Os Deuses Mortos - Nove Anos

Os Deuses Mortos - Nove Anos

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Shigatsu Wa Kimi no Uso: Um anime que vai mentir para você

Shigatsu Wa Kimi no Uso ou Sua Mentira em Abril é um dos animes mais belos, profundos e tristes produzidos no século XXI com potencial para entrar para a história como um clássico absoluto e tornar-se referência no gênero drama. 
Prepare-se para conhecer uma das histórias mais tristes e bonitas já contadas.
No anime acompanhamos Kossei Arima, um pianista prodígio que não consegue mais tocar piano, tentando esquecer seu passado ele vive como um adolescente normal, incapaz de se distanciar completamente a música está em sua vida.
Arima trabalha escrevendo a letra de músicas famosas para karaokes, seu local preferido é a sala de música do colégio onde passa a maior parte do seu dia, mesmo assim ele não toca uma única nota. Tsubaki Sawabe, sua amiga de infância, repara e comenta abertamente sobre a ambiguidade do rapaz que odeia piano e vive junto a ele.
Um dia Tsubaki decide apresentar uma menina ao melhor amigo de Arima, Ryota Watari e convida o rapaz para ir junto, assim ficariam em dois "casais", é onde a história realmente começa.
Arima chega cedo ao local do encontro e vê uma linda menina tocando uma flauta com teclado junto a algumas crianças. A cena provoca impacto em nosso protagonista, para quem música nunca foi sinônimo de diversão.
A menina chama-se Kawori Miyazono, uma violinista livre que dedica sua carreira a se divertir e fazer com que as pessoas se lembrem dela. A moça gosta de improvisar, tentar coisas nova, mudar a interpretação de músicas clássicas. Ela experimenta coisas novas para ver como sai e se divertir.Atitude que deixa os músicos puritanos furiosos.
A apresentação da Kawori não podia ser melhor, ela está se divertindo, a câmera dá um close em seu rosto e em slow motion vemos lágrimas em seu rosto. A imagem é breve, mas impactante, no desenvolvimento do episódio suas lágrimas não voltam. Só o sorriso e a empolgação.
Esse é o primeiro indício de que tem alguma coisa errada: porque essa garota é tão animada e empolgada com a vida?; qual a relação da música com suas lágrimas? A narrativa do anime vai brincando com o espectador ora mostrando o lado frágil dela, ora seu lado forte. O resultado é a apreensão para saber o que está acontecendo, com um final épico.

Preparem seus Lenços

O anime gira em torno desses dois personagens, no primeiro momento somos apresentados a eles por suas diferenças: Arima é famoso e respeitado no mundo da música, conhecido como "metrônomo humano" o rapaz conseguia tocar perfeitamente as melodias, sem um único erro, dedicado e concentrado; Kawori é seu oposto a garota prefere improvisar e inventar sobre a música ao invés de segui-la rigorosamente. São duas posturas válidas.
A personalidade de ambos também são bem diferente, o pianista é quase melancólico, vive calado é passivo e dificilmente toma atitudes; a violinista é agressiva, empolgada e ousada. Arima não gosta de estar vivo, já Kawori quer viver ao máximo.
Logo no início do anime (isso não é um spoiler) ficamos sabendo que a mãe de Arima era uma pianista que não conseguiu seguir carreira, tornando-se professora de piano, assim ela treinou seu filho para viver seu sonho. 
Com duras e incessantes lições de piano qualquer erro era punido com agressões verbais e físicas, fazendo o garoto acreditar que a única forma de demonstrar seu amor seria tocando bem. Achou cruel? Em determinado momento a mulher adoece e convence seu filho que a única maneira de salva-la é tornando-se o melhor pianista. 
Quando o anime começa a mãe de Arima está morta e essa historinha é sugerida logo nos primeiros episódios. Como consequência o rapaz não consegue mais tocar, sempre que tenta ele não ouve a melodia.
Voltando a Kawori, logo depois daquele primeiro encontro ela vai para uma competição de violino, onde deve ser acompanhada por um pianista, a apresentação da moça encanta o público, mas enfurece os jurados - a loirinha ignorou completamente seu acompanhante e improvisou, algo muito mal visto em competições. 
Aprovada graças ao público Kawori passou para a segunda fase e pede para Arima ser seu acompanhante. O garoto entra em desespero.
Nessa fase da trama (por volta do terceiro episódio) Arima está apaixonado pela loirinha, mas sabe que ela está interessada no seu amigo (Watari) que também gosta dela, partindo do princípio que vai perder nosso protagonista decide afastar-se da garota, que não o deixa em paz.
Se Shigatsu Wa Kimi no Uso promete muitas lágrimas ele também trás muitos risos, as cenas de persuasão da garota são hilárias, ela espalha a partitura da música pela casa do rapaz, pela sala de música, corre atrás dele até convence-lo a tocar (isso não é spoiler, uma vez que é óbvio que ele aceitaria).
Assim eles fazem sua primeira apresentação e... acho que dá para imaginar o que acontece. Arima está tão machucado que ele enxerga sua mãe moribunda sorrindo cruelmente na plateia, ele não consegue tocar.
Kawori para sua apresentação e a recomeça, incentivando o rapaz, que não consegue ouvir a música que toca, assim ele toca por instinto, ao invés de acompanhar faz um duelo. 
Vale dizer que a cena é maravilhosa em vários sentidos: pela animação, a emoção passada pela reação da plateia e dos protagonistas, mas principalmente pela música, dá vontade de aplaudir.
Após a apresentação Kawori desmaia, volta a sensação de que existe alguma coisa muito errada com a garota, que fica hospitalizada, ela esconde um segredo de Kosei e seus amigos.
E agora, como os dois vão se desenvolver, Kawori convence Kosei a entrar em uma competição de piano, ele vai conseguir superar as marcas de seu passado? Qual o segredo que Kawori esconde? E Tsubaki, a amiga de infância que percebe-se apaixonada por Kosei, o que ela vai fazer? Qual a verdade por detrás das atitudes da mãe de Arima?  Não existem respostas fáceis ou lugares comuns assim como a vida não existem promessas de finais felizes ou certezas de finais tristes. E qual seria essa mentira referida no título? Você vai ter que assistir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...