Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Os 30 Anos de Predador

No final do mês o filme Predador, um cult oitentista comemora trinta anos de existência, e continua sendo muito bom. Prepare-se para uma viajem no tempo (ou para conhecer um grande filme, caso nunca o tenha visto) e descobrir coisas novas sobre a película.
O plot é muito simples alienígena atraído pelo calor viaja espaço a fora procurando os espécimes mais poderosos de seu habitat para caça-los, um dos seus resorts é nosso planeta. 
Mais especificamente seu local de caça é o nosso Brasil, ambientado na chapada das mangabeiras onde uma equipe de elite do exército americano acabou de exterminar terroristas.


A Origem

Antes do filme em si vamos dar uma olhada nos bastidores da produção. Tudo começou quando alguns roteiristas estavam vendo Rocky 3 depois de verem o Stallone derrotando o Mr. T eles brincaram "quem falta o Rocky enfrentar?", um deles respondeu "O E.T", sim daquele filme do Spielberg. 
Aparentemente alguns dos roteiristas levaram a brincadeira a sério e imaginaram um bando de brucutus enfrentando um ser do espaço. 
Quem vê o sucesso da franquia não imagina que na época nenhum estúdio se interessou pelo projeto, foi preciso colocar o roteiro escondido sobre a mesa de um executivo da FOX, que leu e gostou da história.
Uma vez aprovada a verba correram atrás dos fortões o protagonista: Arnold Schwarzenegger - no meio do caminho de ser um atro; Jesse Ventura (que depois virou governador do Minessota); Sonny Landham; Bill Duke (que contracenou com Schwarzenegger em Comando para matar) e Carl Weathers (o Apolo em Rocky).
Na época o governador da Califórnia ainda não era um astro, apesar de ter feito dois grandes filmes Exterminador do Futuro e Conam "Scharza" vivia de filmes menores: Comando para Matar Guerreiros de Fogo e Jogo bruto - Predador foi responsável por ele entrar de vez no hall dos astros, esse foi seu primeiro papel como protagonista em um grande sucesso. 
Além de estrelar aqui ele interpreta (o máximo que consegue) em Conam o astro foi monossilábico e um bárbaro, em Terminator um Ciborgue. Foi enfrentando o alienígena que o ex-mister Olímpia pode mostrar seus talentos: enorme simpatia, presença em cena e o absurdo de sua persona (com aquele sotaque e tamanho Arnold é quase tão alienígena que a criatura).
O elenco de apoio não fica atrás: Ventura esteve em O Sobrevivente (com Schwarzenegger) e O Demolidor com Stalone, Weathers é ninguém menos que Apolo o Doutrinador, aqui ele está gigante. Porém ninguém se compara  a Sonny Landham o brutamontes que fez Condenação Brutal (com Stalonne), Os Selvagens da Noite e 48 Horas exigiu um segurança durante as filmagens. O que? O cara estava com medo? Não, o segurança era para os outros. Landham é tão maluco que ele tinha medo de sair do controle durante as filmagens e bater em alguém - aqui no Brasil sua personagem foi apelidado de "Rambo" por sua imagem - ele é o cabeluda com faca grande.
Uma das lendas urbanas sobre o filme é que Van Damme seria o Predador, é uma meia verdade. Ele seria, mas na época foi chamado para viver O grande Dragão Branco. Sem poder sair das filmagens por uma multa o belga começou a aprontar: chegava tarde, filmava de má vontade, até ser dispensado do papel.
Quem assistiu predadores deve ter reparada em um bicho estranho que parece um cachorro, ele seria o Predador original, felizmente sua imagem foi redesenhada por alguns membros da equipe técnica, dentre eles um novato chamado James Cameron, foi ele quem sugeriu as presas do bicho.
Uma das cenas mais memoráveis é quando o alienígena finalmente se revela (assim como o Jason em quase todos os filmes da franquia) era comum ficar esperando pela cena em que o o monstro tira a máscara, Predador repetiu esse clima.
Predador é um típico filme B - repleto de coadjuvantes, com um quase astro como protagonista, orçamento curto o filme quase não foi terminado, o dinheiro acabou antes do filme ficar pronto, o diretor levou tudo que tinha para a FOX e exibiu o filme, rapidamente os produtores perceberam o potencial e aumentaram a verba.
Predador

Mistura de Gêneros

O filme é basicamente uma mistura de dois gêneros muito populares nos anos 80 - guerra estilo Exército de um homem só e terror - na primeira parte parece
mais uma película onde o exército americano enfrenta terroristas de vertente socialista ameaçando a América do Sul, na metade tudo muda. Um monstro ataca um grupo de pessoas, saem os jovens libidinosos e entram os brucutus.
A protagonista é Dutch (Arnold) faz parte de um esquadrão de elite especializado em resgatar reféns. Seu grande amigo personagem de Carl Weathers  o engana dizendo que terroristas tinham sequestrado algumas pessoas, Dutch percebe que foi enganado e fica puto da vida, logo os membros de seu esquadrão começam a sumir.
Predador é um bom exemplo de como apresentar uma personagem,diferente da grande maioria das películas de hoje, que tratam o público como idiota, em que o filme para e surge um personagem com para explicar o que está acontecendo: o alienígena não fala, os humanos não sabem o que está acontecendo. Mesmo assim é possível saber tudo sobre a criatura.
O Predador, como o nome diz, faz parte de um mundo bélico, onde os seres caçam por esporte, sua presa as maiores ameaças do universo. Schwarzenegger é o macho Alpha, não existe ninguém acima dele na cadeia alimentar, isso fica claro no final do filme, quando ele cai no rio e fica frente a frente com o monstro, percebendo que acabou.
Em 1990 Tivemos Predador 2, dessa vez ambientado em Los Angeles, durante uma onda de calor, gangues brigam pelo controle da cidade e a polícia não pode fazer nada, exceto pelo tenente Mike interpretado por Danny Glover.
O alienígena começa matando os criminosos, vai para a polícia e termina seu embate contra Mike, porém faltam os brucutus e o clima de terror, as cenas de ação sãoa té melhores que as do primeiro filme, mas falta o cima de mistério e a alma do primeiro filme, a franquia foi deixado de lado por um longo tempo até ser ressuscitado com Alien Vs Predador.


Trinta anos depois

Um novo filme do Predador está marcado para 2018,
não existem muitas informações, exceto que ele está confirmado. Os trinta anos da personagem, a falta de imaginação dos roteiristas, o comodismo dos produtores e a onda saudosista devem fazer com que o filme saia.
A Neca possui uma linha de figuras de ação muito legal com a personagem, são vários modelos fáceis de achar e relativamente baratos. O mais difícil de encontrar é Dutch. O leque é vasto existem figures de personagens de lucho até figuras de ação.
O filme original foi lançado em DVD e Blu-Ray, mas encontra-se esgotado, o que é possível encontrar é um BOX em DVD com os três filmes Predador de 1987, Predador 2: A Caçada Continua de 1990 e Predadores de 2010. O filme solo Predadores e os dois Alien Vs Predador são facilmente encontrados em DVd e Blu-Ray.
Com os trinta anos e um novo filme é bem possível que a obra original seja relançada tanto em DVD como no disquinho azul. Convenhamos esse é um filme que merece estar constantemente em catálogo.
Boa caçada.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...