Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Os avistamentos dos palhaços

Recentemente vem ocorrendo uma onda de avistamentos de palhaços pelo mundo, que finalmente chega ao Brasil. Segundo descrições pessoas saem as ruas vestidas como palhaços maléficos assustando seus semelhantes (não que os leitores do meu blog sejam semelhantes a palhaços).
O que está por detrás desses avistamentos? Seriam criminosos? Alguma pegadinha? Quem sabe uma campanha de marketing? Para entender vamos onde tudo começou: 

O Começo de Tudo

O primeiro avistamento registrado foi no dia 10 de agosto, desse ano, no conjunto habitacional Fleetwood, em Greenville na Carolina do Sul, EUA. Moradores ligaram para a polícia denunciando homens vestidos de palhaço chamando crianças.
A cidade de Greenville (vila verde em português) possui esse nome por ser cercada por uma floresta. Eis que os moradores começaram a avistar homens vestidos de palhaço nas entradas da floresta atraindo crianças para dentro da mata.
A primeira reportagem foi sobre um morador que releta: após seu filho ter chego assustado em casa, esse disse ter visto palhaços. Desconfiado o homem seguiu seu filho e viu várias pessoas vestidas de palhaços segurando lasers verdes.
Os administradores do conjunto habitacional colheram informações das crianças moradores, as quais afirmaram terem sido assediadas por palhaços. Os bufões ficavam na periferia das florestas, atraindo as crianças para dentro da mata com promessas de doces e brinquedos.
Um garoto de 13 anos disse a polícia que um palhaço bateu a sua porta quando estava sozinho em casa.
Foi instalado no condomínio um "toque de recolher" as dez horas da noite, pedindo para que os moradores informacem a polícia caso vissem qualquer fantasiado. Por sua vez o cherife local pronunciou-se oficialmente dizendo não ser crime fantasiar-se de palhaço, mas importunar e ameaçar as pessoas sim.
Não demorou muito para os investigadores desconfiarem de um golpe de marketing. Na época o cineasta Rob Zombie preparava para lançar sua nova película "31"  - no filme palhaços perseguem pessoas. A distribuidora e a produtora negaram qualquer participação com as pessoas fantasiadas.
Não demorou para os palhaços se multiplicarem, primeiro por outros conjuntos habitacionais de Greenville, depois por outros estados americanos. Muitos avistamentos foram trotes: pessoas ligando
o Batman britânico
para a polícia alegando falsos avistamentos.

Pouco tempo depois os avistamentos ultrapassarem as fronteiras americanas. O caso mais inusitado ocorreu no Reino Unido, um britânico vestiu-se de Batman e começou a perseguir os palhaços macabros pela noite. Até que faz sentido, quem é o maior inimigo do Batman?

Os Palhaços Chegam ao Brasil

Pois é meus amigos, se você está lendo esse post significa que já ouviu falar da onda de avistamento de palhaços aqui no nosso Brasil. Eles chegaram com suas maquiagens e calças largas. Muitos deles falsos.
A maioria das fotos de palhaços no Brasil são de outros países. A maioria delas postadas no facebook. A mais famosa, de Santana do Parnaíba, interior de São Paulo reproduz uma foto registrada no estado de Virgínia. Provavelmente o rapaz que postou só queria aparecer.
O mais comum são textos onde pessoas dizem ter sido perseguidas por palhaços armados de cerrotes, facas, machados, etc... com fotos de palhaços de outros países - aliás muitas das imagens fazem pare de uma campanha viral de marketing do filme GAGS, que fala de palhaços.
Isso quer dizer que não existem pessoas andando por ai vestidas de palhaços? Meus amigos, em se tratando do ser humano eu não duvido de nada, houveram prisões nos EUA de pessoas vestidas de palhaços, essas mesmas disseram que estavam se divertindo.
Aqui no Brasil estão sendo registrados casos de agressão. Em Minas Gerais o palhaço Sorrisão foi agredido a caminho de um hospital, onde diverte crianças enfermas, agressão provocada pelos trotes da internet.
Afinal o que são esses palhaços?
Podemos separar os avistamentos de palhaços em três categorias: Os primeiros casos em Fleetwood; sua repercussão pelo mundo e os falsos avistamentos.
Os palhaços de Fleetwood - difícil dizer, ouso afirmar
palhaço preso
que nunca saberemos, seja lá qual a intenção dos primeiros palhaços essa já se perdeu, a menos que um deles venha a público se explicar nunca saberemos.

Os demais avistamentos podem ser classificados em duas categorias:
Engodo Coletivo - Quando muitas pessoas julgam ver a mesma coisa, por um curto período de tempo, não trata-se de um delírio, mas de uma crença.
Em seu livro "Psicologia do Eu e análise das massas" o pai da psicanálise Sigmund Freud afirma que um grande número de pessoas pode tomar algum evento como verdadeiro dependendo ou não da presença de um líder. No caso dos avistamentos dos palhaços a figura do líder encontra-se diluída na internet - o compartilhamento de histórias e imagens (reais ou não) é tratado como uma verdade a ser defendida.
Vejam bem, não é um simples achismo, trata-se de um fenômeno semelhante ao ocorrido em pequenos grupos religiosos ou políticos, onde um líder assume ares de intocável. No caso a ideia seria: "existem palhaços cruéis por ai, tomem cuidado".
Trote - Esse é o terceiro caso, foram registrados avistamentos reais de palhaços, alguns foram presos mundo afora - a maioria pela polícia, outros pelo Batman, em sua maioria pessoas se divertindo.
Se você vir um palhaço andando na rua, acenando ou lhe chamando saiba que é algum idiota fazendo graça ou um profissional contratado de alguma loja atraindo clientela. Existe um caso isolado, um garoto autista nos EUA que gosta de se vestir de palhaço e acenar para as pessoas de dentro do carro, após ser filmado sua mãe entrou em contato com a televisão e a polícia explicando a doença do filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...