terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Top 10: Filmes Natalinos

Mais uma vez estamos naquela época do ano, Dezembro possui uma aura diferente, são tempos mágicos que nos remete a infância, a melhor época da nossa vida. Para comemorar a data vai uma lista de 10 filmes que tenham o Natal como pano de fundo:

Duro de Matar

John Mcclane (Bruce Willis em início de carreira) é um policial nova-iorquino do tipo que atira primeiro e pergunta depois que está vivendo uma crise em seu casamenta sua esposa pegou seus filhos e mudou-se para Los Angeles para trabalhar em uma empresa japonesa. O Natal parece ser a data perfeita para reconciliações, exceto pelos terroristas que invadem o prédio. Mcclane encontra-se sozinho, descalço e com apenas um revolver contra terroristas armados até os dentes. Um clássico instantâneo – “Yippee Ki-yay Mother Fuker”. 

Esqueceram de Mim

Macaulay Culkin é o caçula de sua família, que prepara-se para passar o natal em Paris, seus pais o ignoram, seu irmão o atormenta, seus primos não tem paciência. Na véspera da viagem seu tio conta errado e o garoto é esquecido em casa. Sozinho. Tudo parecia um paraíso até dois ladrões trapalhões tentarem roubar sua casa. O que parecia ser mais uma comédia boboca, que ficaria juntando teias de aranha em qualquer vídeo locadora tornou-se um clássico instantâneo lançou o jovem Macaulay ao status de estrela. O resto é história.

Os Fantasmas Contra-Atacam

Bill Murray estava no ápice de sua carreira quando topou fazer esta divertida adaptação de “Um Conto de Natal” dirigida por Richard Donner (Superman – O Filme) Murray vive Frank Cross um executivo de televisão frio e avarento que afasta-se de todo o contato humano para poder ganhar dinheiro. Na véspera de natal ele é visitado pelo espírito de seu antigo mentor que avisa Cross de que este será visitado por três fantasmas. Paralelamente Cross relembra-se de um antigo amor do passado enquanto prepara uma versão de “Um Conto de Natal” para a emissora onde trabalha. Definitivamente uma das interpretações mais criativas deste conto natalino tantas vezes adaptado.

Férias Frustradas de Natal

Clark Criswold (Chevy Chase) é um batalhador ou um teimoso cabeça dura, depende do ângulo de visão, todas as férias em família que ele prepara dão terrivelmente erradas, com= o Natal não poderia ser diferente. Clark promete para sua família o melhor natal de todos os tempos, compra 20 mil luzes pisca-pisca, convida toda a família mas... o peru explodem a árvore de Natal não cabe dentro de casa, todos os convidados encontram algo na decoração para criticar... já deu para entender.  

Gremlins

Estamos na semana de Natal quando o jovem Billy ganha um presente inusitado se seu pai um Mogwai chamado Guismo, junto com este simpático bichinho peludo, vem três regras que de maneira alguma podem ser quebradas 1) não o exponha a luz forte, principalmente a luz do sol, pode mata-lo; 2) não o molhe, não lhe de água para beber e não lhe de banhos; 3) mais importante de tudo nunca, jamais, não importa o quanto ele lhe peça não lhe de comer após a meia noite. Felizmente as regras são quebradas e a pequena cidade fica infestada de Gremlins,criaturas verdes, com senso de humos destrutivo, que adoram destruir as coisas e assistir “Branca de Neve e os Sete Anões”. O filme teve uma ótima sequência que acabou sendo o último suspiro criativo de Joe Dante.

Um Herói de Brinquedo

Arnold Schwarzenegger ficou famoso por seus filmes de ação, já suas comédias nunca acompanharam a qualidade de suas fitas explosivas. Toda a regra tem uma exceção, “UM Herói de Brinquedo” é esta exceção. Arnold vive um homem de negócios atarefado que vive esquecendo compromissos, desta vez ele esqueceu de comprar o Turbo Man, o boneco que seu filho quer de presente. Estamos no dia 24 de Dezembro e todos os bonecos foram vendidos. 

Natal Sangrento

Nos anos 80 o slasher,subgênero do terror, virou moda, assim cada data especial virou motivo para criar-se um filme de terror, depois do dia dos namorados e do primeiro de abril chegou a vez do natal. No ano de 1971 o jovem Billy vai visitar seu avô em um sanatório, ao ficar sozinho com o velho este lhe conta que Papai Noel irá punir quem não for bonzinho, saindo do sanatório seus pais são mortos por um assaltante vestido de Papai Noel. Os anos passam, Billy consegue superar a morte dos pais e vai trabalhar em uma loja, lá um evento irá lembra-lo da morte de seus pais. Billy assume a imagem do Papai Noel e sai matando quem ele julga não estar se comportando. Na época uma junta de pais “frescos” fizeram protestos contra o filme por usar a imagem do papai Noel. Os pais acharam mais fácil fazer passeatas do que educar seus filhos. O estúdio ficou assustado, os slashers deram uma recuada, para tempos depois voltarem, natal sangrento teve mais cinco continuações.   

Uma Noite de Fúria

Provavelmente um dos filmes mais loucos desta lista. Papai Noel é na verdade um demônio que perdeu uma aposta com um anjo e precisa distribuir felicidade e presentes como punição, agora o período da aposta chegou ao fim. Paralelamente o jovem Douglas vive com seu avô que sempre o proibiu de festejar o natal, justamente por conhecer a história do Papai Noel, Douglas prepara uma comemoração as escondidas com sua namorada, porém ninguém esconde nada do Papai Noel. O bom velhinho é interpretado pelo ex-lutador Bill Goldberg. Impossível não se divertir.

De Olhos Bem Fechados

Diferente de todos os outros filmes desta lista aqui o natal é utilizado como metáfora entre as fantasias e a realidade, nesta época mágica onde os dois reinos se misturam. O então casal na vida real Tom Cruise e Nicole Kidman interpretam um casal, ele médico e ela dona de casa. Em meio a uma crise no seu casamento a personagem de Tom busca refúgio no mundo secreto da sexualidade procurando prostitutas e entrando em uma orgia secreta regida pela alta sociedade, retratado pela noite que resulta na morte de uma garota, no dia seguinte ele tenta corrigir seus erros investigando o que aconteceu, totalmente fincado na realidade, representado pelo dia, até as revelações do que realmente aconteceu. O filme termina em um final surpreendente, não motivado por grandes revelações, mas pela conciliação entre realidade e fantasia na figura dele, sua esposa e sua filha. Último filme de Stanley Kubrick.

Táxi 3

Táxi é uma franquia de filmes franceses que mistura ação com comédia – caindo mais para a comédia produzida por Luc Besson, ignorem sua versão americana ele não chega aos pés da graça dos filmes franceses que honram a tradição do pastelão. Estamos no natal Émilien é um detetive que tenta solucionar uma onde de roubos organizados pela gangue do papai Noel, ele é tão distraído que não percebeu que sua mulher está grávida de nove meses. Bai Ling, mais sexy do que nunca, vive uma repórter que infiltra-se na polícia para fazer uma reportagem. Temos ainda Daniel Morales motorista de um taxi turbinado e Stalonne fazendo uma ponta como agente secreto. Vale a pena conhecer esta pequena pérola do cult francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os Deuses Mortos" Sete Anos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...