VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Paris 13/11/15 Mais uma vítima da Religião

“Em janeiro de 2006, apresentei um documentário em duas partes na televisão britânica (Channel Four) chamado root of all evil? (Raiz de Todo o Mal?). desde o começo não gostei do título. A religião não é a raiz de todo o mal, pois não há nada que possa ser a raiz de tudo, seja lá o que tudo for. Mas adorei o anúncio que o Channel Four publicou nos jornais nacionais. Era uma foto da silhueta dos prédios de Manhattan com a legenda ‘Imagine um mundo sem religião’”.
O trecho a cima foi retirado do livro “Deus, um Delírio” escrito por Richard Dawkins o qual discuti os malefícios da religião e principalmente o direito a liberdade em não acreditar. Estamos acostumados a ouvir que religião é uma coisa boa e rezar é necessário. Muitos estão dizendo “reze por Paris”. Eu pergunto a essas pessoas devo orar para o Deus que causou esses atentados ou para o Deus que não fez nada para impedi-los?
O Estado Islâmico também conhecido como ISIS nasceu da Al-Qaeda e fazem sua interpretação do islamismo cujo objetivo é promover o apocalipse. Segundo as escrituras um grande exército estrangeiro virá do nordeste da Síria iniciando uma batalha contra um exército islâmico – os invasores serão destruídos, seguidos pela vinda do Messias chamado Mahdi que irá matar todos os não muçulmanos. Diferente de outros grupos terroristas de motivação política o ISIS almeja um mundo liberto de não muçulmanos.
Então esses post é contra os muçulmanos? Não é contra a religião em geral. Napoleão Bonaparte afirmou: “Guerras religiosas são, basicamente, pessoas se matando para decidirem quem tem o melhor amigo imaginário”. É justamente essa lógica mágica que provocou o atentado contra Paris. A sexta-feira 13 deu continuidade aos ataques contra a revista Charlie Hedbo o motivo? Cartunistas desenharam Maomé. A pura e simples liberdade de expressão foi vista como ofensiva pelo ISIS. Tal qual muitos cristãos gritam ofendidos a qualquer brincadeira com sua religião “com Deus não se brinca”. O atentado terrorista desse mês não possui motivações políticas, apenas religiosas.
Dessa vez foram os extremistas islâmicos, mas já tivemos cristão massacrando muçulmanos nas cruzadas, budistas e xintoístas massacrando cristãos no Japão, cristão destruindo a história deturpando símbolos pagãos na Escandinávia e no Egito, católicos e protestantes se odiando na Irlanda, judeus perseguidos pelo mundo e obrigados e criar um estado próprio. A lista é extensa.
Um dos temas mais importantes levantados por Dawkins em seu livro é: a religião merece respeito, o mesmo respeito que damos a qualquer outro assunto. A religião não deve ser tratada de maneira diferente ou cautelosa. Essa visão cria tabus e tabus trazem grandes consequências. Se não houvesse religião os mortos de Paris estariam vivos hoje. Portanto não reze por Paris, aquelas pessoas morreram porque muita gente reza mundo afora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os Deuses Mortos" Oito Anos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...