Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O Verdadeiro Che Guevara

Quando Lobão foi entrevistado por Danilo Gentili o roqueiro definiu o “herói” Che Guevara como: “Um facínora, um cafajeste. Esse era um racista, um homofóbico, genocida, um psicopata. Ai tem gente querendo defender os direitos humanos com uma camiseta desse psicopata. Agora para você ver que esse cara é um psicopata não basta ter um QI maior do que o necessário para amarrar seu sapato não é só entrar na internet tem ele mesmo dizendo atrocidades ‘fuzilo, fuzilo sim’ como tem contemporâneos dele, tem documentos, tem uma farta documentação. Só não quer porque levou uma lavagem cerebral ou é muito burro mesmo”.
Decidi fazer uma procura em busca do verdadeiro Che Guevara seria ele um herói humanitário ou um homem cruel. Homens humanitários que amam a paz raramente pegam em armas, mesmo assim fui atrás, me deparei com a mesma frase batida frase “Há de endurecer, sem jamais perder a ternura”. Tem outra muito bonita “Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo então somos companheiros”.
Che fala muito de uma figura intitulada “os poderosos” mas quem são eles? Que comanda? E um revolucionário não seria um homem que troca poderosos por outros poderosos? Ainda procurando pela verdade, que Nietzsche dizia não existir, combinei os termos usados por Lobão com o nome de Che. Abaixo estão as frases, ditas pelo próprio Che, que encontrei.
Por que a verdade não existe? Porque ela é relativa, cada um vê o seu ângulo de vista. Dai o título do post, retiro o ideal “bonitinho” de Che e exponho seu lado humano, retiro o ídolo da esquerda e exponho o homem sem as ocultações de seus apaixonados.
Certas pessoas querem tanto enxergar um herói que acabam ignorando suas falhas. Certos homens possuem falhas menores, outros falhas gigantescas.

Antes das frases de Che uma frase de Nietzsche: “Como? Um homem notável? Vejo apenas o ator representando o seu próprio ideal”.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...