Oito Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O Impeachment é o melhor para o Brasil?



Antes mesmo de Lula assumir pela primeira vez a cadeira da presidência da república Reinaldo Azevedo cunhou uma de suas frases mais famosas: “Tudo que é bom para o PT é ruim para o Brasil” – chamado de exagerado e radical o tempo provou que ele estava certo.

Chegamos a 2016 com impasse político Dilma se segura como pode tentando cumprir mais três anos de governo, seu vice, Michel Temer, mostra-se animado com a possibilidade de presidir o Brasil, a Câmara dos Deputados está desorganizada e contra a presidente, já o Senado sinaliza para a presidente graças a acordos.

Resumindo o país não tem governo, a crise deve se agravar antes de melhorar, a inflação e o desemprego vão chegar a dois dígitos em 2016 a situação só começa a melhorar em 2017 mesmo assim muito timidamente. Nesse cenário pergunto o que é melhor para o Brasil: o impeachment ou Dilma ficando até o fim do mandato?



A curto prazo o impedimento de Dilma é melhor – com a saída do PT Temer assume já com um plano de governo alternativo e melhor, os empresários acenam para o vice, a tendência é que o dólar caia e a economia se estabiliza mais rapidamente enquanto o partido da estrela sai do governo desmoralizado.

Nesse cenário temos dois fatores contrários que ameaçam o Brasil em longo prazo: o PT e seus seguidores gritam para quem quiser ouvir que o impeachment é golpe, o discurso ainda não colou, mas o tempo é sempre impreciso e três anos é muito tempo para o departamento de marketing trabalhar. Lula (ou algum petista predestinado) pode chegar a 2018 como vítima e todos estão vendo como petistas vestem bem essa personagem.

O segundo fator é o mais provável: supondo que o PT não consiga se reestruturas existe uma candidata que vem a algum tempo vestindo a camisa da “nova forma de fazer política” e sem o PT ela assumiria o discurso da esquerda, sim falo de Marina Silva com um partido cada vez mais estruturado e uma história de vida sofrida ela pode chegar à presidência falando as mesmas bobagens que Lula explorando a pobreza do país.

 

A longo prazo o impedimento de Dilma pode ser melhor – se Dilma não sair a situação do Brasil dificilmente irá mudar, com a inflação e o desemprego avançando programas sociais começam a ser cortados – as três ultimas campanhas do PT foram feitas em cima do medo e agora Dilma começa a fazer exatamente o que alardeou que Aécio e Marina fariam se eleitos.

Nesse cenário o PT se enfraquece em sua principal base os mais pobres e os aproveitadores, perdendo essa boquinha os eleitores se afastarão do partido a tendência é que o PT torne-se terra arrasada o que seria ótimo para o Brasil, não só pela falência do partido como o enfraquecimento do discurso esquerdista que começa a ser varrido da América Latina.



Quem leu com atenção percebeu que meu post começou com uma pergunta e terminou sem uma resposta em ambos os cenários temos boas e más possibilidades cabem a cada um de nós refletirmos e decidir qual a solução preferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os Deuses Mortos" Oito Anos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...