Oito Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Genshiken - "Sociedade para Estudo da Cultura Moderna Visualmente Dirigida"

Uma das principais características dos autores de mangá e sua capacidade de inventar temas e situações. Existem mangás e animes sobre qualquer assunto. Genshiken é um dos mais criativos, seu tema? O cotidiano de fãs de animes e mangás. Ou o cotidiano dos otakus se preferir.
Para quem não está familiarizado o otaku não pode ser considerado um fã comum, ele é um fã hardcore, que dedica sua vida ao tema. O mangá foi publicado entre Junho de 2002 a junho de 2006 por Kio Shimoko rendendo 55 capítulos distribuídos em seis volumes.
A “ação” se passa em uma universidade no dia da inscrição os calouros podem escolher alguma atividade extracurricular, dentre eles estão Kenji Sasahara, um otaku tímido, que não consegue expressar seu amor por animes.
Kenji sente-se envergonhado e um pouco ridículo ao ser comparado com outros otakus, ao mesmo tempo em que ele morre de vontade de entrar em um clube de mangás ele sente vergonha e acaba optando pelo Genshiken por não ser muito vistoso (e após ser quase que obrigado por um amigo), assim ele poderia ficar escondido em um canto.
No mesmo dia Saki Kasukabe, uma jovem linda, que adora andar na moda e odeia otakus reencontra um antigo vizinho, Makoto Kousaka, ela logo percebe que o rapaz cresceu e está lindo. Saki aproxima-se dele. Para sua infelicidade Saki descobre que Makoto é o maior otaku da universidade, o que não parece.
Assim Makoto e Kenji filiam-se ao Genshiken, Saki vai de gaiato e passa os seus dias xingando os outros membros do clube. Dentre eles Harunobu Madarame, o protótipo de otaku, o cara parece que saiu de um filme dos Nerds. Nenhum dos homens responde as ofensas de Saki, o que deixa a garota mais irritada ainda.
O mote do mangá é o dia-a-dia dos membros do clube, eles passam seus dias discutindo aspectos técnicos dos animes tais como estilos de direção e roteiro; colecionam gashapons (pequenas figuras de animes) e principalmente doujins eróticos (mangás amadores feitos por fãs de um determinado anime) os quais Saki chama de “pornografia”. Os preparativos para convenções, compras de materiais. Tudo aquilo que é comprado pelos membros fica no clube, existem centenas de douijins e figuras espalhadas, o que gera um clima de familiaridade e conforto onde
Ohno tenta convencer Saki a fazer cosplay
eles podem ser o que são.
É nesse clima de familiaridade que o mangá e o anime se desenvolvem. Em pouco tempo você sente-se um membro do Genshiken, vamos conhecendo os personagens a fundo. Outra coisa legal do mangá é que ele acompanha os anos da universidade, assim alguns personagens vão se formando e tem que encarar uma difícil decisão: abandonar seus sonhos e entrar no mundo dos negócios. Alguns membros seguem seus sonhos, outros abandonam sua vocação em troca de uma carreira mais convencional e portanto sólida.
Dentre as personagens estão Kanako Ohno, uma japonesa que estudou nos EUA, fanática por cosplay e possuidora de uma tara secreta – ela adora homens de meia idade carecas – Ohno é muito tímida e só consegue se soltar como cosplayer, onde faz muito sucesso graças ao seu corpo perfeito. A moça acaba se transformando na melhor amiga de Saki e namoraSouichiro Tanaka, que tem como hobie confeccionar cosplays, embora ele mesmo não os vista.
Mitsunori Kugayama é um desenhista de mão cheia, porém esconde seu talento por vergonha, ele não gosta de desenhar seguindo prazos e acaba se boicotando, tudo para não ser notado. É ele quem mais sofre quando o Genshiken decida produzir seu próprio doujin.
Chika Ogiue é uma otaku, que odeia otakus, chegando ao ponto de atirar um membro do grupo de mangás pela janela, graças a sua raiva e indisciplina ela acaba no Genshiken, os homens tem medo de contraria-la, esquisita a moça esconde muito talento e beleza por debaixo de sua armadura. Sua preferência envolve romances gays. Ela desenha um doujin onde Madarame e Sasahara são amantes. Imagina a confusão quando eles descobrirem!
Por fim, mas não menos importante temos a coadjuvante fixa Sasahara Keiko, irmã caçula de Sasahara Kanji, a quem ela carinhosamente chama de macaco. Keiko é uma colegial que odeia otakus, manda e desmanda em seu pobre irmão mais velho (o qual ela chama de macaco) e, lógico, apaixona-se por Makoto, despertando a ira de Saki. As duas vivem brigando por makoto, que está mais preocupado em jogar jogos hentais.
Genshiken ganhou um anime baseado no mangá. A série, muito boa por sinal, divide-se em três parte a primeira temporada vai até a metade do mangá sendo feita em 2004; três OVAs feitos entre 2006 e 2007 – onde Ogiue é apresentada e a segunda temporada animada em 2007 indo até o final do mangá. Mostrando o destino dos membros que se formam, os preparativos para o ultimo ano de faculdade dos que permanecem e ainda os novos membros que entraram para o Genshiken comprando mais “bugigangas legais”.
Ao todo o anime reúne duas temporadas de 12 episódios cada, intercalada por três OVAs de 28 minutos cada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os Deuses Mortos" Oito Anos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...