IX Anos de Os Deuses Mortos

Os Deuses Mortos Nove Anos

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

A História do Kamen Rider

Kamen Rider é uma das franquias mais longevas da televisão mundial, completando 46 anos, para você que conhece apenas o Black ou o RX (que foram exibidos na Manchete) ou nunca ouviu falar e ficou de curioso vai encontrar uma boa introdução ao herói inseto; se você é um iniciado ou fã de Kamen Rider sente e relaxe.
Antes uma propaganda, já fiz um post sobre Kamen Rider Drive, você pode ler clicando aqui.

Kamen Rider Showa e Heisei

Kamen Rider divide-se em duas eras Showa (1926 - 1989) e Heisei (1989 - 2017) os nomes se devem ao calendário japonês, diferente de nós que usamos o calendário cristão, nossos amigos nipônicos seguem a era dos imperadores.
A cada novo imperador que assume o trono uma nova era tem início, se nós falamos 2017 os japonese falam vigésimo oitavo ano da era Heisei. Recentemente o imperador japonês abdicou do trono, assim o Japão vai viver uma nova era em 2018, assim como Kamen Rider.

Mas qual a diferença? Além da estética retrô e efeitos especiais a narrativa muda bastante, principalmente no tom e na motivação dos heróis.
As séries da era Showa são mais sóbrias, mostrando um herói solitário em busca de vingança contra uma organização criminosa que visa dominar o mundo. 
Esse Rider é um ciborgue, construído contra sua vontade, que ao reaver suas memórias e perceber que sua vida fora destruída parte em busca de vingança.
A estrutura dessas séries utilizam-se do "monstro da semana", a cada episódio surge uma criatura nova que o Rider derrota, até o confronto derradeiro com os vilões.
A séries Hisei costumam ser mais coloridas, mai divertida, investindo em piadas, existem mais de um Rider e um amplo elenco de apoio explorando o lado humano do herói. Não é por ser uma série cômica que não existe lugar para dramas pessoais e realizações.
De forma geral os Riders da era Heisei continuam sendo humanos, sua motivação é mais nobre, a de salvar as pessoas e proteger a humanidade. Não raro temos um par romântico.
A estrutura da série também  muda bastante: temos uma história continuada, assim você tem que assistir a todos os episódios para acompanhar e entender a série. 
O monstro da semana ainda existe, mas em quantidade mínima. Aqui o roteiro é mais elaborado.
Muitos fãs discutem "qual é a melhor era". Uma bobagem! São narrativas diferentes para épocas diferentes e gostos diferentes. 
Se as séries da era Showa são mais sombrias, suas narrativas são mais simples; os Riders Heisei são mais alegres, porém com personagens (protagonista e coadjuvantes) mais verticais.
Algumas características se mantém: o bem contra o mau; o grito de transformação Henshin!; o cinto que transforma o herói; o Rider Kick e a moto.


Origem


Shotaru Ishinomori
Kamen Rider foi criado por Shotaru Ishinomori, finado mangaká japonês. Esse senhor que vivia descabelado sonhava em ser romancista, mas o contato com Osama Tezuka o levou para o nanquim.
O que poucos sabem é que Kamen Rider foi criado como um herói sério e sombrio, um homem amaldiçoado pelo destino em busca de vingança, sua vida deixou de ter valor e agora ele
não tem nada a perder.
Ishinomori nunca escreveu para crianças, suas personagens são anti-heróis que não estão nem ai para a justiça e proteger inocentes, buscam vingança e sua própria morte ao final, uma recompensa pelo sofrimento.
Kamen Rider foi baseada em outra personagem de Ishinomori: Skull Man, em 1970, a primeira edição vendeu mais de 1.5 milhões de cópias (uma enormidade para sua época), Skull Man foi o primeiro anti-herói japonês, em busca de vingança ele manipulava e sacrificava pessoas inocentes.
Deu para entender porque a Toei modificou bastante Kamen Rider, os japoneses não são de ficar de mimimi, mas tudo tem um limite. Prestando atenção nos Riders da era Showa é possível ver essa influência.
Ficou interessado nessa versão dark? Existem duas obras que você pode assistir. Uma delas é o filme Shin Kamen Rider, de 1992, Shin Kazamatsuri é um cientista a serviço do exército que se submete a uma cirurgia realizada por seu próprio pai. Como resultado transforma-se em um utante capaz de se transformar em um gafanhoto.
Shin Kamen Rider

Shin Kamen Rider mostra a transformação mais perturbadora, muitas cenas violentas e sexo, em meio ao tormento de Kazamatsuri acompanhamos uma onde de assassinatos em Tóquio. 
Shin Kamen Rider é quase um filme de terror, talvéz por isso não tenha feito muito sucesso e o projeto não foi para frente. Mesmo assim Shotaru Ishinomori, que participa do filme, afirmou ter gostado da obra, que segundo ele é o mais próximo de sua visão original. Está esperando o que para assistir?
A outra obra é Skull Man, um anime foi produzido pelo estúdio Bones em 2007. Na trama acompanhamos um fotógrafo que volta a sua cidade natal (sitiada pelo exército, temendo uma guerra civil no Japão), em busca de um herói mascarado.
Enquanto investiga assassinatos e aparições de monstros esse fotógrafo acompanha de perto o submundo político e o uso da guerra para o lucro. 
A filha de um empresário (amigo do finado pai do protagonista) divide-se entre a política e a igreja, onde ajuda os órfãos e vive paixão platônica pelo padre local.
Uma das subtramas trás o sexo como moeda de troca, uma aspirante a atriz se vende para subir na carreira; uma menina tenta descobrir a verdade por detrás de Skull Man, insinuando uma desgraça em sua vida. 
O "herói" é uma ameaça, ele inspira terror no coração das pessoas e quase não aparece durante a cena, fórmula narrativa brilhante, para passar a paranoia na qual a cidade vive.

Por onde eu começa a assistir?

Gostou do Kamen Rider? Quer começar a assistir, mas não sabe por onde começar? Fácil comece de qualquer lugar, a série Kamen Rider não tem continuidade (ou quase) cada temporada trás um herói independente, existem crossovers, mas a maioria feita no cinema. Você não precisa ver os filmes para curtir a série.
A Era Showa trás uma pequena ligação nos primeiros
O Kamen Rider Original
Riders: Kamen Rider de 1971 é o herói original, fez tanto sucesso que em 1973 foi feito Kamen Rider V3, continuação direta da série original.
As duas séries trazes a vingança contra uma organização maligna que os criou. V3 mostra um homem vingando a morte de sua família, com ajuda dos Riders originais - as duas séries receberam um Reboot nos cinemas japoneses do século XXI com Kamen Rider The First e Kamen Rider THE NEXT.
Kamen Rider Amazon, de 1974 foi o primeiro a ousar trazendo um Rider brasileiro (brincadeira gente), um garoto japonês é criado na Amazônia após um desastre e volta ao Japão para combater uma organização criminosa.
Skyrider de 1979 é mais do mesmo, um homem foi transformado em ciborgue sem seu consentimento e busca vingança, o que o diferencia dos demais é sua capacidade de voar, influência de Superman - O Filme, que prometia fazer você acreditar que um homem pode voar.
Skyrider
Kamen Rider Black, de 1987, foi o primeiro Rider mais pesado, criado para ser um agente do mau ele precisa combater seu irmão, as cenas em que mata os vilões os perfurando com sua espada foram criticadas pela violência, mesmo assim foi um sucesso iniciando uma série de Riders mais sombrios, como Kamen Rider Black RX e mais três filmes de cinema, incluindo Shin Kamen Rider.
Existem dois boatos na Internet: Kamen Rider Black foi o melhor de todos os tempos; o Black foi um fracasso no Japão. Nem uma coisa nem outra. A série fez mais sucesso no Brasil do que no Japão, onde o RX é mais famoso.
Em 2000 Kamen Rider Kuuga foi o primeiro Rider da
Kamen Rider Kuuga
série Heisei, apresentando o herói para uma nova geração. De aparência colorida e sem uma organização maligna. Uma escavação arqueológica libera monstros e o poder do herói.
A escavação arqueológica foi uma boa sacada, afinal é exatamente o que a Toei fez ao reviver o herói. Em 1999 A Múmia tinha feito muito sucesso, o que inspirou o tema da série.
Kamen Rider Agito, de 2001, tem relação do Kuuga e envolve uma força policial criada para combater monstros. 
A partir de 2003 os roteiristas foram dando asas a imaginação: Kamen Rider Faiz trás mutantes (pegando carona no sucesso de X-Men); Kamen Rider Blade (2004) se inspira nos quatro naipes do baralho e Kamen Rider Hibiki (2005) usa a música como arma.
Em 2008 os vampiros voltaram a moda, um pouco mais romantizados graças aquela praga chamada Crepúsculo, nasceu Kamen Rider Kiva, onde a história é contada sempre de dois pontos de vista, onde um acrescenta ao outro. Muitos consideram essa série como uma das melhores.
Kamen Rider Decade (2009) é um ode ao saudosismo, a personagem viaja pelas dimensões interagindo com os Riders anteriores, com direito ao elenco original. 
Kamen Rider 000 de 2010 trás um Rider andarilho, que inesperadamente se vê como salvador da humanidade, a ideia do herói humano e inusitado que vinha ganhando força pelo mundo.
Em 2011 Harry Potter encerrou sua saga nos
Kamen Rider Gaim
cinemas, a magia estava em alta, como não poderia deixar de ser Kamen Rider Wizard (2012) baseia-se na magia combatendo Phantons. Ele também uma um anel, referência ao Senhor dos Anéis?
Em 2013 a Toei lançou o samba do Japa doido: Kamen Rider Gaim mistura dança de rua, samurais e frutas, são as frutas que dão poderes ao herói. Duramente criticado de prévia Gain virou uma das séries preferidas dos fãs.
Kamen Rider Drive
Misturando política, religião e ideologias pessoais Gain se passa em um mundo onde as pessoas perderam sua liberdade e se expressam em competições de street dance. Os Riders ganham poderes e os usam como julgarem melhor, alguns lutam contra a injustiça outros em benefício próprio.
Kamen Rider Drive, de 2014, mostra um policial membro de uma força secreta destinada a combater seres que desaceleram o tempo. Baseado em um carro Drive é outra série que sofreu críticas antecipadas (pelo visual) e hoje mora nos corações dos fãs. Já falei dela aqui.
Em 2015 tivemos o primeiro Kamen Rider morto, em Kamen Rider Ghost. O herói precisa coletar relíquias para realizar um desejo, enquanto protege a humanidade.
Ufa! Existem muito mais Riders do que esses, se você quiser conhecer todos recomendo o vídeo do canal Tokudoc Quais são os Kamen Riders, que você assiste clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...