IX Anos de Os Deuses Mortos

Os Deuses Mortos Nove Anos

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Perguntas e Respostas sobre o Jaspion

Faz algum tempo que venho planejando um post sobre o Jaspion, ainda mais agora que comecei a falar sobre tokusatsu, o problema é que o Jaspion é muito conhecido e todos os fãs o conhecem. Dependendo da quantidade de visualizações e/ou se houver algum pedido eu escrevo sobre a série.
Para esse post selecioneis curiosidades e perguntas frequentes sobre o seriado, aproveite para tirar as suas dúvidas:

A Toei vai fazer um remake do Jaspion?
Essa é uma das perguntas mais repetidas e ela tem dois embasamentos: três filmes adaptando os primeiros metal hero: Gavan, Sharivan e Sheider; e o filme Space Squad onde o Jaspion foi citado graças a MacGaren ser o vilão do filme.
Então o Jaspion vai ganhar um remake? NÃO! O Gavan foi ressucitado pelo saudosismo, os fãs japoneses que assistiram na época foram agraciados. O Gavan é o Metal Hero mais querido do Japão, é por isso que ele  ganhou dois filmes e apareceu em outros tokusatsus.
A Toei vem revivendo alguns de seus heróis, mas só em participações especiais: como o Jaspion em Space Squad e Jiraya em Ninninger, mas só! Os demais metal heroes (dos quais o Jaspion pertence) não serão adaptados e provavelmente o Jaspion não volta mais.
É verdade que o Jaspion foi um fracasso no Japão?
Não! Esse é um mito da internet, Jaspion foi o quarto metal hero, lançado depois da trilogia Gavan, Sharivan e Shider. As três séries fizeram muito sucesso, muito por ser uma série original e por serem séries que continuam. As três funcionam como uma série só.
Mas e o Jaspion? Ele veio logo em seguida, com um enredo bem diferente e sua audiência foi menor do que as três séries anteriores. 
Jaspion era uma série cara, ambientada sempre em um planeta diferente; seus dois primeiros episódios foram gravados na Rússia.
Com a audiência menor do que o esperado a Toei barateou a série, mudou o horário de exibição e o penteado do Jaspion, mas esteve longe de ser um fracasso. O Metal Hero com menor audiência no Japão foi Metalder e não Jaspion, que teve seu sucesso.
Por que o cabelo do Jaspion mudava tanto?
Primeiro você tem que saber uma coisa, o ator que deu vida ao Jaspion chama-se Hikaru Kurosaki, em sua época muito famoso gravando discos e
participando de doramas (as novelas japonesas), daí você tem uma ideia do investimento da Toei.
O Hikaru sugeriu o black Power, já vi gente falando que esse penteado tinha como objetivo apoiar protestos sobre direitos humanos. Uma grande bobagem de esquerdopata. 
Hikaru sugeriu o penteado para dar um ar selvagem a personagem.
Jaspion foi imaginado como o Tarzan das Galáxias, um garoto criado na selva pelo profeta Edin. Os japoneses não gostaram do pesnteado e a Toei o fez cortar.
As demais mudanças dizem respeito a agenda de Hikaru Kurosaki, em paralelo ao Jaspion ele participava de outros projetos e para cada um deles tinha que cortar o cabelo de maneira diferente.
Por que criaram o Boomerman?
Lembra daquele cara de roupa branca que desejava se vingar do MacGaren e jogava bumerangues? Ele foi introduzido para dar um rosto humano a série.
Se você assistir a Jaspion prestando atenção vai ver que em muitos episódios Hikaru Kurosaki quase não aparece, isso porque ele estava gravando outros projetos, um duble usava a roupa do Jaspion e depois Hikaru dublava.
Boomerman foi interpretado pelo ator Hiroshi Watari, interprete do Sharivan (um grande sucesso no Japão) e o Spielvan, quinto metal heroe, exibido no Japão como Spielvan: Jaspion 2. além de ser famoso, ele dava um rosto humano ao seriado.
É verdade que Jaspion venceu a novela da Globo em audiência?
Não! Isso é um grande exagero, Jaspion deu muita audiência, em média oito pontos, chegando a dar 12 pontos algumas vezes e a Manchete o exibia de duas a três vezes por dia, tentando aumentar o seu ibope.
É verdade que Jaspion foi exibido no horário nobre e roubou alguns pontos da Globo, mas nunca venceu a novela, mesmo assim é um feito.
Jaspion foi influenciado por Star Wars?
Sim! o primeiro episódio trás quase uma réplica do bar em que Obi Wan Kenobi contrata Han Solo, os monstros, o ambiente e o clima de tensão são os mesmo. O vilão máximo Satan Goss é a cara do Darth Vader.
A Miya, aquele porco espinho que auxiliava o Jaspion, era praticamente um Ewok, do Retorno de Jedi.
Os primeiros episódios fazem referências a filmes SCI-FI como o super computador Sakura sendo uma réplica do HAL 9.000 inteligência artificial assassina de 2001 Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick.
Para baratear a produção os episódios foram ambientados no Japão, mas a mitologia espacial continuou.
Satan Goss e Dayleon eram homens fantasiados?
Isso mesmo, muita gente se surpreende e/ou se frustra om a informação acreditando que eles eram feitos em CG ou como robôs. 
Preste atenção quando Satan Goss aparece a câmera filma seus pés, dando a impressão de grandeza; quando o Dayleon aparece ele é filmado de baixo para cima, criando a perspectiva de um gigante. 
Na verdade são dois homens fantasiados sobre uma maquete, essa é a magia do cinema.
O ator que faz o Jaspion é brasileiro?
Esse é um dos maiores boatos da internet brasileira, ele tem dois responsáveis: Jô Sores e a wikipedia, vamos lá:
Quando Jaspion fazia sucesso na Manchete Toshikiko Egashira (descendente de japoneses responsável por trazer Jaspion e Changeman para o Brasil e detentor dos direitos) fez o Circo Show.
Um show, no formato de circo, contando histórias do Jaspion e Changeman, usando uniformes originais cedidos pela Toei (estava tudo no contrato, além das séries ele recebeu material para divulgação).
O Circo Show fez tanto sucesso que o Jô Soares entrevistou um dos atores dessa apresentasão, que é descendente de japonese, Jô fez o favor de terminar a entrevista dizendo que acabou de entrevistar o Jaspion!
Anos depois alguém viu a entrevista e escreveu na página da wikipedia que o ator que fez o Jaspion era brasileiro, como a maioria das pessoas são preguiçosas e copiam informação da wikipedia o boato se propagou.
Não está convencido? Escrevi lá em cima que o ator que viveu o Jaspion era uma estrela da época, Hikaru Kurosaki, cantor e ator japonês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...