segunda-feira, 8 de abril de 2024

Os lagos mais mortais do mundo

lagos mais mortais do mundo

 

Água translúcida, a sombra de uma árvore, esse pode ser a descrição do paraíso para muitas pessoas, amantes ou não da natureza, mas passar um final de semana em alguns dos lago que estamos trazendo hoje pode representar um sério risco a sua vida, sem precisarem do Jason para isso.


Lago karachai

Local: Rússia

Superfície: 251 m

Lago karachai


Um dos lagos mais poluídos do mundo, que fazem o Tietê parecer um paraíso. Dentre 1951 e 1953 a URSS usava o lago para descartar lixo radioativo, de usinas nucleares próximas.

Considerado o lugar mais poluído do mundo, pode te matar em cerca de 50 minutos e olha que você nem precisa entrar na água para isso.

Em 2015 o lago foi preenchido com concreto, para diminuir os efeitos da radiação, mesmo assim acredita-se lençóis submarinos estejam contaminados.

Em mais uma herança do socialismo para o mundo, ouve um aumento de 41% dos casos de leucemia na região.


Lago Boiling

Local: Dominica

Superfície: 63 - 76 m

Lago Boiling


Quem tal se banhar em um lago de água fervente? Tecnicamente o lago Boiling é um buraco alagado, de onde saem gases e vapores vulcânicos de uma câmara de magma.

As águas de Boiling podem chegar a 92 graus celsius, ou seja quem quiser dar um mergulho pode ser cozinhado vivo.

O local é um ponto turístico e pode ser visitado.


Lago Natron

Local: Tanzânia

Superfície: 600 m



Natron é um lago com fortes índices alcalinos, graças ao carbonato de sódio, absorvido das colinas a sua volta, como resultado suas águas possuem um ph semelhante ao da amônia, podendo matar animais não adaptados a suas águas.

Quando algum animal morre nesse lago, seus restos mortais são rapidamente calcificados, contribuindo para a paisagem tétrica as águas são vermelhas, devido a presença de aloarcaia, microrganismos presentes em água salgada, que produz pigmento vermelho.


Lago kaindy

Local: Cazaquistão

Superfície: 400 m

Lago kaindy


Também conhecido como lago morto esse belo e sinistro local possui histórico de turistas morrendo afogados, dado a profundidade de 30 metros e excesso de raízes no local.

Acredita-se que suas águas gélidas e azuis (graças ao cobalto e algas em seu interior) são incapazes de sustentar vida, a única coisa que habitam nele são enormes árvores , isso porque o lago se formou em 1911 alagando uma floresta local.


Lago Nicarágua

Localização: Nicarágua

Superfície: 33 m

Lago Nicarágua


Esse belo paraíso tropical, sendo o maior lago da américa latina, com impressionantes 160 km de comprimento, tendo águas propícias ao nado. Por que ele está nessa lista? O lago Nicarágua é o único que abriga uma população de tubarões.

Durante anos esse lago desafiou a ciência, afinal tubarões não deveriam viver em água doce. Inicialmente acreditou-se que eles haviam sido inseridos artificialmente, por mãos humanos, mas em mais um espetáculo da natureza os peixinhos .

 Hoje sabe-se que os tubarões fazem uma viagem de 193 km, através dos rio San Juan, indo do Mar do Caribe até o Lago Nicarágua.

Mesmo sabendo que tubarões não são predadores naturais do homem e dele não gostar do sabor de nossa carne, pode ser muito perigoso você estar se divertindo em um lago e se deparar com um tubarão.


Lago Berryessa

Local: Califórnia

Superfície: 135 m

Lago Berryessa


O Berryessa é um lago artificial, formado com a construção da barragem Monticello, até ai nada diferente de qualquer represa. Pois bem, em 2017 um buraco com 21 metros de largura surgiu na superfície.

Um sumidouro repentino em uma área propensa a terremotos ligou vários alertas, os ânimos se acalmaram quando foi revelado que esse buraco foi construído durante o planejamento do lago, para manter as águas em movimento e surgiu graças a um período de seca naquela região.

Muito cuidado se for nadar por ali.


Lago de Gafsa

Local: Tunísia

Superfície: Incerto

Lago de Gafsa


O que pensar sobre um lago que surge subtamente no meio do deserto? Em 2018 um ancião, morador do deserto, fazia uma caminhada de rotina pelo deserto da Tunísia, quando se deparou com um lago, que surgiu da noite para o dia.

As águas plácidas no deserto de 40 graus atraíu muitos moradores locais, que se banharam, eis que indícios perigosos começaram a acontecer.

O lago possui componentes químicos cancerígenos, devido a origem da água, lençois profundos, contaminados por cobalto.

Como se não bastasse a água ficou rapidamente verde e lamacenta, com acúmulo de algas na superfície, um sinal de água contaminada e sem renovação. 

Acredita-se que o lago de Gafsa surgiu devido a atividades cismicas, que interrompeu um lençol submerso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário