Os Deuses Mortos - Nove Anos

Os Deuses Mortos - Nove Anos

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Minako Aino

A deusa do amor, Sailor Vênus, a heroína mascarada, por esses e outros nomes essa querida loirinha é conhecida. Contudo esse não é um post sobre seu lado heróico e sim sobre a menina por trás da máscara. Prepare-se para conhecer a Minako de forma nunca antes apresentada.


O Nome e seus Significados 

Quando Sailor Moon chegou ao Brasil os nomes das personagens foram mudados a pedido da Toei, acreditando que nomes ocidentais seriam mais aceitos, assim uma geração conheceu Minako como
Minako e Artemis
Mina (Usagi como Serena, Makoto como Lita e assim por diante). Quando Sailor Moon R foi exibido pelo Cartoon Network a emissora manteve os nomes ocidentais. Perdendo uma divertida curiosidade.

Ainda que a garota do laço deu sorte, de Mina para Minako não muda tanto. Diferente de Portugal, onde ela se chama Joana Lima, devido a moral nacionalista do idioma naquele país. Para preservar a identidade linguistica existe uma lista de nomes pré-estabelecidos que cada pai pode conceder ao filho.
Chegamos ao século XXI e a Toei se deu conta da burrada ao não padronizar a marca e os nomes e tardiamente padronizou a nomeação das personagens. 
O mangá publicado pela JBC mantém os nomes originais. Mas por que isso é importante? 
O nome Minako Aino pode significar: Bela Garota (ou Criança) do Campo do Amor; em alguns lugares você encontra traduzido como Lindo Amor de Criança. Seu nome também pode ser lido como Planeta do Amor, o planeta Vênus, independente da tradução seu nome é autoexplicativo. Demonstrando todo o cuidado que a Naoko Takeushi (autora do mangá, para quem não sabe) teve ao planejar nossa garota.

Uma Personagem Original


Minako tinha tudo para ser um amontoado de clichês, aliás é isso que você pode pensar ao bater os olhos nela ou ao ler pela primeira vez Codename WaSailor V. Nada está mais longe da verdade.
"Eu não vou mostrar, tá?"
Caso você não saiba Minako foi a primeira criação de Naoko Takeushi, no mangá Codename Wa Sailor V, Minako é a deusa Vênus, a mais bela da mitologia
romana (Afrodite para os gregos) assim a garota precisaria de alguns atributos físicos.
Naoko criou uma personagem loira de olhos azuis, magrinha, sendo a mais sensual das guerreiras. Ela não tem os seios da Mako, as coxas da Rei ou o corpo mais desenvolvido das guerrei do sistema solar exterior (Urano, Netuno e Plutão). A garota tem tudo no lugar e na proporção certa. 
 No mangá é dito pelo Artemis que a cada dia que passa Minako tende a ficar mais bonita, o gato diz isso enquanto a observa tomando banho, o que nos faz pensar que a tendência é melhorar cada vez mais!
Se a lataria é perfeita o mesmo não se aplica a sua personalidade. Os japoneses tem um padrão de beleza para além do físico (como nós brasileiros também temos, assim como outras culturas): garotas discretas, delicadas, meigas e elegantes. Tudo que Minako não é.
Naoko foi genial: criou uma personagem engraçada que vive fazendo besteira e sendo criticada por isso e ao mesmo tempo fugiu dos clichês da época, onde as personagens deveriam seguir um padrão para atrair fãs.
Nossa heroína é o que os japoneses chamam de
"escandalosa", no Japão é bem visto ser discreto e silencioso. Quando alguém está mais animadinho pode ouvir um grito de “escandaloso” ou “barulho” para se colocar no lugar. Então, como a deusa do amor pode ser silenciosa?
Minako é ótima em esportes, mais uma característica pouco apreciada, a maioria dos homens consideram essas mulheres "brutas" e Minako é um pouco assim. Ela é estabanada, barulhenta e adora passar suas tardes no Game Center - na década de 1990 eram lugares onde pessoas iam jogar video games. Era um passatempo quase que predominantemente masculino.
Minako perde a paciência com facilidade, nesse ponto ela é quase uma latina, no anime destrói o aparelho de CD da Rei por esse demorar a funcionar, no mangá ela sai gritando com todo mundo que olha torto.
No mangá de Sailor V Minako nos é apresentada pelos seus "defeitos", ela está voltando da escola e percebe que vai perder seu programa preferido. A garota não tem dúvidas sai correndo e pula uma cerca. O resultado? Ela amassa todo seu uniforme e leva uma bronca da mãe.
Em outro momento ela está apaixonada e percebe que o alvo de seu amor prefere outra garota, triste ela se lamenta: “os homens preferem garotas mai femininas”.
Entenderam? Se por fora Minako foi desenhada para ser linda no seu modo de ser ela é a garota rejeitada. Aquela que ninguém dá bola. Isso explica ela nunca conseguir um namorado mesmo sendo a deusa do amor.
Você pode dizer: heróis imperfeitos são um clichê! Sim hoje, os clichês já foram originais um dia. Naoko convenceu seus editores que uma garota "cheia de defeitos" e "masculina" poderia ser idolatrada.


A Dicotomia de Minako


Quem prestou atenção ao mangá ou ao anime percebeu certas mudanças na garota quando ela se transforma. Enquanto é uma garota normal Minako é aquele desastre, já transformada em Sailor V e posteriormente em Sailor Vênus ela é elegante e feminina.
Desde a época do Milênio de Prata Vênus é a líder das guerreiras, cabe a ela tomar as decisões e proteger a princesa. Esse lado é melhor mostrado no mangá e em Sailor Moon Crystal.
Preste atenção a arte da Naoko, quando as garotas estão juntas quem é desenhada a frente? Quando o história pede que uma das meninas tome a iniciativa quem vai? Quem é a porta voz das guerreiras? Minako é de longe a coadjuvante de maior destaque em Sailor Moon.
A quarta fase do mangá, equivalente a Sailor Moon S Minako passa por uma crise de identidade por não conseguir se transformar e não exercer seu papel como líder, desespero que a faz embarcar em uma missão suicida.
Podemos dizer que a tendência da Minako é ir amadurecendo e se tornar a representação máxima da beleza ou quase. Em Sailor V temos uma informação da vida passada, Vênus tinha o costume de se apaixonar por todo mundo. Então alguns "defeitos" continuarão, o que é ótimo. A Minako que amamos tem que ser esse trem desgovernado.
Uma das melhores piadas em Sailor V é a capacidade da Minako em se apaixonar por todos os homens que aparecem. Característica que manteve-se no anime clássico.


Uma Vida de Idol


Minako tem um sonho (além de namorar MUITO!!!!!) é tornar-se uma cantora famosa ou uma idol, se quisermos nos aproximar da personalidade dela.
Querer ser uma Idol é ao mesmo tempo uma grande sacada e uma piada. Na mitologia Afrodite é uma das deusas mais vaidosas (ou metidas) do panteão, castigando qualquer homem que considere outra mulher mais bela do que ele ou qualquer mulher que se destaque mais.
A piada fica por conta das principais características de uma idol. Meninas meigas, discretas de aparência pura e tímidas. Entendeu agora né? Se ela for aprovada em alguma audição vai ter sérios problemas.
Ao mesmo tempo ela é uma alucinada por famosos, daquele tipo que cria uma agenda só para acompanhar cada passo de seus ídolos (que são muitos), seguindo e se infiltrando. No mangá e em Crystal ela usa seus poderes de transformação para se infiltrar em um show particular.
Se você quer ver uma garota descontrolada diga para a Minako que tem uma celebridade por perto.

A Cabecinha da Minako


Uma de suas características mais marcantes é a pouca inteligência, ou preguiça em pensar, quando está transformada ela é capaz de tomar decisões difíceis em pouco espaço de tempo e ter atitudes nobres, já no dia a dia a coisa é bem diferente.
Em Sailor Moon, da década de 90, vemos pouco a Minako, ela surge nos últimos episódios, já nas fases R e S temos acesso a sua “maneira única de pensar”:
Ela segue garotos, deixa de estudar para jogar video game, tranca o Artemis dentro de uma mala para se divertir, mas principalmente comete muitas gafes.
No mangá ela e as demais entram no colegial e vão para a mesma escola, Minako fica feliz, pois não vai mais ficar sozinha na recuperação, agora ela tem a Usagi.
O melhor dela são suas frases e ditados fora do contexto ou errados, eis alguns exemplos:



Arrumando desculpas para ficar jogando ao invés de ir estudar:
Minako: É como diz o ditado: “O Atrevimento vem depois”.
Ami: Não escuta ela Usagi, a frase é “O arrependimento vem depois”

Minako: Pessoas parecidas se comem uma as outras.
Correto: “Pessoas parecidas se atraem umas às outras”.

Minako: Alguém disse uma vez: Aqueles que buscam pelo amor serão encontrados por ele”.
Artemis: Ninguém disse isso.

Minako: Aquele que espera sempre alcança.
Correto: “Aquele que persevera sempre alcança”.

Minako: Pergunte e lhe será contestado.
Correto: “Peça e lhe será dado”.

Minako: Às vezes, as coisas são mais fáceis quando aparecem.
Correto: As coisas são mais fáceis do que parecem.

Minako: Até a tortura chega ao mar.
Correto: Até a tartaruga se afoga no mar.

Minako: Isso vem a calhar como as mãos de um pato.
Todas: Patos não tem mãos.

Para finalizar fique com a ficha da Minako com todos seus dado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...