quarta-feira, 23 de abril de 2014

Aécio Neves: 30 Anos Depois

No ano de 1984 o Brasil estava em crise a inflação crescia a doses galopantes, o país parara de crescer o governo militar, que anos atrás fora adorado pelo público, era hostilizado. A população que aplaudiu os presidentes Costa e Silva e Médici estava descontente e vaiava o presidente Figueiredo.
O governo militar fez o Brasil crescer, se tornar uma das principais economias do mundo, trouxe distribuição de renda, durante o governo Geisel a economia começou a entrar em colapso. Em 1984 o governo militar garantiu a realização de eleições indiretas para presidente. Tancredo Neves tomou a iniciativa para tornar-se o primeiro presidente civil em 20 anos.
Após manobras eleitorais Tancredo montou uma chapa agrupando candidatos do PMDB, PDT e da Frente Liberal (futuro PFL que se transformaria em DEMOCRATAS) vencendo o candidato dos militares Paulo Maluf. Infelizmente Tancredo faleceu pouco depois de assumir a presidência (alguns dizem que ele faleceu antes e fora empossado já embalsamado para evitar um novo golpe) o Brasil sofreu tendo que engolir José Sarney, seu vice, imposto pela frente liberal.
Tancredo Neves
Trinta anos depois a história se repete – Lula assumiu a presidência, revelou-se um fenômeno de popularidade. Após a explosão do mensalão Lula fez tudo para ficar no poder amplificou seus métodos assistencialistas, investiu em marketing e contou com uma oposição ineficiente.
O ultimo ato de Lula na presidência foi eleger o poste Dilma, a qual teve um começo surpreendente e um meio desastroso. O que parecia improvável um ou dois anos atrás passa a acontecer: políticos petistas são vaiados pela população que insatisfeita com o atual governo deseja mudanças. O motivo é o mesmo a economia – enquanto o governo militar mantinha a inflação sob controle e o país crescia o povo aplaudia; o mesmo ocorreu com o PT enquanto o modelo econômico (herdado de FHC) estava funcionando o povo aplaudia. Dilma usou estratégias semelhantes a dos generais – medidas populistas como diminuição da conta de luz, muita propaganda nacionalista e a invenção de inimigos – que Lula também fazia.

Em um cenário tão semelhante eis que o neto de Tancredo Aécio Neves está disputando a presidência como opositor de um governo desgastado, repleto de escândalos e censuras. Trinta anos depois Aécio tenta fazer o que seu avô não conseguiu ser presidente da república para mudar o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os Deuses Mortos" Sete Anos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...