Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

segunda-feira, 27 de junho de 2016

A Era Marvel nos Cinemas

Homem de Ferro, Thor, Capitão América e Viúva Negra eram personagens desconhecidos do grande público a dez anos atrás , mesmo os leitores mais assíduos da Marvel sabiam que os mesmos pertenciam ao segundo ou terceiro escalão da editora e não davam muita bola.
Homem de Ferro estreou simultaneamente com “Batman Begins” o filme foi aclamado pelo público, mas ficou ofuscado pelo morcegão, para ser justo são propostas completamente diferentes. O cavaleiro das Trevas tinha uma trilogia planejada como tal e foi (e continua sendo) superior aos filmes da Marvel, porém tinha um fim predeterminado enquanto os heróis da Marvel apostam no humor e no universo expandido e interminável.
Homem de Ferro iniciou a era Marvel nos cinemas com um filme divertido parecendo um solo de guitarra – muito do sucesso deve-se ao seu protagonista Robert Downey Jr. Renascido de problemas com drogas e criminalidade (sim Tonny Stark já foi preso) uma escolha ousada na época que provou-se muito acertada.
Não demorou para termos um “Homem de Ferro 2” expandindo o universo com Nick Fury (Samuel L. Jackson) e a Viúva Negra (Scarlet Johansson) iniciando as referencias dentro dos filmes. Nessa sequência vemos o escudo do capitão América e uma
menção ao filme do Thor.
Em 2008 a Universal em parceria com a Marvel tentou ressuscitar o gigante esmeraldino com “O Incrível Hulk” estrelado por Edward Norton, Liv Tyler e Tim Roth, comparado ao Homem de Ferro o verdão não agradou tanto e seus filmes individuais estão encostados comparado com a obra de Ang Lee esse aqui passa vergonha de tão inferior.
Em 2011 veio o filme do Thor, de longe a personagem mais difícil de adaptar, a Marvel resolveu o problema descaracterizando sua personagem desde sua origem aos virando um alienígena rebelde de outra dimensão. O elenco de apoio continha nomes como: Natalie Portman e Anthony Hopkins, mas quem roubou a cena foi Tom Hiddleston e seu Loki ainda hoje o maior vilão da Marvel nos cinemas. “Thor” nos apresenta o Gavião Arqueiro e conhecemos mais sobre a S.H.I.E.L.D de todos os heróis essa segue sendo a pior franquia da Marvel.
No mesmo ano “Capitão América: O Primeiro Vingador” saiu do papel com a missão de apagar as duas versões anteriores e manter o interesse do público com uma personagem completamente diferente de seus colegas por valores morais e visão de mundo “antiquada”. O Capitão, uma personagem estritamente americana, combate os nazistas que ajudaram a vender o herói na década de quarenta. No cinema Chris Evans revelou-se um grande ator.
Capitão América contava com: Hugo Weaving e Tommy Lee Jones no elenco anterior. Congelado no final do filme o Capitão é redescoberto por Fury nos dias atuais e a piada estava pronta: Capitão América é o virgem de noventa anos.
Com a equipe pronta a Marvel terminou sua primeira fase nos cinemas com “Os Vingadores” em 2012 seguramente o melhor filme dessa fase com a união de todos os heróis enfrentando uma ameaça. Inicialmente esta ameaça seria o Hulk, porém o Loki (Tom Hiddleston) foi escalado como vilão, sua missão é preparar uma invasão. Inicialmente os Vingadores não se davam, em um determinado momento eles brigam e se separam, mas se unem quando a invasão acontece temos um clímax digno dos grandes filmes de ação que merece ser visto várias vezes.
A segunda fase da Marvel começou mal com os horrorosos “Homem de Ferro 3” (o filme é unânime ninguém gosta) e “Thor 2: o Mundo Sombrio” – que de sombrio não tem nada excedendo nas piadinhas e um enredo retalhado com vilões subaproveitados. O sucesso inesperado e inexplicável “Os Guardiões da galáxia” a fase foi salvação da produtora.
O próximo foi simplesmente o melhor filme já produzido pela Marvel foi “Capitão América 2: O Soldado Invernal” em uma trama de espionagem, um pouco mais sério e adulto que seus colegas de estúdio, a Hidra se infiltra na S.H.I.L.D, Nick Fury é morto e os únicos que podem revelar a verdade são o Capitão e a Viúva Negra – Chris Evans e Scarlet Johanson possuem uma excelente química e tensão sexual.
Esta fase termina com outra decepção: “Os Vingadores 2 A Era de Ultron”: mesmo que muitos fãs tenham gostado esse aqui sofre com o excesso de piadas e uma trama poluída de elementos paralelos com poucas cenas de ação. Claramente um filme feito para crianças de dez anos de idade. A sequência final do filme e relação entre Viúva Negra e Hulk são boas, mas poderiam ter sido melhores. Exceção feita ao filme do Capitão América a Marvel pegou a linha do “quanto mais raso, melhor”,
Na trama o Homem de Ferro encara o fim da S.H.I.E.L.D, decorrência aos eventos de “Capitão América 2”, assustado com a possibilidade de uma nova invasão ou uma ameaça maior Stark constrói Ultron, que quase destrói os vingadores e a humanidade.
Intriga e tensão em "Capitão América 2" - o melhor filme da Marvel 
 A terceira fase da Marvel acende a luz amarela – tudo pode mudar para o próximo Vingadores explico: Robert Downey Jr. e Chris Evans vão ficar sem contrato e seus cachês são muito caros, para contornar a Marvel vem apresentando outros personagens: Homem Formiga; Pantera Negra; Feiticeira Escarlate; Homem Aranha e Dr. Estranho.
“Capitão América 3: Guerra Civil” promoveu um racha nos vingadores – o governo vai instalar um programa de registros dos heróis o Homem de Ferro ficará ao lado do Governo enquanto o Capitão América será contra. Ai teremos indícios de uma nova formação. 
Outro fator da mudança é o ator Sebastian Stan que deu vida ao Soldado invernal que possui um contrato para nove filmes com a Marvel, muito provavelmente ele será o novo Capitão América, tal qual aconteceu nos quadrinhos.
A vergonha alheia ficou por conta da Sonny nos novos filmes do cabeça de teia “O Espetacular Homem Aranha” um e dois são horríveis e conseguem facilmente ficar entre as piores adaptações de quadrinhos de todos os tempos, chegando a serem piores do que “Batman e Robin” superficiais com personagens vazias, um Peter Parker descaracterizadas com tramas sonolentas os filmes são dois lixos que merecem ser esquecidos. Contamos com a Marvel para revitalizar o herói.

A FOX filmou o bom, porém ignorado “X-Men: Primeira Classe” e se reergueu com “Wolverine Imortal” de 2013 e “X-Men: Dias de Um Futuro esquecido” de 2014 embora bons filmes os mutantes foram ofuscados pelos Vingadores, algo que fãs de quadrinhos nunca imaginaram ser possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...