sábado, 13 de abril de 2024

Tudo o que você sempre quis saber sobre Harém, mas não tinha para quem perguntar.

Harém - tudo sobre Harém

 

Harém é um subgênero popular, criticado e não oficial dos animes e mangás, que geram debates acalorados e como muitas coisas: quem critica provavelmente assiste em segredo. Mas agora você pode estar se perguntando: o que diabos é Harém?

Imagine a seguinte situação: um rapaz comum, sem nenhum atrativo especial, que nunca foi popular ou nunca se destacou de forma positiva ou negativa, que depois de conhecer uma garota, se vê subitamente desejado por muitas mulheres diferentes que convivem ou moram com ele. 

Harém não é um termo oficial no Japão, onde o gênero é chamado de comédia romântica, acredita-se que o termo harém tenha nascido nos EUA, com o anime Tenchi Muyo, em referência aos harém dos sultões, que mantinham várias mulheres.

Tenchi Muyo


A ideia de muitas mulheres é um elemento da cultura asiática, enquanto os Árabes possuíam Harens, os imperadores tinham suas concubinas, inclusive recomendamos um belo filme chamado "Lanternas Vermelhas", sobre o concubinato, a rivalidade e o amor.

É uma cultura muito diferente da ocidental onde impera a monogamia e os homens historicamente tiveram amantes e prostitutas. Mais uma vez, quem desdenha quer comprar.


A estrutura do Harém


Aqui fica uma dica importante do gênero, no Japão ele se chama comédia romântica e foca no romance, onde as garotas nutrem seu amor pelos rapazes e tentam confessar, já o rapaz lida com seus sentimentos, como se expressar, como lidar com os desejos sexuais e como escolher, dada as devidas proporções situações do cotidiano.

Um Harém contemporâneo se chama Yuuna e a Pensão Assombrada, o mangá foi lançado no Brasil pela JBC e tem post aqui no Blog. Lá pelo final do mangá uma das personagens tem uma ideia para lidarem com o harém, que é criar um Harém.



Todas as garotas são amigas e elas são apaixonadas pelo mesmo rapaz, só uma será feliz, quando ele fizer sua escolha. O que essa garota propõe? Que todas elas dividam o rapaz e vivam se amando, ideia rapidamente rejeitada, que se distancia de um contemporâneo ocidental. O Harém recusa o poliamor.

Antes que você saia gritando de forma descontrolada "machismo" existe o Harém reverso, tão popular quanto, e logicamente esse é um termo ocidental, na trama temos uma garota e vários rapazes apaixonados por ela. Se nós olharmos para a cultura ocidental é uma trama bem contemporânea.

Harém Reverso


Séries e filmes mostram aquela garota popular, que todos são apaixonados, novelas trazem uma personagem (homem ou mulher) dividida entre dois amores, essa subtrama está presente em romance, drama, suspense, SCI-FI, terror, ação, etc...

O harém é apenas uma outra estética para um tema universal, entenderam agora?


O Harém com Ecchi


outro subgênero, que a galera adora inventar problemas é o ecchi, são mangás ou animes com erotismo, na sua maioria mulheres bonitas com poucas roupas, isso acontece por machismo? NÃO! Acontece porque mangás e animes são muito setorizados e miram em um público específico.

O Ecchi pode estar presente no Harém, afinal amor e erotismo podem andar juntos (mesmo sendo coisas muito diferentes), porém no Harém costuma prevalecer o sentimento, assim as imagens ecchi são acidentes, onde alguém acaba perdendo partes da roupa, caindo sobre o protagonista, etc...



O Harém reverso também pode ter ecchi, dessa vez voltado para as meninas, onde os rapazes aparecem sem roupas, seduzindo as protagonistas, tendo seus corpos exibidos e desejados, contenham sua fúria.

O ecchi existe fora do Harém, nem todo ecchi é harém, um bom exemplo é Ikkitousen, um anime e mangá de ação, onde as personagens vão perdendo parte das roupas conforme trocam porrada, não tem muito espaço para romance e momento eróticos são eróticos.

Ikkitousen


temos vários tipo de ecchi, o ecchi leve, onde o erotismo está na situação em si, nas piadas, mas sem nada explícito, exemplo: Tenchi Muyo onde o erotismo é bem sutil, Ranma 1/2 um Harém antigo, da mangaká de InuYasha ou Shimoneta, quem nem sequer é um harém, mas trás situações de erotismo bem leves, voltadas nas piadas.

Shimoneta


O ecchi pode ser "intermediário" onde existe alguma nudez, mas sem nada explícito exemplo Video Girl Ai ou Love Hina, o primeiro é um mangá dos anos 90 o segundo do começo dos anos 00, ou seja para a época eram ousados, mas hoje são de boa.

Video Girl Ai


E claro temos o ecchi pesado, onde a nudez é abundante, muitas vezes o roteiro apresenta desculpas para as garotas tirarem a roupa, é o caso de Yuuna e a Pensão Assombrada ou Hight School DxD, muitos capítulos são desculpas para as garotas ficarem peladas, intercalando com histórias.


Por onde eu começo?


Gostou da ideia e quer conhecer o Harém sem ser julgado por hipócritas? Gosta de Harém e quer conhecer mais? Separamos alguns ótimos Haréns os classificamos e destacamos o nivel de Ecchi entre leve, moderado e alto.


Ecchi Leve

Ranma 12 Harém


Ranma 1/2 - Ranma é herdeiro de um a escola de artes marciais, que passou a vida treinando, seu pai e o melhor amigo dele querem juntar as famílias e as escolas de artes marciais, assim Ranma é prometido para Akane, contudo existe um porém Ranma caiu em uma fonte amaldiçoada na China e sempre que se molha com água gelada ele vira uma mulher.

Nisekoi Harém


Nisekoi - A trama acompanha um jovem casal, herdeiros de duas famílias mafiosas rivais, que foram prometidos em casamento ainda crianças, a paz ou a guerra de gangues depende do relacionamento deles, lógico que eles se odeiam. 

Tenchi Muyo Harém


Tenchi Muyo - Tenchi é um rapaz comum, até o dia em que ele rompe um lacre e liberta a pirata espacial Ryoko, uma grande e sensual criminosa, que planeja morar com ele para usa-lo, sua liberação inicia uma série de eventos que resulta na vinda de mais garotas e na descoberta do passado do protagonista.



El Hazard - Do mesmo criador de Tenchi Muyo, rapaz, seu professor e um rival mala são enviados para um mundo de fantasias, onde eles vão conhecer várias garotas que se apaixonam pelo protagonista, um Harém bem leve, com aventura e romance para você curtir.

MM! Harém


MM! - Esse é um anime pouco conhecido, mas muito divertido, Sade é um rapaz que tem um "problema" ele é masoquista e se excita sempre que apanha de uma garota bonita, assim ele entra em um clube para aprender a lidar com seu desejo e poder se declarar para a garota que ama, no clube ele conhece Mio, uma sádica que vai treina-lo.



100% Morango - Nosso protagonista se apaixonou por uma calcinha de morangos, desde então ficou determinado a encontrar a dona dessa vestimenta, ao passo que vai conhecendo diversas garotas, que entram para seu clube, o clube de cinema, uma vez que depois de morangos o protagonista é apaixonado por cinema.


Ecchi Médio

Sora no Otoshimono Harém


Sora no Otoshimono - Tomoki é um rapaz comum até o dia em que conhece uma garota com asas, que promete realizar todos os seus desejos, além da comédia romântica temos boas cenas de ação e um mistério sobre a origem dessa garota e outras que vão surgindo. 

Monster Musume Harém


Monster Musume - esse é mais bizarro do que pesado, por isso coloquei aqui, imagine um mudo onde os monstros existem e eles são garotas bonitas, mas hibridas. Com essa premissa bizarra a obra consegue discutir temas como preconceito e discriminação! Nosso protagonista acaba em uma casa repleta de garotas monstros, que se apaixonam por ele, spoiler: ele tem atração por aranhas.



Kiss X Sis - Esse Harém é um pouquinho diferente, já que o rapaz é disputado por duas garotas, que são suas irmãs! Antes que você pergunte sobre os pais deles, eles aprovam o relacionamento, uma vez que o rapaz é adotado. As irmãs são lindas e gêmeas. Apesar da premissa o ecchi é leve, ficando apenas nas insinuações, ele está aqui pelo incesto (ou não, depende de interpretação), contudo os OVAS são mais pesados.

Love Hina Harém


Love Hina - Keitarô é um fracassado, ele foi um aluno mediano, nunca conversou com uma garota, fracassou duas vezes no vestibular e foi expulso de casa, indo morar na Pensão Hinata, de sua avó, sem saber que esse é um pensionato feminino, lá conhece várias garotas, que ele vê tomando banho ou trocando de roupa. Repleto de situações eróticas, ele não tem nada explícito.


Ecci forte

To Love-Ru


To Love-Ru - Rito é um rapaz comum, até o dia em que uma alienígena pelada aparece em seu banheiro. A aliem é Lala é herdeira de um império bélico, e está fugindo porque é obrigada a se casar. Ela mente que se apaixonou por Rito, assim os dois moram na mesma casa, mas Rito ama uma colega de escola, gradualmente outras garotas vão surgindo, existem três temporadas, vão ficando mais pesadas com o passar do tempo.

Hignt Scholl DxD Harém


Hight School DxD - Issey é um cara tarado, ele adore espiar as meninas trocando de roupa, até um dia ser atacado por um anjo caído, antes de morrer é salvo por Rias Gremory, uma demônio do clã Gremory, que o acolhe e o treina, descobrindo grande potencial nele. DxD é bem pesado, vá com cautela e divirta-se, pois é muito bom.

Yuuna e a pensão assombrada harém


Yuuna e a Pensão Assombrada - Rapaz órfão passou sua vida atormentado por espíritos, até que aprendeu a se defender, virando um exorcista. Sem dinheiro e precisando estudar e trabalhar ele se muda para uma pensão assombrada, onde conhece uma fantasminha gentil e linda, além de diversas garotas poderosas, um pouco mais leve que DxD, mas ainda assim recomendamos que prossiga com cautela, ao manos o mangá.



Kaifuku - Em um mundo medieval, onde algumas pessoas recebem poderes especiais, sendo chamados de heróis, Keyaru torna-se o herói da cura, contudo ele é escravizado, torturado e molestado, conseguindo voltar no tempo ele realiza sua vingança contra a princesa que o torturou, em sua jornada ele forma um Harém. No quesito ecchi é a obra mais pesada, se aproximando de hentai, em todo episódio tem uma cena 18+.



School Days - esse é polêmico, alguns amam outros odeiam, ele tem um dos finais mais impactantes da história, o anime é adaptação de um jogo e apesar das aparências é voltado a um publico mais maduro, rapaz se apaixona por menina bonita, mas sua amiga é apaixonada por ele. Os três entram em um triângulo amoroso, é o único dessa lista com relações sexuais e consequências. Não espere pelo poder da amizade resolvendo tudo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário