam as amazonas eram obrigados a ocultar seu rosto, tudo mudou com o surgimento de Thetis, a amazona de sereia e serva de Posseidon, deus dos mares. Cronologicamente Posseidon foi o segundo inimigo dos cavaleiros no mangá e ultimo inimigo da série clássica. Isso é antes de animarem a saga de Hades.

Voltando a Thetis a loirinha encaixa-se na concepção japonesa de vilões, na terra dos animes é raro vermos um vilão que é puramente mau, em geral ele ou ela tem sempre alguma motivação e o conceito de maldade varia de acordo com o observador. Por exemplo se o vilão fosse o protagonista ele seria visto como o herói e os mocinhos seriam os vilões. Thetis apresenta-se como uma linda dinamarquesa de 16 anos, apaixonada por Julian Solo, jovem que irá receber o espírito de Posseidon, o que não sabemos é que Thetis não é bem uma pessoa.

Thetis é um peixe (!), ou melhor foi um peixe, no passado ela fora um belo peixe preso na praia, o menino Julian ficou encantado com sua beleza e o jogou novamente no mar. Aquele peixe seguiu apaixonado e no momento em que Posseidon despertou Thetis assumiu facetas humanas.



Funções e Poderes


Thetis é uma marina, guerreira de Posseidon, de nível intermediário, ela está abaixo dos generais marinhos e a cima dos soldados comuns, sua principal função é a de uma espiã, a moça não tem muitas habilidades de luta, mesmo assim acaba desafiando Seiya e Shun ao mesmo tempo.

Embora não seja especialista em batalhas a sereia consegue levar a luta contra os guerreiros de Athena por algum tempo graças a sua agilidade e ao seu poder – ela confunde os adversários como as sereias mitológicas, a impressão é que a moça aparece e desaparece. Outra característica das sereias que Thetis possui é uma bela e mortífera voz que usa para cantar.

Thetis é derrotada por Shina
Além de sua técnica de ilusão Thetis atrai os homens com sua beleza e sua voz, ela está sempre à espreita, à moça possui um golpe ofensivo - “cilada de coral” que cobre o corpo dos adversários com uma camada de coral. Enquanto enfrentava Seiya e Shun sua vida foi salva por Bian o cavalo Marinho, que comprou a briga de Seiya, Thetis ainda atacou Kiki, que levava a armadura de Libra, e enfrentou Shina, a amazona de cobra.



A luta das duas era muito interessante, duas mulheres apaixonadas, cada um por seu homem, dedicada a segui-lo até a morte. Ao final do combate Shina sai vitoriosa e dá uma lição de moral na sereia dizendo que ela deveria correr atrás do seu coração e a deixa viver (até parece que Shina tem moral para tanto).

Thetis teve um papel fundamental na saga, foi ela quem despertou Posseidon , apresentando-se a Julian Solo, a sereia o encontra no dia de seu aniversário de 16 anos, comunicando-lhe que este era o portador do deus Posseidon. No momento a moça estava toda envergonhada por revelar suas formas ao seu grande amor.

Quando ficamos sabendo que a guerra de Posseidon contra Athena tinha sido tramada por Kanon e o deus dos mares fora derrotado a loirinha abandona suas funções e salva a vida de Julian, arriscando a própria vida, após o poder de Posseidon ser trancado em sua urna Thetis volta a ser um peixe Julian acorda sem entender o que aconteceu, mas tem a sensação de ter sido salvo por alguém que o amou muito.


Thetis é realmente uma vilã?




Essa é uma pergunta muito difícil de ser respondida, por um lado ela é uma fiel serva de Posseidon, estava pronta para ver a Terra ser imunidade e assistir a morte de milhões de pessoas, ao mesmo tempo Thetis nunca infringiu nenhum ato de crueldade por sua vontade, embora quase tenha matado kiki (que é uma criança) ela apenas seguia seu mestre. A resposta seria sim, ela é uma vilã, porém só faz o que faz para ficar ao lado de seu amor. Se Posseidon for derrotado o feitiço que a faz humana desaparece.

Thetis é extremamente sensual, de longe ela é a personagem mais bonita e mais atraente do anime. Saori é muito recatada e vive com aquele discurso de martírio, Shina esconde seu rosto e feminilidade sob uma máscara, mesmo já a tendo desvendado em outro post a amazona de cobra faz questão de aparentar um lado masculino, Marin nunca mostrou seu rosto e June de Camaleão apareceu muito pouco. A falta de concorrência não diminui os méritos da sereia.

A amazona de sereia não é má, ela possui um coração quente e está disposta a morrer pelo homem que ama. Thetis esconde uma enorme tristeza por detrás de sua beleza, ela nunca poderá ficar ao lado de quem ama. Julian recebe o espírito de Posseidon, o deus dos mares, uma simples marina não poderá ficar com Posseidon ao passo que quando Julian retoma sua consciência a moça perde sua forma humana e mais uma vez eles estão distantes.


Esta mistura de tristeza com beleza tornaram Thetis uma das personagens preferidas dos fãs, a moça tinha destaque na abertura do anime e atraindo a adoração de fãs mundo a fora que tem Thetis guardada em um lugar especial.
Thetis salva Julian e despede-se de seu amor


Thetis na mitologia


A deusa Thetis é uma divindade do mar e das águas, mais especificamente a deusa é filha do Céu e da Terra, casou-se com o Oceano – seu irmão, e foi mãe de três mil ninfas chamadas oceânicas.

Na mitologia grega os rios, mares e outros estados da natureza possuíam vida, Thetis também é a mãe de todas as fontes, do deus Proteu; de Etra – mãe de Teseu (herói ateniense que derrotou o minitauro) e de Atlas que fora condenado por Zeus a segurar o mundo.

Thetis locomovia-se em uma concha de marfim branco, puxado por cavalos marinhos ainda mais brancos, sempre seguida por golfinhos e anunciada pelos tritões que tocavam trombeta com suas conchas para anunciar a presença da deusa dos mares. 


Saint Cloth Myth Mermaid Thetis




Os fãs da sereia são tantos que em 2012 a bandai lançou sua versão da série Saint Seya Review - Saint Cloth Myth Mermaid Thetis. Tenho aqui em casa essa versão da Thetis e posso garantir que a figura está muito caprichada, além dos habituais detalhes das figuras clássicas clássicos – armadura de metal que desmontava, Thetis possui algumas versões de mãos, rostos e o cabelo comprido (o que faltava na versão dos anos 90).

A personagem da Thetis é uma das mais bonitas já lançadas pela Bandai. Chegando a ser considerada a figura mais bonita e perfeita da coleção, detalhe ela foi a primeira personagem da saga de Posseidon a ganhar uma figura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...