Anos de Os Deuses Mortos

VIII Oito Anos de Os Deuses Mortos

sábado, 5 de agosto de 2017

A Nova Liga da Justiça: Zack Snyder Vs Joss Whedon


Passado algum tempo dos anúncios da DC no cinema pude respirar um pouco e ainda estou sem ar com as novidades, principalmente pela cereja do bolo o trailer da Liga da Justiça, marcado para estrear em 16 de Novembro.
A Liga da Justiça é descendente direto de Homem de Aço e Batman vs Superman, dois projetos de Zack Snyder, diretor que divide opiniões mas deve ser reconhecido por ser um autor de assinatura, é praticamente impossível assistir um de seus filmes e não reconhece-lo como tal.
Snyder abandonou o projeto em Maio após o suicídio de sua filha de 20 anos, incapaz de seguir adiante com o projeto, o que ele tentou mas a tristeza foi devastadora. Todos do elenco compartilharam o sentimento, porém tendo em mente que deveriam continuar com o filme.
Foi então que Joss Whedon foi contratado para seguir adiante com o projeto, para quem não ligou o nome a pessoa Whedon é o criador de Buffy - A Caça Vampiros e Angel, também dirigiu o ótimo Vingadores e o sofrível Vingadores: A Era de Ultron.
O trailer anunciado promete um filme de Whedon e não de Snyder, mas o que muda? A princípio muita coisa, a diferença entre os dois cineastas é tanta que é quase inconcebível um filme feito por ambos, por isso as notícias de refilmagens devem ser todas verdadeiras. Vamos lá.


Estilos diferentes

Snyder é um diretor de assinatura, seus filmes são muito semelhantes: protagonistas decididos porém humanos, repletos de dúvidas e lutando por fazer a coisa certa.Seus filmes são ambientados em um universo de desesperança,habitando um mundo sombrio e decadente, de onde sabem que não podem fugir. É no heroísmo que tem a certeza da morte.
A Mulher Maravilha surge no trailer como principal heroína

Pegue alguns alguns de seus filmes: Madrugada dos Mortos, 300, Sucker Punch e Watchmen. Evito aqui os filmes do universo Dc propositadamente. Reparem nessas quatro obras bem diferentes. O protagonista ou herói é sempre representado por uma figura humana ao extremo.
Em Madrugada (...) um vendedor de carros guia os sobreviventes por entre os zumbis; em 300 um rei pesa o destino de sua família e seu povo contra uma morte iminente, enxergando a salvação em um ato extremo; Suker Punch nos trás cinco amigas dispostas a enfrentar os maiores desafios para saírem do inferno já em Watchmen o Coruja é um e-herói derrotado pela vida e pela impotência sexual, sem confiança cabe a ele juntar uma equipe de fracassados e salvar o mundo.
Os quatro filmes são ambientados em um mundo apocalíptico, cada um a sua maneira, desde o apocalipse zumbi até um bravo guerreiro que ao despedir-se de sua esposa sabe que nunca mais irá vê-la. 
Seus filmes trazem a essência do heroísmo, alguém que abdica de tudo por uma fagulha de esperança, mesmo sabendo que não irão viver para ver um novo nascer do sol.
E quanto a Whedon? Seus filmes são mais genéricos (o que não quer dizer ruim), ele é um diretor sem marcas registradas, você facilmente assiste a um filme dele sem saber. Suas principais características são mulheres fortes apoiadas nos conceitos do herói clássico - Buffy e Doll House.
A caça vampiros está mais preocupada com os rapazes do que em caçar vampiros, com o desenvolver do seriado suas feridas vão moldando uma protetora valente e machucada. 
Temos ai outras duas virtudes de Whedon: boa construção de personagens e desenvolvimento de dramas pessoais.
Quais os melhores momentos dos dois Vingadores? Sim a interação das personagens, Whedon trabalha turmas como ninguém, ele trabalha um outro lado da humanidade, aquele que sabe descontrair, mas não esquece suas tragédias.
Se Snyder desconstrói o herói clássico Whedon trabalha o herói trágico dos amores impossíveis, porém mais próximo do clássico.


O Trailer da Liga da Justiça

O trailer não deixa dúvidas estamos diante de um filme do Whedon a começar pela guitarra ao fundo logo na primeira cena, a fotografia é mais clara - Snyder gosta de filmar a noite e usar tons sombrios. O trailer de Liga da Justiça é colorido, exceção feita as cenas do Batman.
Liga da Justiça mostra uma Invasão
alienígena comandada pelo Lobo da Estepe vindo do planeta Apokolips, um universo bélico que conquista e destrói. Seus emissários trazem a morte e a guerra. 
Nesse clima de invasão a emoção do trailer é de esperança, basicamente ele nos diz: "Apokolips vem ai, mas nós temos uma amazona, o morcego, o rei de Atlantis e o maior herói de todos". Pressuponho que um trailer de Snyder traria um tom de desesperança.
Comparando com os trailers de Homem de Aço e Batman Vs Superman esse é descontraído, os outros filmes tem trailer sóbrios, com uma música clássica ao fundo e um certo tom épico. O trailer da Liga está descontraído.
O trailer promete o retorno de Superman, não que alguém duvidasse. Seu surgimento está em "suspense" com Alfred dizendo que ele é a esperança.
Outro destaque óbvio é a presença Mulher Maravilha sendo apresentada como a principal personagem, acredito que o trailer está assim pelo sucesso do filme e a alta da personagem.
Agora é esperar para ver, torço para que o filme não sofra do mal das piadinhas que assolam os filmes da Marvel. No demais sigo esperançoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...