VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Alckmin e Serra: Soberanos em São Paulo


Após receber a notícia de que havia sido eleito José Serra o eleitorado agradeceu de maneira singela nas redes sociais com um simples, porém verdadeiro, “Obrigado São Paulo”, Geraldo Alckmin postou uma foto com sua família – são homens diferentes, Serra preserva sua família, já atacada por petistas, enquanto Alckmin mostra a todos suas raízes.
 Suas decisões também foram diferentes Alckmin é o governador em exercício, com direito a reeleição, Serra estava amargando uma aposentadoria forçada e decidiu concorrer ao senado na ultima hora. Em comum apenas uma perspectiva muito difícil pela frente: Serra tinha como adversário Eduardo Suplicy, um dos senadores mais antigos da casa, que ocupava sua cadeira desde 1990 e possui muita fama entre os eleitores que o consideram honesto e identificam-se com ele; Alckmin enfrentava sabotagens disfarçadas de greve, criticas constantes de programas policiais televisivos, uma seca e dois candidatos com o rótulo de “novos” Skaf (novo na política) e Padillha (ex-ministro de Lula e responsável pelos médicos cubanos).
Não se pode dizer que a vitória de ambos foi surpreendente, ambos são nomes fortes e queridos, porém a maneira como se deu foi surpreendente: Alckmin venceu no primeiro turno com 57.31% dos votos válidos, 7.636,099 votos a frente de Paulo Skaf e 8.342.223 votos a mais que Alexandre Padilha; Serra contou com 58.48% dos votos contra 32.53% de Suplicy, uma diferença de 4.929.375 votos.
Ambos foram eleitos por seus méritos, Alckmin possui uma avaliação positiva de seu governo que sustentou-se mesmo durante os protestos do ano passado, o PSDB vem governando São Paulo desde 1995 quando Mario Covas foi eleito – sempre com ótimas aprovações, Alckmin possui um governo bem avaliado; Serra venceu uma eleição que muitos consideravam impossível devido aos 24 anos de Suplicy no poder, Serra apresentou propostas contundentes, como lutar por uma distribuição de renda mais justa para São Paulo, contra as não propostas de Suplicy, que vinha ganhando fama de não fazer nada (em 24 anos ele fez pouco)  e suas gafes constantes na televisão.

O sentimento antipetista que toma São Paulo contribui, o eleitorado paulista é conservador e cansou de ser ofendido por sua escolha, também cansou de trabalhar para sustentar vagabundos e acima de tudo está preocupado com os rumos da economia. O prefeito eleito Fernando Haddad contribuiu para a reprovação ao PT com suas trapalhadas. Serra e Alckmin foram vistos como alternativas viáveis e, principalmente, como bons políticos em quem a população pode confiar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os Deuses Mortos" Oito Anos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...