VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

sábado, 12 de dezembro de 2015

DXD

Existem animes que fazem sucesso graças a um cuidadoso planejamento indo desde pesquisa de mercado para cor de cabelo e personalidade das personagens até estudo de faixas etárias tentando acarear o maior público possível. Outros animes fazem sucesso simplesmente porque são muito bons é nessa categoria de entra DXD. Só para se ter uma ideia seu Light Novel ficou em segundo lugar na lista de livros mais vendidos do New York Times!
High School DXD ou simplesmente DXD é muito bom e merece, com méritos, ser a febre do momento. Inicialmente feito para um público específico – os apreciadores de Ecchi (animes com teor erótico) baseado em Light Novel (simplificando um romance ilustrado, livros com ilustrações) diferente da maioria dos animes de sucesso que derivados de mangás de editoras gigantescas. O anime é exibido em uma emissora menor, sem grande público diferente de outras animações que controlam o mercado. Como um anime restrito virou uma das principais animações da década?
A receita do sucesso é simples, porém inusitada, a maioria dos Ecchis vem baixando a qualidade de seu enredo investindo principalmente no erotismo a história fica em segundo plano, DXD é basicamente um anime de ação com (muitas) cenas de nudez onde a narrativa dá o tom. Algumas pessoas reclamam do excesso de seios que aparecem durante o anime (quem reclamaria de uma coisa dessas?) somado a momentos cômicos muito bem colocados, uma história muito boa. Porém o principal motivo do sucesso atende pelo nome de Rias Gremory.
Issei
Vamos por partes: a história do anime começa com Issei Hyoudou um tarado desesperado para passar o peru em alguma garotinha ao lado dois amigos igualmente tarados que só pensam em mulheres eles formam o trio pervertido da escola. Os três  passam o tempo livre espiando as garotas se trocando e assistindo hentais (animes pornográficos) como vocês devem imaginar nenhuma garota com amor próprio aproxima-se deles. Até uma garota pedir para Issei ser seu namorado.
O que parecia um sonho torna-se um pesadelo a linda menina que o chamou para sair revela-se um anjo caído preocupada com um estranho poder dentro de Issei ela tenta mata-lo. Antes de morrer o rapaz pensa em uma garota (que novidade) mais especificamente na garota mais linda e desejada de seu colégio Rias Gremory. Eis que a musa ruiva aparece para ele.
Issei acorda no dia seguinte percebendo-se ao lado de Rias, inteiramente nua, dormindo ao seu lado. Logo Rias explica que ela é um demônio e existe uma antiga guerra entre três facções: anjos, anjos caídos (expulsos do céu) e demônios, algumas pessoas nascem dotados de poderes especiais podendo desequilibrar essa guerra. Assim começa DXD.

Mitologia

É comum animes usarem trechos históricos ou mitologias como fonte de inspiração – Cavaleiros do Zodíaco bebe da mitologia grega, enquanto Dragon Ball inspira-se na mitologia chinesa. DXD bebe da mitologia cristã.
Segundo o cristianismo Deus criou seus anjos, dentre eles seu servo mais perfeito e belo Lúcifer, o portador da luz, esse assumiu sua perfeição e não aceitou estar abaixo de ninguém, nem mesmo de Deus, junto com um terço dos anjos do céu iniciou uma revolução e acabou derrotado. O desolado caiu ao inferno junto com seu exército.
DXD faz uma confusão nesse aspecto, segundo o cristianismo anjos caídos e demônios são a mesma coisa, mesmo se pegarmos a tradição hebraica, mais especificamente o nascimento de Lilith (existe uma semelhança com Rias como as asas e a sensualidade) Lilith foi criada junto com os demônios e seres da noite com asas de morcego e totalmente nua. Mesmo assim os judeus não acreditam em inferno, essa é uma criação da mitologia cristã onde os demônios em questão foram transformados em anjos caídos.
Se DXD fosse um anime sóbrio, que se levasse a sério, essa incoerência poderia ser um problema, como estamos falando de uma série dedicada a mostrar sua protagonista nua basta ignorar a religião e se divertir. Na série existe uma divisão e pronto. Anjos são ilustrados como seres claros, anjos caídos possuem asas de penas negras e demônios asas de morcego e todos ficamos felizes.
Rias Gremory faz menção a uma guerra entre demônios e anjos, ela está se referindo a batalha entre Lúcifer e o arcanjo Miguel, que segundo a bíblia subjugou o tinhoso em nome de seu Deus. As consequências foram trágicas para os demônios – seres longevos, porém com sérias dificuldades em se reproduzir. Houveram muitas baixas na guerra e os demônios puro sangue foram divididos em sete clãs – a família Gremory é uma das mais poderosas e importantes – com isso demônios nobres casam entre si para não perderem em números.
Demônios possuem outras formas de aumentar seu poder cada um deles pode tem no máximo quinze servos ou escravos (a denominação varia do demônio com o qual você conversar) além disso
podem firmar contratos com pessoas que os convocam em troca de um desejo.
Outro componente da mitologia de DXD é o jogo de xadrez – os 15 escravos são referentes as dezesseis peças que cada exército mantém um rei (o demônio) sua rainha (seu servo mais poderoso), dois cavalos (caracterizado pela velocidade), duas torres (força de defesa), dois bispos e oito peões.
O xadrez é um jogo que simula uma batalha medieval, as regras são facilmente entendidas, porém sua jogabilidade depende de concentração e estratégia, um bom jogador necessita de muitos jogos e estudo para adquirir experiência e acima de tudo visão do tabuleiro.
O anime toma algumas liberdades quanto ao jogo, a principal delas está na figura de Issei o peão – no jogo o peão é uma peça que serve para ser sacrificada, por isso ele só pode andar para frente e uma casa de cada vez (exceto na primeira jogada, onde pode andar duas casas) ele é a peça mais fraca do jogo, já Rias o chama de sua peça mais importante devido a uma regra do xadrez: se você conseguir atravessar todo o tabuleiro com seu peão pode promove-lo a qualquer outra peça, essa é uma jogada muito difícil de ser feita.
Rias com sua rainha Akeno
No xadrez a peça mais importante é a rainha que tem os movimentos da torre e do bispo, no anime a rainha é tida como peça mais forte e como o principal conselheiro e braço direito de demônio. Na cultura medieval esse papel cabia aos conselheiros do rei, no jogo representados pelo bispo.
Outra curiosidade está na personagem Asia Argento, mais especificamente em seu nome: Asia Argento é o nome de uma atriz italiana dedicada aos filmes de terror, filha de Dario Argento, considerado um dos melhores diretores de horror da história e um dos melhores em atividade (senão o melhor) para um anime de demônios a homenagem cabe.
No anime não sabemos onde Asia nasceu, é mencionado a Europa, mas podemos presumir que ela seja italiana, nascida com poderes semelhantes aos de Issei ela pode curar qualquer pessoa o que fez com que as pessoas a tratassem de forma diferente.
Órfã Asia foi criada pela igreja tornando-se freira, após ser enganada por padres a serviço de anjos caídos a garota foi salva por Issei e transformada em demônio por Rias assumindo a função de bispo.
  
Outras Personagens Principais

Akeno – a rainha de Rias, melhor amiga e braço direito, Linda e recatada ela é a segunda estudante mais popular da escola (adivinhem quem é a primeira?) o que ninguém sabe é que esse rostinho de anjo esconde uma sádica de primeira lutar a deixa excitada. Ela adora fazer poses sensuais e ficar se esfregando por ai.
Ela está sempre sorrindo e não hesita em mostrar seu corpo nu por ai e flerta abertamente com Issei, para o ciúmes de Rias e Asia, porém ela esconde um segredo sobre sua origem que eu não vou entregar para quem não viu o anime. Ela é uma das personagens mais populares do anime, perdendo apenas para Rias Gremory.

Koneko – a torre é uma Lolita com corpo infantil e personalidade fria é mais uma personagem inspirada em Rei Ayanami com cabelos claros, olhos expressivos, silenciosa e contemplativa ela até gosta do issei, mas prefere manter certa distância dele devido a sua “taradice”.
Mesmo sendo pequenininha ela é muito forte e resistente podendo derrubar uma parede com apenas um soco ela também é resistente parando no peito ataques que derrubariam muitos marmanjos por ai.
Kiba – O Cavalo loiro e simpático o típico garoto pacato, mais popular da escola, todas as meninas sonham em tê-lo como namorado, consequentemente ele é odiado por Issei que morre de ciúmes. Kiba revela-se um grande amigo e poderoso combatente, sua principal característica é a velocidade. O rapaz também possui um passado secreto que eu não vou revelar, a dica que ele nos dá na primeira temporada ele odeia clérigos.

Rias Gremory

Chegou à vez dela a deusa ruiva, a princesa da ruína, a princesa carmesim, a musa contemporânea dos animes, a preferida de nove em dez fãs de animes dos dias de hoje, a principal responsável pelo sucesso de DXD. Suas figures vendem mais que pãozinho quente.  Rias Gremory do clã Gremory.
Descendente do clã Gremory, um dos mais poderosos do inferno, irmã de Lúcifer e demônio temido por todos os seus inimigos ela não passa de uma garota “normal” que carrega sobre suas costas o peso de ser a descendente de uma família puro sangue.
Rias Gremory é meiga, gentil, amorosa com seus servos, ela prefere se sacrificar a ver um deles feridos e preocupa-se sempre em motiva-los e melhora-los, Kiba já disse que todos os servos de Rias foram salvos por ela. Características típicas do diabo.
  Se o anime caracteriza-se pelas cenas de nudez Rias é a principal responsável, passando boa parte dos episódios tomando banhos explícitos e dormindo nua, suas figures apresentam as mesmas características as (poucas) roupas são removíveis e os seios feitos de silicone. Apesar de tanta sensualidade ela é virgem.
Como descendente do clã Gremory ela foi prometida em casamento ao descendente do clã Phoenix, outro clã de puros sangues, essa é sua principal fonte de angustia. Não basta o diabo ser arrogante e trata-la como um troféu ele desrespeita suas escravas as tratando como escravas sexuais as sacrificando e punindo. O extremo oposto de Rias.
A capeta de cabelos carmesim possui muito orgulho de sua família, porém quer ser amada por alguém que ignore o nome de sua família, ela é muito mais humana que os humanos ou os anjos. E com toda sua força revela-se frágil e forte simultaneamente – frágil pela dor causado por seu destino, mas forte para lutar contra ele. Com um capeta desses quem precisa de Jesus?
 Como de costume nossa princesa apaixona-se pelo protagonista abobalhado, mas de coração nobre Issei fica de quatro pela beleza de Rias, com o tempo passa a ama-la e respeita-la, sua maior preocupação é cumprir para com as expectativas dela.
Rias enxerga em seu pião determinação e bom
Nada de namoro com mãos dadas
coração, o rapaz não a vê como um demônio poderoso, mas como uma igual chegando a bater de frente e requisitar favores (algo impensável em uma sociedade hierárquica), diferentemente dos outros servos, por sua vez ela adora provoca-lo, se divertindo com a honestidade do rapaz.
Resumindo se você ainda não conhece DXD assista o anime, leia o mangá, leva menos do que cinco minutos para virar fã – DXD é muito mais do que um Ecchi é um anime cheio de ação com ótimo enredo sem aquela enrolação típica dos animes de sucesso. Profundo, mas sem se levar a sério demais e com erotismo nos momentos certos. O foco do anime é a relação de Issei com Rias dentro da tríade Inferno-céu-terra.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os Deuses Mortos" Oito Anos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...