VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Desrespeito?

Algum tempo atrás um amigo postou a imagem ao lado no Facebook, como consequência foi bombardeado por críticas, perdeu amizades e foi acusado de ser desrespeitoso. É ai que fiquei pensando, a imagem é desrespeitosa?
Começando do começo: respeito vem do latim respectus significando ação ou efeito de respeitar, apreço, consideração, referência. Sua origem no latim pode significar: aquilo que merece um segundo olhar no sentido de merecer uma atenção maior, uma reverência (reverenciar é se dobrar sobre e não adorar). Respeito é pensar profundamente sobre.
Bom a bíblia sagrada merece ser reverenciada? Se você for cristão vai responder que sim, nem vai pestanejar. Não vou entrar nos méritos, prefiro aprofundar a questão. Por que os cristão veneram a bíblia? Porque é a palavra de deus, segundo sua visão, e quem é deus? Segundo sua mitologia o pai celestial, criador do céu e da terra que exige er reverenciado.
Indo além deus é uma crença, a crença em si merece respeito. Vivemos numa democracia e cada um pode acreditar no que quiser, então a imagem é desrespeitosa? Continuemos na bíblia, esse é o livro no qual a fé cristã se baseia, para quem não segue essa fé ele não merece respeito.
Se no lugar da bíblia tivesse uma obra de Poe, Dostoyevisky, Freud, Stoker, Kafka ou algum grande nome da literatura, seria um desrespeito? Você pode dizer esses livros não trazem um sistema de fé. Concordo, mas o que falar sobre "chuta que é macumba"? Não é um desrespeito com a fé alheia? Quando celebridades evangélicas se recusam a frequentar casas de caridade espíritas estão sendo desrespeitosos?
Vamos lá respeito é aquilo que merece um pensamento aprofundado. A religião merece uma atenção nas duas vias: exigir um respeito pela sua fé e respeitar. A crença das pessoas deve ser respeitada como qualquer outra coisa, sem um peso especial.
Richard Dawkins diz em seu livro Deus, um Delírio que a crença de uma pessoa em um deus deve receber o mesmo respeito na crença de um pai que seus filhos são os mais bonitos e inteligentes. 
A segunda olhada pode estar na reação: exigir que alguém trate suas coisas sagradas como você é um desrespeito, não existe um segundo olhar por parte de quem crê, apenas o dogmatismo impensado é que exige uma postura igual a sua. Isso não é respeitoso, é intolerância.
O desrespeito reina nos dias de hoje: fãs de determinado artista; petistas indignados; progressistas raivosos; religiosos donos da razão; feministas. Até leitores de quadrinho ficam babando de raiva na luta Marvel Vs. DC - vivemos num mundo onde cada um pode ter sua opinião, desde que seja igual a que você concorda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Os Deuses Mortos" Oito Anos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...