sexta-feira, 8 de julho de 2016

Another – O Livro

Ninguém sabe como começam as lendas urbanas, muitas vem da imaginação fértil das pessoas, outras de algum evento perdido no tempo, é o caso de Another logo nas primeiras páginas vemos duas alunas conversando sobre o que deveria ser um segredo, que como todo segredo existe para ser contato:
Há 26 anos Misaki, uma aluna brilhante, educada e gentil com todas, aquele tipo de garota que todos os rapazes querem namorar e todas as meninas querem ser amigas morreu. Misaki era aluna da classe 3-3 (terceiro colegial, sala número três). Suas colegas ficaram arrasadas, não sabe-se quem ou quando, mas todos começaram a fingir que ela estava viva. Sua carteira foi mantida intacta, os alunos a cumprimentavam, até os professores incentivavam, a brincadeira inocente terminou no dia da formatura, no dia da foto dos formandos Misaki estava presente, então começaram as mortes.
É dessa forma que começa Another, um dos livros mais assustadores e mais vendido no Japão contemporâneo, lançado no Brasil Brasil pela JBC editora conhecida pela publicação de mangás, embora pequena a editora destaca-se pela ótima qualidade de seus produtos.
Another é um fenômeno, o livro inspirou um mangá, um anime e um filme, todos muitos bons. As versões da obra contam a mesma história, a seu modo, o que garante pequenas nuances o que reafirma a qualidade da obra. Não é qualquer coisa que sobrevive a quatro versões e continua instigante.
Desde Ringu – que originou a franquia cinematográfica Ring – O Chamado e seu bom, porém inferior, remake O Chamado e uma adaptação em mangá (lançado no Brasil pela extinta Conrad editora) que não víamos uma obra tão sinistra percorrer o mundo assustando milhões. O principal de Another não são os sustos, mas sim o clima macabro da história, as personagens reais pelas quais nos importamos. A cana morte temos receio por quem perderemos, nos envolvemos com o casal principal torcendo não apenas pela solução do mistério, mas por um envolvimento romântico deles.

O Enrredo

Sakakibara é um órfão de mãe, cujo pai trabalha como arqueólogo viajando o mundo. Em uma dessas viagens a Índia o rapaz acaba obrigado a passar um tempo na casa da avó materno que mora com sua tia (professora da escola onde ele vai estudar). Cidade estranha, escola nova e uma casa não familiar. Como se não bastasse Sakakibara tem uma crise de pneumotórax e acaba internado perdendo as primeiras semanas de aula.
  Dentro do hospital ele passa por dois momentos estranhos, no primeiro os representantes de sala vão visita-lo, os dois parecem ocultar um segredo, um desconforto rasga o ar, sem que Sakakibara posse identificar o porquê; o segundo evento é ainda mais assustaro, ele c0omeça a ver uma garota de tapa olho caminhando pelos corredores do hospital, como ninguém mais parece reparar nela o rapaz a segue até o necrotério.
Uma vez recuperado Sakakibara finalmente conhece seus colegas da sala 3-3, todos muito gentis e educados, porém havia algo de estranhos, um certo temor no ar, alguns estudantes parecem ter algo a dizer, mas são censurados com olhares ou toques de seus amigos. Para coroar o clima Misaki reconhece a garota de tapa olho em sua sala, porém ninguém mais a vê, nem mesmo os professores sabem de sua existência.
Intrigado (ou seria melhor dizer apaixonado) ele começa a perguntar, todas as respostas são evasivas, seus colegas simpáticos e agradáveis se assustam quando o assunto é a garota e desconversam. Sakakibara não é brasileiro, mas não desiste nunca, e fica frente a frente com a menina que se chama Misaki, que diz para ele não se aproximar ou pode morrer.
O clima de medo e insegurança toma conta de todos, alguns alunos tentam falar com Sakakibara, ou demais mantém o silêncio e cortam quem toca no assunto. O rapaz aproxima-se cada vez mais de Misaki alternando entre a curiosidade e o medo. Enquanto isso uma sequência de mortes acidentais começa a acontecer.
Quem é Misaki? Qual sua relação com a Misaki de 26 anos atrás? Por que os estudantes estão morrendo? Existe uma maldição na sala 3-3? Leia o livro.

Another
Autor Yukito Ayatsuji
Editora: JBC
Número de Páginas: 432

Preço médio R$ 23.90 a R$ 39.90 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os Deuses Mortos" Sete Anos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...