Oito Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Ateísmo ou ateísmo?

Antes de mais nada é necessário compreender o ateísmo e para isso devemos olhar para a religião. O movimento ateu existe apenas por causa de religião, caso contrário não faria sentido usar o prefixo de negativa “a”  - a não crença em deus só pode existir pela crença em deus.
No fundo o ateísmo não é uma crítica a crença em deus é uma não crença. A crítica se faz na tentativa de tomada de poder onde a religião é o instrumento. A obrigatoriedade de uma crença, o preconceito, a quebra da lei onde órgãos públicos de um estado laico abrigam artigos religiosos ou permitem rituais religiosos. A crítica também se faz as disputas territoriais, a guerra e a matança motivados pela religião.
Em suma não é a religião que deve ser criticada, um ateu de mente aberta reconhece o livre exercício da religião, cada um tem o direito em acreditar no que quer sem sofrer preconceitos por isso. Exatamente o oposto do parágrafo a cima e sim o ateu sofre muito com o preconceito. Se nosso “inimigo” não é a religião então qual seria ele?
A resposta é simples o inimigo é o Dogma é o dogma que impões leis absurdas tias como: proibição do uso da camisinha, pagamento do dízimo, obediência cega, mutilação de mulheres e por ai vai. O Ateísmo (com A maiúsculo) é uma proposta de viver sem estes dogmas, cada um é responsável pela sua moral adequando-a ao cotidiano. Pois bem de uns tempos para cá o Ateu vem se convertendo em ateu.
Esta ateu (com a minúsculo) é o ateu dogmático, ele segue religiosamente preceitos de um suposto ateísmo. Já ouvi bizarrices como (ateu não pode acreditar em homeopatia). Quem não acredita em homeopatia são certos ramos da medicina, com grandes apoios laboratoriais. A homeopatia é eficiente em quase todos os ramos da medicina, exceto na psiquiatria. Uma resposta que ainda não se tem. A questão não é a homeopatia é o Ateísmo. Acreditar ou não é um direito, ter que não acreditar na homeopatia é a mesma coisa que ser obrigado a não usar camisinha.
Alguns podem argumentar que homeopatia não é ciência, o próprio Richard Dawkins critica a homeopatia. Este é um direito dele, eu respeitosamente discordo de sua opinião. Uma das melhores definições de ciência, dada por Dawkins é se uma pesquisa apresenta 98% de certeza a obrigação do cientista é entender estes 2% e não desacredita-lo.  Esta é a diferença entre ciência e masturbação acadêmica.

Outro exemplo é o deus com d minúsculo tal escrita é obrigatória, eu a uso como opção, gosto da representação impactante em escrever/ler deus como um ser mitológico. O ateu (com a minúsculo) aproxima-se perigosamente do religioso e via ostentação de dogmas periga tornar-se aquilo que veio combater. O Ateísmo é antes de tudo uma reflexão e dogmatismo não combina com pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os Deuses Mortos" Oito Anos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...