quarta-feira, 25 de março de 2015

Do brasil ao Brasil


O blog “Os Deuses Mortos” é relativamente novo, prestes a completar seis anos de vida, período em que acompanhamos mudanças significativas, uma das críticas do blog foi escrever brasil com “b” minúsculo em forma de protesto ao instinto bovino da maioria da população.
Nas palavras do filósofo Olavo de Carvalho :“Ao eleger um semianalfabeto  para a presidência da república, o Brasil não fez senão oficializar  um símbolo de sua opção radical e intransigente pelo desconhecimento da realidade”. E foi nesse clima de negação que o país navegou por dez anos.
Muitas foram as críticas aqui publicadas, convido quem quiser a navegar pelos marcadores “política” e “anticristo”. Valendo-se do assistencialismo, do coitadismo e da safadeza como virtude Lula e o PT desfrutaram de berço esplêndido.
Com o mensalão veio à primeira defesa do indefensável – petistas eufóricos e pessoas acomodadas vociferavam “o PT fez o que todos sempre fizeram”. Nem tanto, uma das desculpas preferidas dos apaixonados pela estrela vermelha é: “O PT não inventou a corrupção”. Verdade a corrupção já existia no senado Romano. Mas também é verdade que a corrupção foi aprimorada a níveis nunca antes vistos. O “rouba mais faz” foi perdendo força devido aos números grandiosos até eclodir com a Copa do Mundo.
Outra desculpa usada pelos defensores de Dilma e Lula é que a polícia federal nunca investigou tanto a corrupção, como se a culpa fosse de quem investiga. Essas e outras desculpas esfarrapadas são um variante socialmente aceito da falsidade e da mentira, a combinação perfeita entre hipocrisia e cinismo. Seu pressuposto ético é o de que todos mentem também, logo eu não preciso me esforçar para ser diferente.
No passado não muito recente, quando o mensalão estourou, a comoção popular foi diferente, havia moedas de troca o governo rouba? O PT se vangloriava do fato de famílias pobres comprarem mais geladeiras, Lula era criticado? Ele se defendia afirmando que sofria preconceito por ser nordestino. Uma piada bem colocada e uma analogia musical acalmavam os críticos, para a massa a coleira vinha em forma da bolsa família.
Coleira que ajudou a reeleger Dilma, junto com mentiras, paramos de escrever brasil e passamos a escrever Brasil após as manifestações de 2013, não pelo seu efeito, mas por um movimento de parte da população de retirar sua coleira, outros resistem e adoram ser ursos amestrados, a maioria não recebe o bolsa família, a coleira de muitos é a fé cega.

A última pesquisa de popularidade da Dilma reflete essa retirada da coleira, algumas pessoas continuam se vendendo, provavelmente votariam nela ou em Lula, mas algo está acontecendo. “Os Deuses Mortos” sempre foi um blog para pessoas póstumas, assim como Nietzsche descreveu em seu texto “O Homem Louco”, de onde vem o título do blog, o cheiro da decomposição dos deuses do PT começa a permear o país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os Deuses Mortos" Sete Anos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...