Os Deuses Mortos - Nove Anos

Os Deuses Mortos - Nove Anos

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

O Superman que queremos no cinema

Agora em 2018 o Superman, o maior herói de todos, completa 80 ano de existência, para iniciar esse marco fiz um exercício. Qual Superman eu quero ver nos cinemas:
Antes de começar eu gostaria de evitar alguns mau entendidos. Em primeiro lugar eu gosto de O Homem de Aço e adoro Batman vs Superman, o segundo filme possui alguns erros, mas é um dos melhores filmes de heróis do século XXI.
A visão que Snyder tem do Superman, um ser mais sério e atormentado pelo peso de ser o estrangeiro; assustador (aqueles olhos vermelhos) é possível, o kryptoniano já teve versões semelhantes nos quadrinhos.
O final de O Homem de Aço, onde Superman mata Zod é surpreendente, eu gosto quando um diretor sai do comum e me surpreende, eu gostei, a reação do herói após seu ato é condizente com sua personalidade clássica.
Provavelmente Christopher Reeve ou Tom Welling agiriam diferente, dariam um jeito de salvar as pessoas e derrotar Zod. Por isso esse final gera tanta discórdia e convenhamos se um filme gera discussão ele não pode ser ruim.
O Homem de Aço tem muito mais ação que outras versões do herói, nesse quesito ele é único, pela primeira vez pudemos ver o Superman lutando com todas suas forças, sempre tem aquele que fala: "o filme é muito violento". Sim, essa é uma de suas
virtudes.
Eu gosto do Henry Cavill, acho ele um bom Siuerman e deve sim continuar a vestir a capa vermelha. Ele é um bom Kal-El e um bom Clark.

E o Superman que queremos?

Eugosto da visão do Snyder, mas seu Superman não é o meu preferido. Qual a melhor representação do herói fora dos quadrinhos? Isso mesmo, o filme de 1979, que até hoje é reverenciado. 
Algumas pessoas não gostam do Superman, dizem que ele é chato, muito certinho. Ninguém fala isso do Christopher Reeve, não é mesmo?
Superman é muito poderoso, suas origens são bíblicas, ele é quase um deus, mas não é. Em suas melhores histórias ele vive um conflito: não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo, ele precisa escolher quem salva.
Em Superman All Star vemos Lois Lane adquirir os poderes de Superman por um dia, ela fica horrorizada ao perceber que seu ídolo não tem um momento de paz, ele está sempre ouvindo pessoas pelo mundo sofrendo, morrendo e clamando por sua ajuda.
Superman teve que aceitar que não pode salvar a todos e que se tentasse não teria uma vida. Esse conflito existencial está Presente nas melhores histórias dele e seria muito interessante ver nos cinemas.
Nos quadrinhos Superman escreve um diário dentro da fortaleza da solidão, lá ele registar suas impressões para as gerações futuras; ele possui um zoológico onde criaturas da galáxia são preservadas; ali ele cultua sua herança kryptoniana.
Outro componente importante é Lois Lane, é a repórter quem humaniZa Clark, é ela quem diz: "você não pode fazer tudo". 
Outro fator importante e pouco trabalhado por Snyder, Superman é uma ideia, ele é uma fonte de esperança. Nos quadrinhos existem aqueles que não gostam dele, mas a maioria o ama. Em Origem Secreta sua aparição faz as pessoas terem esperança e andar olhando para cima. 
Em A Morte do Superman as pessoas tomam para si a responsabilidade de fazer do mundo um lugar melhor. Um dos fãs de Superman (que fora salvo por ele) veste sua camisa e inicia ações de caridade; Aço
(um herói menor da DC) passa a usar seu emblema.
O Superman ideal nos cinemas não é aquele que nos faz rir ou que é acusado por ter matado terroristas ou ser uma ameça (mesmo sendo interessantes e possíveis) mas sim um símbolo de esperança, aquele que nos inspira.
A ação nas histórias do Superman sempre foram um detalhe, a principal emoção por ele despertada é a admiração, você lê a história e fica esperançoso, o cinema é uma fábrica de sonhos, especializada em gerar admiração, nos deixar sonhando, nos sentindo dentro da história.
O filme do Superman que queremos é aquele que ao final fiquemos pensando: "Seria tão bom se o homem de aço existisse".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...